Modificações no projeto F 35

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PpFlN-OvD04&feature=player_embedded#]

Sugestão: Helder Pinto

O participante Helder Pinto chamou a tenção para um detalhe no programa F 35  o qual eu não havia ainda notado.

O vídeo do pouso bem sucedido em baixa velocidade demonstrado no primeiro vídeo,  denuncia uma característica estética do F 35B a qual não havia observado. A abertura da tomada de ar do “fan “superior que alimenta o motor é bastante grande, tal como demonstrado na concepção artística que segue.

http://www.sflorg.com/aviation_gallery/albums/military/military_10.sized.jpg

O modelo difere muito do apresentado em seu projeto inicial tal como os apresentados na foto e vídeo que seguem, onde a “tampa” do fan e da tomada de ar abria-se  em duas meias tampas, muito mais discretas que o “capô”  atualmente adotado.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_GjrPvSBGXE]

http://www.aviationexplorer.com/STOVL/f35_stovl_military_aircraft.jpg

Não há dúvidas que a nova configuração adotada tenha prejudicado aerodinâmicamente a aeronave, especialmente no que toca ao limite de de velocidade de aproximação,  e operações em condições adversas de ventos cruzados, uma vez que a superfície por ser  muito maior, aumenta também o arraste aerodinâmico.

Outro fator debilitado é do RCS, que aumenta significativamente devido as superfícies expostas, porém há de se ressaltar que a aeronave só terá estas tomadas abertas e portanto, o aumento do  RCS em situações de pouso ou decolagem, estas  duas, efetuadas em regiões seguras e longe dos “olhos” do inimigo, o que não seria um fator crítico.

Por outro lado a abertura das portas do “fan” de sustentação  e  as outras duas para o motor principal, poderiam ter uma aplicação realmente prática,  é provável que estas possam estar sendo usadas para compensar a falta de pressão dinâmica devido a baixa velocidade.

O voo e pouso do F 35 demonstrado  no primeiro vídeo são exemplos de sucesso do programa, porém muitas modificações estão e ou terão que ser feitas num futuro próximo, o programa F 35 está ainda em andamento e é natural que muitas modificações sejam introduzidas.

Apesar das vitórias o programa  F35 tem causado muita dor de cabeça para o pentágono, o programa tem sofrido sucessivos atrasos e aumento dos custos, fontes internas do próprio DOD tem frequentemente reportado a angústia e a decepção das autoridades com os resultados do programa.

Os demais participantes do consórcio também não escondem seus descontentamentos, especialmente pelo aumento exorbitante dos custos do programa mediante a promessa de um caça cuja complexidade e fator tecnológico busca conquistar a superioridade aérea par muitas nações.

Texto

E.M.Pinto

Plano Brasil

10 Comentários

  1. Caro E.M. Pinto,

    Não recordo direito, mas esta nova configuração de abertura da tomada de ar não é parecida com a originalmente projetada para o YAK-141 ?

  2. Sabe de uma coisa bem que o brasil podia comprar 8 desses f35 para marinha assim agradava o tio sam como agradou os russos por compra 12 mi 35 e ai eles não ficavam de palhaçadinha pra cima da gente

  3. O reaparelhamento ja ta visivel francoitaliano tanques de empresas italianas assim como navios e aviões ,submarinos,helicopteros franceses,fora 12 mi35 russos,dai podia encaixar uns 8 f35 de brinde para marinha poxa pela proteção do pre sal

  4. . . . sem dúvida aumenta o arrasto no pouso e decolagem, mas aumenta também o equilíbrio ou seja, melhor manobrabilidade pois o motor pode trabalhar com maior potência neste momento crítico.

    Creio que os engenheiros norte-americanos descobriram o que os engenheiros russos já sabiam com o Yak-141, vejam só:

    http://www.youtube.com/watch?v=47DQ8SiAf2Y

  5. No caso do brasil devia então ter optado por uma parceria sim com os chineses o caça chines uma pcelia made in china podelia se legal ne pala o blasil que pensa balato muito balato e o lesto não intelesa

  6. Sinceramente, eu acho que os Rafale estão de excelente tamanho para nós. Deveríamos manter um total de aprox. 90 Rafales o que já nos colocaria com 8 esquadrões mais ou menos, depois disso a negociação deveria ser com os Russos para o fornecimento com a maior transferencia de tecnologia possível de um sistema de defesa anti-aerea S-400, Eu, pessoalmente, dormiria tranquilo, e vocês?

  7. Guga :
    Sinceramente, eu acho que os Rafale estão de excelente tamanho para nós. Deveríamos manter um total de aprox. 90 Rafales o que já nos colocaria com 8 esquadrões mais ou menos, depois disso a negociação deveria ser com os Russos para o fornecimento com a maior transferencia de tecnologia possível de um sistema de defesa anti-aerea S-400, Eu, pessoalmente, dormiria tranquilo, e vocês?

    Concordo, mais creio que depois do FX-2 só passaremos do lote inicial com 28 ou mais, sendo um mix de AMX-M e F5-M.

    Quando os AMX-M tiverem perto do fim de sua vida útil, creio que poderemos substituir eles pelos Rafales, ou entaum por um VANT/UCAV ou quem sabe um caça de 5ª geração.

Comentários não permitidos.