Circuito fechado de vídeo do futuro

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cjXw_TWhWfg]

Pesquisadores da universidade de Reading, na Grã-Bretanha, desenvolveram um sistema eletrônico capaz de monitorar e filtrar imagens capturadas por câmaras de segurança, de forma a alertar operadores sobre “atividades suspeitas”.O sistema está sendo testado pelo aeroporto de Toulouse e outras operadoras que lidam com multidões, e pode ser usado na segurança de Londres durante as Olimpíadas de 2012.

O programa britânico tem a intenção de transformar o circuito fechado de vídeo em um sistema de monitoramento inteligente. Ele conta o número de pessoas em uma plataforma de embarque, por exemplo, e analisa a movimentação da multidão – identificando qualquer atividade estranha.

Para o secretário de Defesa da Grã-Bretanha, Alan West, ele seria capaz de identificar terroristas antes mesmo de atacarem.

“É possível usá-lo em um avião para ver como os passageiros se comportam, mas a ideia é que essas pessoas (com más intenções) sequer consigam embarcar”, afirmou West.

A BBC obteve autorização para experimentar o sistema que está sendo testado em Toulouse, e um repórter abandonou uma mochila no estacionamento, entre um pequeno grupo de voluntários.

Em segundos, o computador comparou os movimentos do jornalista com o de outras pessoas na vizinhança e antes que ele conseguisse deixar a área, disparou o alarme.

Fonte: BBC Brasil