Saab recebe contrato do governo Suéco para Update dos Gripens C/D

http://www.skycontrol.net/UserFiles/Image/MilitaryAviation_img/200808/200808-gripen-hungarian-ir-force.jpg

A Saab Defense recebeu da Administração de Material de Defesa Sueca um contrato para o desenvolvimento de capadades para a frota existente Gripen. O montante é equivalente à dois bilhões de coroas suecas Saab (entre 497 e 600milhões de Reais, segundo o participante Wagner), divididos por um período de quatro anos.Ascapacidades do caça sueco SAAB Gripen  C / D da Força Aéreae está continuamente sujeita a adaptação e modernização a fim de que possam operar e manter-se eficazes e avançados também no futuro. A ordem inclui ajustes para aumento da capacidade operacional, como por exemplos atualização das contramedidas e sistemas de comunicação. O pedido também inclui outras medidas para reduzir os custos operacionais, e baseiam-se na experiência acumulada de mais de 130.000 horas de voo.
Também está incluída a integração de novas armas, e os radares terão seus alcances estendidos, paralelamente, novas novas funções serão incluídas. As melhorias também estão sendo introduzidas de forma a obter reduções de  ruído e  emissões nos motores.

Os trabalhos se concentrarão principalmente nas  instalações da Saab, em Estocolmo, Gotemburgo, Järfälla, Kista e Arboga.

Fonte: Saab

————————————————————————————————————————————————————-
Tradução: E.M.Pinto
Sugestão e comentário: Hornet
Fica claro que a “encomenda” feita pelo governo Suéco é para modernizar os Gripens C/D e não para comprar o NG.
Já no caso do MMRCA indiano, o Gripen corre de verdade o risco de ser eliminado. Um blog indiano comenta essa possibilidade e ainda diz:

The absence of the NG tech demonstrator could be a substantial problem in the campaign, though there is talk that Saab may be cut some discretionary slack on a practical basis — the rationale doing the rounds apparently is that the availability of the NG for flight trials within India does not come in the way of the IAF’s perception of it being an excellent airplane, and is not nearly enough to bump Saab just yet from the sweepstakes. Would be a shame if the Gripen lost out because of non-availability of the Demo airplane.”

4 Comentários

  1. É a SAAB e a Flygvapen continuam trabalhando para manter o título do Gripen de possuir o “Estado da Arte” em avionica e sistemas. Isto tudo procurando reduzir o custo de manutenção, que é o mais baixo dos atuais caças europeus.

Comentários não permitidos.