EUA apontam indícios de que Venezuela deu ajuda às Farc

http://www.lostiempos.com/diario/actualidad/internacional/20091106/media_recortes/2009/11/06/75870_gd.jpg

France Presse — O encarregado da diplomacia dos Estados Unidos para a América Latina, Arturo Valenzuela, disse nesta quarta-feira (10/3) que há “certos indícios” de que o governo da Venezuela prestou “alguma assistência” à guerrilha colombiana das Farc.

“Há certos indícios de que houve algum tipo de assistência”, disse Valenzuela durante uma audiência no Congresso, quando um legislador perguntou se o governo de Hugo Chávez colaborava com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Estamos preocupados com as Farc e algum tipo específico de ajuda de diferentes organizações”, disse Valenzuela sem dar maiores detalhes, ao afirmar que preferia falar do tema em uma sessão a portas fechadas com os congressistas.

Durante a audiência na subcomissão para a América Latina da Câmara de Representantes, tanto Valenzuela quanto vários legisladores mostraram preocupação com a situação da democracia na Venezuela.

As declarações de Valenzuela ocorrem dez dias depois de o juiz espanhol Eloy Velasco processar 13 membros da ETA e das Farc em um auto judicial no qual aponta que a colaboração entre as duas organizações contou com a “cooperação governamental” venezuelana.

Fonte:  Correio Braziliense

7 Comentários

  1. É muito explícita esta campanha difamatória dos EUA contra algum país que tenha um recurso que lhes interessa.

    Não existe esta de “algum indício, alguma coisa acontece, há algo de podre, ali saiu fumaça”. Ou você tem prova do que está acusando ou não tem nada.

    E ainda sim, estas “provas”, deveriam ser colocadas sobre a mesa das organizações que regem a região, para realmente verificar sua veracidade. Afinal, quem ganha com um conflito naquela região? Quem fornece as armas numa corrida armamentista? Quem quer Venezuela e Colômbia atrasadas e dependentes? Quem quer comprar petróleo ou outra matéria prima destes dois países?

    Porque ficar plantando estas informações na Colômbia é ficar germinando a semente da desconfiança e desagregando dois países vizinhos. Que nada ganham em ficar trocando agressões e acusações.

    Isto é pura leviandade.

  2. Não é de se duvidar que tenha havido uma ‘mãozinha’,,,
    Mas esse discurso é preocupante, principalmente para os nossos lados da AS….
    Será que vamos ver a pressão chegar aqui antes que imaginávamos???
    As bases na Colômbia, a quarta frota reativada…
    Agora essa ‘descoberta’…
    Será um apertãozinho mais forte no Chavez e demais Bolivarianos?
    Toda atenção é pouca.

  3. Já falei aqui antes, é trambique do grosso. É a mesma campanha difamatória que aconteceu contra o Iraque
    para justificar uma invasão.

  4. Eu quero ver é provar isso.
    Não confio nessa inteligência, cade as armas do Iraque?
    Quem disse isso, o Mossad?
    É o que eles querem aqui uma disputa armada na A.L.

  5. Não vejo nenhuma novidade nisto, o próprio Chavez já disse que dá apoio as Farc, brigou com a Colombia e forneceu armas e dinheiro. Nada de novo, a não ser a ligação Farc´s e do ETA que Chavez também deu OK!

  6. Esse indício é óbvio quan do se analisa as grandes reservas de petróleo do orinoco. O Iraque serve de exemplo. Será que o Chavez conseguiria uma acusação formal da ALAC?

Comentários não permitidos.