Alemanha e Brasil expressam “preocupação” por expansão de colônias judias

http://www.estadao.com.br/fotos/amorim_westerwelle_efe.JPGBrasília, 10 mar (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, e do Brasil, Celso Amorim, expressaram hoje a “preocupação” de seus Governos pelos planos de Israel de construir 1,6 mil novas casas em Jerusalém Oriental.

“É um sinal equivocado em um momento errado”, manifestou o ministro alemão durante uma entrevista coletiva conjunta realizada em Brasília, onde hoje iniciou uma visita oficial ao Brasil.

Segundo Westerwelle, “não é uma decisão de pouca importância e é motivo de muita preocupação para o Governo alemão”.

Israel anunciou a decisão de construir 1,6 mil casas em Jerusalém Oriental, com o que ampliará a colônia de Ramat Shlomo, que está habitada por ultra-ortodoxos judeus e situada perto da Linha Verde, como é conhecida a fronteira virtual entre os territórios israelense e palestino.

Amorim disse que o Brasil se soma à condenação internacional que gerou a decisão de Israel, país onde o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciará na próxima segunda-feira uma viagem, que incluirá também os territórios palestinos e à Jordânia.

“Lamentamos que essa decisão seja tomada em um momento em que parecia que podia haver um reatamento das negociações entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina”, declarou Amorim, quem apontou que “aparentemente há quem não se interessa na paz” no Oriente Médio.

“Deploramos o aumento dos assentamentos (israelenses)”, porque “achamos que tornará tudo mais difícil” para esse possível reinício das negociações de paz, acrescentou.

Em relação ao Oriente Médio, os ministros conversaram sobre o programa nuclear desenvolvido pelo Irã, assunto no qual afloraram as diferenças.

Westerwelle defendeu o esforço dos Estados Unidos por avançar em direção a sanções internacionais contra o Irã pelas suspeitas que desperta seu desenvolvimento nuclear, enquanto Amorim reiterou que o espaço para a negociação “não está esgotado”.

Segundo o ministro alemão, após dois anos de negociações com o Governo de Teerã “não se veem contrapartidas à mão que foi estendida” pela comunidade internacional, por isso que o caminho que fica é “aplicar sanções”.

Amorim, por sua vez, insistiu em que “não há razões para não negociar com o Irã”, sobretudo para a busca de uma “solução pacífica e sem custos para a população iraniana”, que será a que sofra em caso que se apliquem sanções comerciais.

Sugestão: Gérsio Mutti

Leia Também

Novas colônias israelenses causam a pior crise entre Netanyahu e Obama

Vice dos EUA reforça crítica a Israel por obras em Jerusalém

EUA e ANP se unem em pressão sobre Israel por assentamentos (*)

Governo britânico condena expansão de assentamentos judeus na Palestina (*)

UE diz que ampliar colônia israelense em solo palestino é obstáculo para paz (*)

Fonte: Bol/Uol


1 Comentário

  1. Nada de expressar só indignação, tem q condenar de público as ações dos nefastos sionistas, expansionistas, invasores e assassinos, tomando terras dos Palestinos e matando os q ousam a enfrentar um dos exercítos + bem armados do planeta, se resistir e taxados de guerrilheiro, é são proibidos de se armarem…tem + e q enfrentarem os Hezbolhahh , aê a coisa é outra…

Comentários não permitidos.