Defesa & Geopolítica

Modificações no projeto F 35

Posted by

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PpFlN-OvD04&feature=player_embedded#]

Sugestão: Helder Pinto

O participante Helder Pinto chamou a tenção para um detalhe no programa F 35  o qual eu não havia ainda notado.

O vídeo do pouso bem sucedido em baixa velocidade demonstrado no primeiro vídeo,  denuncia uma característica estética do F 35B a qual não havia observado. A abertura da tomada de ar do “fan “superior que alimenta o motor é bastante grande, tal como demonstrado na concepção artística que segue.

http://www.sflorg.com/aviation_gallery/albums/military/military_10.sized.jpg

O modelo difere muito do apresentado em seu projeto inicial tal como os apresentados na foto e vídeo que seguem, onde a “tampa” do fan e da tomada de ar abria-se  em duas meias tampas, muito mais discretas que o “capô”  atualmente adotado.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_GjrPvSBGXE]

http://www.aviationexplorer.com/STOVL/f35_stovl_military_aircraft.jpg

Não há dúvidas que a nova configuração adotada tenha prejudicado aerodinâmicamente a aeronave, especialmente no que toca ao limite de de velocidade de aproximação,  e operações em condições adversas de ventos cruzados, uma vez que a superfície por ser  muito maior, aumenta também o arraste aerodinâmico.

Outro fator debilitado é do RCS, que aumenta significativamente devido as superfícies expostas, porém há de se ressaltar que a aeronave só terá estas tomadas abertas e portanto, o aumento do  RCS em situações de pouso ou decolagem, estas  duas, efetuadas em regiões seguras e longe dos “olhos” do inimigo, o que não seria um fator crítico.

Por outro lado a abertura das portas do “fan” de sustentação  e  as outras duas para o motor principal, poderiam ter uma aplicação realmente prática,  é provável que estas possam estar sendo usadas para compensar a falta de pressão dinâmica devido a baixa velocidade.

O voo e pouso do F 35 demonstrado  no primeiro vídeo são exemplos de sucesso do programa, porém muitas modificações estão e ou terão que ser feitas num futuro próximo, o programa F 35 está ainda em andamento e é natural que muitas modificações sejam introduzidas.

Apesar das vitórias o programa  F35 tem causado muita dor de cabeça para o pentágono, o programa tem sofrido sucessivos atrasos e aumento dos custos, fontes internas do próprio DOD tem frequentemente reportado a angústia e a decepção das autoridades com os resultados do programa.

Os demais participantes do consórcio também não escondem seus descontentamentos, especialmente pelo aumento exorbitante dos custos do programa mediante a promessa de um caça cuja complexidade e fator tecnológico busca conquistar a superioridade aérea par muitas nações.

Texto

E.M.Pinto

Plano Brasil

10 Comments

shared on wplocker.com