Uribe diz que há pressão estrangeira em eleições colombianas

Associated Press  —   BOGOTÁ – O presidente da Colômbia Álvaro Uribe alegou nesta quarta-feira, 10, sem oferecer provas, que governos estrangeiros “estão vetando” candidatos colombianos nas eleições para a presidência de maio.“Há governos estrangeiros que estão vetando candidatos à presidência da Colômbia e impondo candidatos”, disse Uribe em uma entrevista à emissora de rádio Colmundo.

“Incito a meus patriotas que não permitamos esta perversa influência estrangeira em nossa democracia (…), que esse governos estrangeiros façam danos a nosso país”, pediu o líder.

O presidente advertiu que se os eleitores colombianos forem “fracos” e se deixarem influenciar, poderia chegar ao país um governo “como aqueles que têm em outras partes e que eliminam as instituições, afetam a iniciativa e cortam as liberdades”.

Uribe, contudo, não deu detalhes de quais governos estavam supostamente fazendo campanha implícita contra alguns dos candidatos, de que tipos de manobras se tratavam e a quem afetavam.

O presidente só garantiu que assumia “a responsabilidade da denúncia, de denunciar estes atos a meus compatriotas e à comunidade internacional”.

O diretor do Departamento Administrativo de Segurança (DAS), Felipe Muñoz, informou que a entidade tem duas investigações em andamento sobre a suposta interferência de outros países no pleito colombiano.

Segundo o policial, “existem muitas formas de financiar uma campanha… Não é só um tema de recursos, com apoio logístico, mas tudo se reduz a uma tema: financiar e intervir em um processo político, o que obviamente é proibido.

Mas, tal como Uribe, Muñoz não citou nenhum governo em especial.

As eleições presidenciais estão previstas para 30 de maio e ao menos sete candidatos de todas as esferas políticas, de setores conservadores até de esquerda, estão inscritos.

Fonte:  Estadão

7 Comentários

  1. Certamente não está falando dos norte-americanos, Uribe não considera os yankes estrangeiros, para ele, são os donos da casa, os patrões !

    Os tais “estrangeiros” deve ser algum grupo político colombiano mesmo, querendo interromper ou diminuir o poder e influência norte-americana na Colômbia, aí não pode, é intervenção estrangeira nos assuntos internos estadunidenses da Colombia…

  2. Olha isso não e novidade ainda mais que a colombia e solo americano mais um territorio anexado ao tio sam agora tem que aguentar a invasão sem rizadas

  3. Ou estão vetando sua (a de Uribe), num terceiro mandato, ou então o veto foi a algum comparsa dêle, havendo uma interferência do tipo “forças ocultas”de oposição interna. Casuísta do jeito que êle tem demonstrado ser, não vacilou em arrumar factóides jogando no peito de elementos internos da oposição, apoiados por governos estrangeiros . Me parece típico da direitalha entreguista e seus comparsas, quer insinuar que Chavez esteja fazendo isso, dando legitimidade, justificando e dando respaldo às bases americanas alí instaladas, para a defesa do protetorado ianque. Enfim, acho que isso é o mais provável.

  4. Será mais um golpe de estado na AL?! Espero que sim, só assim os EUA poderiam ser culpados de forma incisiva!

    Acho que ele andou inventando isso com o apoio dos EUA, pois caso ganhe um candidato que não seja Pró-Yanke, os EUA vêem seus planos de roubar a Amazônia fracassado!

    “O Sahara precisa de liberdade! Repúdio ao Marrocos!”

  5. O Uribe se vendeu aos americanos e parte do pagamento era o apoio que receberia para o reeleger-se ao terceiro mandato. Após os americanos terem conseguido o que eles queriam (O trampolim chamado Colômbia)roeram a corda como é próprio de sua política.

Comentários não permitidos.