Irã: Jamaram efetua teste de míssil naval

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/477/226/24/7528002.ira_mundo_256_399.jpg

TEERà– A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier “Jamaran”, a primeira embarcação de guerra com essas características construída integralmente no país.

O teste foi realizado em um ponto não identificado do Golfo Pérsico, segundo informações da televisão estatal. O míssil de superfície e antinaval, batizado de Nour, atingiu o alvo situado a 100 quilômetros de distância.

Fontes militares revelaram que o objetivo é fabricar um projétil mais avançado, capaz de alcançar alvos a 300 quilômetros de distância.

Envolvida em uma disputa com a comunidade internacional por causa de seu programa nuclear, a República Islâmica frequentemente anuncia avanços em sua capacidade militar e realiza testes de mísseis em uma aparente tentativa de mostrar preparo para lançar contra-ataques.

Israel nem os EUA rejeitaram a possibilidade de ação militar se a diplomacia fracassar em resolver a disputa pelo programa atômico do país, que o Ocidente teme ter objetivo militar. O Irã, porém, afirma que seu objetivo é o uso civil, para produção de energia.
 
Navio moderno

O “Jamaran” é considerado um dos navios de guerra mais modernos da Marinha iraniana e foi inaugurado em fevereiro pelo líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

A embarcação pode deslocar até 1.420 toneladas e é equipada com plataformas de lançamento de mísseis, radares e outros instrumentos para a guerra eletrônica.

O Exército iraniano pretende incorporar outro destróier à sua frota em dois anos.

Embora sofra um embargo internacional imposto pelos Estados Unidos e outros países desde a guerra contra o Iraque, nos anos 1980, o Irã iniciou um programa nacional de desenvolvimento bélico em 1992 e atualmente conta com um arsenal modernizado, que inclui mísseis de médio alcance capazes de voar mais de 2 mil quilômetros antes de atingir o alvo.

*Com informações da EFE e Reuters

Fonte: Último Segundo

7 Comentários

  1. o irã e bem diferente do iraque seus vetores podem não ser comparados aos americanos mais pelo menos diferente do brasil não vive de palhaçadinha como essa compra de caças e da marinha eles procuram desnvolver seus produtos logo sem demora e frescura como e no brasil

  2. satelites, caças (HESA Azarakhsh e HESA Saeqeh), submarinos,destroiers helicópteros, misseis variados, blindados sobre lagartas, bombas guiadas a laser,etc…

    Os iranianos forjados na guerra contra o Iraque e nas continuas pressões de EUA/Israel/OTAN , certamente que se fortaleceram, ainda bem! Pois seria uma pena que um país tão antigo e pacifico (sim , pacifico, pois à 600 anos o Iran não faz guerras de agressão/invasão a outro pais) e um verdadeiro patrimônio cultural da humanidade, tivesse destino igual ao Iraque, massacrado e destruído física e culturalmente.

    Podem estar num nível inferior aos ocidentais más é de se admirar…o que não fazem a independência, determinação,
    foco e planejamento de longo prazo pelo desenvolvimento tecnológico de uma nação?

  3. Sei não, mas acho que se a coisa ferver por lá, não vai ser mole como foi no Iraque…
    Estão certos.
    Quem der uma olhada na história recente (década de 50) do Irã, verá que esse tipo de atitude que estão tomando agora é apenas o prelúdio do que já se fez contra os interesses do Irã.
    Não gosto do fundamentalismo religioso, nem de governos teocráticos, nem de autoritarismos e violência politica, mas entendo a postura do Irã com relação a nós, ocidentais.

  4. Só para completar…. na idade média, quando os europeus jogavam suas fezes e urina pela janela, os iranianos (persas), já contavam com um sistema de água e esgoto

    Wi

    “Podem estar num nível inferior aos ocidentais más é de se admirar…o que não fazem a independência, determinação,
    foco e planejamento de longo prazo pelo desenvolvimento tecnológico de uma nação?”

  5. Nascimento,

    esclarecendo: o “nível inferior aos ocidentais” a que me refiro é o tecnologico. E por “ocidentais” me refiro aos norte-americanos e europeus ocidentais.

Comentários não permitidos.