Defesa & Geopolítica

EUA apontam indícios de que Venezuela deu ajuda às Farc

Posted by

http://www.lostiempos.com/diario/actualidad/internacional/20091106/media_recortes/2009/11/06/75870_gd.jpg

France Presse — O encarregado da diplomacia dos Estados Unidos para a América Latina, Arturo Valenzuela, disse nesta quarta-feira (10/3) que há “certos indícios” de que o governo da Venezuela prestou “alguma assistência” à guerrilha colombiana das Farc.

“Há certos indícios de que houve algum tipo de assistência”, disse Valenzuela durante uma audiência no Congresso, quando um legislador perguntou se o governo de Hugo Chávez colaborava com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Estamos preocupados com as Farc e algum tipo específico de ajuda de diferentes organizações”, disse Valenzuela sem dar maiores detalhes, ao afirmar que preferia falar do tema em uma sessão a portas fechadas com os congressistas.

Durante a audiência na subcomissão para a América Latina da Câmara de Representantes, tanto Valenzuela quanto vários legisladores mostraram preocupação com a situação da democracia na Venezuela.

As declarações de Valenzuela ocorrem dez dias depois de o juiz espanhol Eloy Velasco processar 13 membros da ETA e das Farc em um auto judicial no qual aponta que a colaboração entre as duas organizações contou com a “cooperação governamental” venezuelana.

Fonte:  Correio Braziliense

7 Comments

shared on wplocker.com