Após o comunicado da França sobre o acordo com a EADS sobre o Airbus A400M, o Ministro da Defesa da Alemanha Karl-Theodor Freiherr zu Guttenberg também fez sua declaração sobre os planos da Alemanha sobre o programa. As entregas das aeronaves para a Alemanha devem começar em 2014 e a intenção é de adquirir 60 aeronaves, ele disse, adicionando que o projeto e “militarmente crítico” pois os aviões A400M são urgentemente necessários para substituição da frota de aviões de transporte C-160 Transalls, que estão atualmente tendo um custo altíssimo de operação.
“A continuação do projeto também é uma boa notícia para Alemanha pois oferece a segurança de muitos postos de trabalho,” disse ele para a estação de rádio Mitteldeutschen Rundfunk.
Enquanto isso, nessa quarta-feira, dia 10, o primeiro protótipo do A400M, o MSN 1, foi transferido de Sevilha para a unidade da Airbus de Toulouse, França, para continuar o programa de testes de voo. Até o momento a aeronave já efetuou 11 voos e acumulou 39 horas de voo. As condições ruins do tempo em Sevilha não permitiram que a aeronave efetuasse um número maior de voos, pois os sensores instalados nas pás dos motores, para o início da campanha de testes, são sensíveis a umidade.
As cinco aeronaves de testes deverão efetuar cerca de 3.700 horas de voo antes da primeira entrega do A400M no final de 2012. Os testes de voo com as aeronaves MSN1, 3 e 6 serão feitas em Toulouse, enquanto que com as aeronaves MSN 2 e 4 serão feitas em Sevilha, oferecendo grande flexibilidade e tirando vantagem de onde as condições meteorológicas forem melhores.
E um avião interessante a400m javi imagem de sua magnifica cabine ultra moderna
Dizem que e um avião caro mais tambem deve se conciderar o seu interior bem avançado para em comparação kc390 que so ta no sonho como e de costume as coisas por aqui
Até que enfim uma boa notícia. Contudo não vão faltar os “velhos do restelo” a dizerem mal do projecto, dos custos, e a tentarem impingir o C-130J…
Ainda bem que os ‘maricanos’ deram a dica com o concurso com os aviões reabastecedores, pode ser que assim os políticos europeus – pressionados pelos postos de trabalho – abram os olhos.
Como eu disse no outro post, por mim as empresas ou países da UE envolvidas no A-400M deveriam buscar um outro projeto no mundo, ou então criar um totalmente novo. Pq esse avião está como o F-35, ou seja, ambos estão com custos “altíssimos”.
Sim rogerio, o interior dele parece o interior da Enterprise, ou então uma nave de Star Wars… hehehehe
Acho que esse é um dos motivos para os custos desse “maravilhoso” avião são tão caros… =/
Aqui, dois link que mostra o interior e o cockpit do A-400M:
– Interior:
http://www.aereo.jor.br/2010/01/22/teste-de-carga-do-a400m/
– Cockpit:
http://www.aereo.jor.br/2010/01/22/cockpit-do-a400m/