Defesa & Geopolítica

Novo general brasileiro comandará forças da ONU no Haiti

Posted by


http://200.181.6.49/03ativid/missaopaz/minustah/noticias/2009/05mai/img/xique2.jpg

A Organização das Nações Unidas anunciou nesta quinta-feira uma mudança na cúpula militar da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), estabelecida em 2004 e desde então comandada pelo Brasil.Por meio de um comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que comandava a missão desde 2009, será substituído no posto pelo general Luiz Guilherme Paul Cruz, que também é brasileiro.

Floriano Peixoto, que comandou as forças da ONU durante os trabalhos que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti em janeiro, chegou afirmar que uma missão de distribuição de alimentos no país serviria para o Brasil “marcar posição“, em um possível sinal de desconforto com a atuação das tropas dos EUA nas operações de auxílio.

Nascido em 1957, o general Paul Cruz já havia comandado o Brabatt, batalhão brasileiro no Haiti, e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

No comunicado em que anunciou sua decisão, o secretário-geral da ONU afirmou que o general “tem uma grande experiência de comando” e dentro das Nações Unidas.

Fonte: BBC Brasil

3 Comments

shared on wplocker.com