FX 2, XIII temporada capítulo de hoje: O presidente responde

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/01/xfiles0231.jpg

Por que o senhor ainda não autorizou a compra dos super caças? Não há potência econômica sem poder militar e os riscos à nossa soberania são evidentes.

Presidente Lula – Ainda não tomamos uma decisão a respeito justamente pela importância que a escolha terá sobre a capacidade de defesa e sobre o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil. Temos que ser muito cautelosos. A FAB já fez sua análise e pré-selecionou três modelos que atendem às suas necessidades técnicas. Agora é a hora de o governo fazer a análise estratégica, política e econômica para apontar qual proposta trará mais benefícios para a sociedade. Decidimos fazer da política nacional de defesa um eixo de desenvolvimento econômico e de autonomia tecnológica. Vamos bater o martelo somente depois de concluída a análise do Ministério de Defesa, de ouvir o Conselho de Defesa Nacional e considerando as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa. Posso adiantar que a empresa a ser escolhida, seja qual for, terá que se comprometer com a transferência irrestrita de toda a tecnologia de ponta.

Fonte: Tribuna do Norte via NOTIMP

23 Comentários

  1. Essa decisão já foi tomada e vai ser a Dassault que vai levar esse FX2.
    Os americanos estão fora mesmo. Depois dos embargos comerciais não acredito na vitória dos americanos.
    Infelizmente vamos fechar coma França mesmo e pagar o alto preço dos Rafales F3.

    Abs.

  2. Td bem amigo, se já tomaram a decisão, então q venham a público é anunciem a mesma…até p q eu saía desta ansiedade…q demora, estão esperando q os rafales venham de graça? Parece novela méxicana …dá logo a decisaõ.

  3. Dentre os Rafales, Super Hornets(lata velhas) e os Gripens NG invisiveis aos mais avançados radares, inexistentes e favoridos da FAB!!!!…rs..rs..rs.. os Rafales certamente são os que mais atendem às necessidades do Brasil em todos os importantes quesitos (diferença de preço entre êle e os latas velhas é minima e ainda sem restrições tecnológicas), além se serem caças de verdade !!!!….rs…rs..rs… Soberania Nacional não tem preço, especialmente para o país mais rico do mundo !!!!Que venham os Rafales !!!!!

  4. Concordo com o prezado amigo Paulo Amaral,

    Todos aqui queremos ver o Brasil com uma real capacidade de defesa, mas nos esqueçemos que tudo isto em um custo, não podemos ser um ator global preocupados se o caça A ou o caça B gasta X por hora de voo, o que deve ser levado em conta e a disponiilidade de emprego imediato, poder de fogo, tecnologia, o preço é o de menos, absolutamente de menos, todos aqui criticam o Rafale pelo seu custo, é claro que ele vai ser caro, acostumado a manter F-5 qualquer avião moderno é caro mesmo, e sobra quem apenas, na proposta com custos de manutenção e hora de voo baixos o Gripen,aí a FAB engordou os olhos no “bixinho”, hora pessoal se queremos ter Forças Armadas a altura do Brasil, o custo dos vetores e sua manutenção é o que menos importa, e também seja qual for o escolhido a verba da FAB deva ser substancialmente aumentada ou nem o NG consegue sair do chão.

    Abraço.

  5. Se der Rafale com certeza a quantidade vai ficar em 36 unidades mesmo, pq eu duvido q o proximo governo vai comprar outro lote desse caça superfaturados, com tecnologia defasada q pais nenhum quer comprar, muitos criticam o AMX q teve mais de 200 unidades produzidas, mas e esse RAfale q ainda não teve nem 100 unidades produzidas e ja esta defasado perto dos caças russos e americanos.

    • Salve Jonhnny Walker, tenho uma curiosidade, onde se baseam estes argumentos?
      O próximo governo não compraria? porque? ( apergunta serve para o F 18 EF e para o Gripen NG também).
      Pelo que ouvi de pessoas da Copac e a imprensa já divulgou, o Rafale foi considerado o mais avançado dos 3 modelos apresentados, o istema spectra por exemplo não teria ainda equivalente ocidental, uma vez que o DAS está ainda não é operacional, nem mesmo o F 35,
      quanto aos custos sim é o mais caro.
      E.M.Pinto

  6. Salve Pinto,

    Apenas minha humilde opinião, a repercussão sobre seu alto preço inviabilizará novas aquisições, se já não inviabilizou, pois tenho minhas duvidas que essa novela tenha um final feliz. Ou você acredita mesmo que um dia teríamos 120 Rafales ou mesmo 120 F-18EF, a França tem apenas 80 unidades e se tudo der certo terá no máximo 180.

    Encomendaríamos mais 80 Rafales por volta de 2016, para substituirmos os A-1, ao modesto preço de U$150 milhões? Com os F-35 e PAK FA dando sopa no mercado mais ou menos pelo mesmo preço?

    Por essas e outras que a meu ver nossa única chance de padronização está com o Gripen NG, já que é a única proposta que contempla a construção do mesmo aqui, as outras propostas são de prateleira disfarçada de TT irrestrita e algum off set.

    Quanto à suposta superioridade do Rafale! Superioridade em dogfight? Que eu saiba a FAB quer um multi role e não só um caça de superioridade aérea, e aí esta incluso custo da hora de vôo, disponibilidade para a missão, alcance, carga paga e tals e o Gripen NG, teoricamente né pois ainda é um projeto, não ficará devendo em nada aos dois outros concorrentes e será mais barato pois é um mono-reator. Ou se compra o Grifo e o fabrica aqui, aí teríamos 120 unidades, ou comprasse 36 de qualquer um dos dois e no próximo governo, seja ele qual for, comprasse F-35 ou Pak-Fa de prateleira mesmo.

    No mais parabéns pelo blog e pelos projetos, o meu preferido é o Tor, e obrigado pela atenção.

    Abraço.

    • Jony W. (desculpe mas tenho tendinite, fica mais fácil)
      Também gostei do Tor, e gosto muito do Krios, foi um dos mais empolgantes, e obrigado pela participação e elogios.
      A resposta que tenho de diversas fontes é de que a há um tartado do gobverno quanto aos caças e que o governo está disposto sim a seguir as recomendações dos números dos vetores.
      Todos sabem a minha opinião, SU-35 + PAK FA seria ao meu ver a única chance de trabalhar d efato num programa de caça de verdade, o resto, é brincar de funilaria no quintal, troca as asas o motor mas a caranga é a mesma.
      Quanto a TOT acho que há ai um erro de interpretação, somente a SAAB oferece participação no desenvolvimento de uma nova versão do Gripen, a Dassault se compromete a acessorar futuros programas e a Boeing pelo que sabemos, não oferece nada.
      quanto ao preço dos caças: leia aeste
      http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/07/guerra-nos-ceus-qual-o-real-custo-dos-cacas/
      O que está em questão como TOT não se estende a estes aviões comprados, e sima o futuro caça que a FAB quer desenvolver e que já dise antes será um VANT-C ou (UCAV) D por não terem o avião e correrem o risco não passar de conceito.
      o Gripen CD teria mais chance na FAB, mas esta é minha opinião.
      O Rafale conta com 180 encomendas e aquisições depois deste último lote os demais 44 deverão ser assinados até 2014.

      Tenho que discordar de você em alguns quesitos, os melhores caças multifunção ai são o F-18 e o Rafale, o gripen está uma categoria abaixo e neste ponto o Rafale e o sistema spectra desequilibram inclusive contra caças 5G, portanto afrente de seus dois concorrentes.

      A questão do custo tem que ser relativizada, uma vez que a dassault inclui no preço operacional 10 anos de manutenção à um preçomédio de US30 milhões por caça o que os demais concorrentes não incluem.hoq ue o NG seria bom para fab se a concorrência tivesse sido feita a 13 anos pois assim poderiamos ter este avião voando agora e com poder d eprojetar o futuro caça.
      mas ele chegaria atrazado, um 4 G na era dos 5G e com 6G em desenvolvimento.
      para mim é melhor ter o melhor caça agora e projetar um 6G ou memso um 5G.
      SOu um viúvo do PAK FA por isso minah opinião é de que os 3 são bons, mas estão aquém do que teríamos se tivéssemos no PAK FA, mas se é para escolher um dos 3 que seja o melhor….
      grande abraço e desculpe, tenhoq ue evitar escrever pois as dores são fortes.
      E.M.Pinto

      AC

  7. Quem souber fazer contas, e ver o espaço de aumento provável de despesas governamentais no futuro que já estão comprometidas com aumento de funcionários públicos, previdência, e outros, vai ver que não há dinheiro sobrando no orçamento da União para dar a FAB condições operacionais de voar mais do que ela tem hoje. O custo de hora vôo e manutenção de 36 Rafales é maior do que a força gasta hoje para manter Mirages, F-5 e AMX no ar. 1 Rafale equivale a um Mirage e meio (versão F-2, os custos de vôo do F-3 são um pouco maiores), sete F-5 e o mesmo para AMX. O custo de hora vôo dos 36 Rafales é igual a 54 Mirages, 252 F-5 e o mesmo número de AMX. A Armada do Ar tinha no final do século 550 aviões de combate, ficará com orçamento aumentado reduzida a pouco mais de 200 em virtude dos custos do Rafale. Se a FAB comprar o Rafale vai ficar com as seguintes opções: 1. deixar os Rafale no chão voando em datas comemorativas; 2.e imprimir dinheiro; 3 tirar da previdência, da saúde, educação. Não somos um país que tem condições de pagar os luxos franceses!
    Os Sukhoi seriam uma solução melhor para quem acredita em dois motores e baixa qualidade de avionica.

    • Ricardo Recife.
      Ouvi dizer que a marinha também não teria o dinheiro para os SUb Nucleares e que era sonho, no entanto eles estão ai, com as verbas em dia.
      Há a pretenção em aumentar o orçamento da defesa em mais 1% do PIB, e se isto se confiirmar ai o dinheiro que está faltando na matemática aparece.
      a questão é saber de fato quando e quanto, porém só para salientar mesmo que decidíssi-mos pelo mais barato em questão o orçamento da FAB nãos eria suficiente, pois segundo a Força Aérea este teria um custo operacional 50% inferior ou seja para 36 caças o equivalente 168 F5, certo? oq ue me leva a crer que há uma proposta de aumento no orçamento de outra forma não voaríamos nem com um nem com o outro…

      • Só mais uma coisa, segundo a Força Aérea Norueguesa o custo do gripen NG seria apenas 20%inferior ao do Rafale (83% para ser exato).
        o que muda um pouco a configuração, pois o custo operacional calculado para o Rafale equivalente à 252 F5 seria igual à 209 F5 para os gripen NG.
        Inviável na mesma…

  8. Para mim ou esse Fx – 2 está demorando tanto que teremos um “brinde” junto com as compras do caça. Ou entaum está enrolando para enganar a imprensa, sobre o novo ganhador.

  9. “Os Sukhoi seriam uma solução melhor para quem acredita em dois motores e baixa qualidade de avionica.” [2]

    Também axo, mais no nosso caso primeiro temos que saber em qual desfecho vai se terminar o Mi – 35, que pelo que soube está tendo um certos problemas. Caso o Mi-35 consiga alcançar o esperado pela FAB, aí sim que sabe não pegamos ums 30 ou mais SU-30MKI

  10. Só complementado que sem querer enviei antes meu post =/

    Agora todos nós sabemos que para termos reais condições de operar todos os vetores até mesmo o Gripen (que naum sabemos nem o preço final). Para isso teríamos que fazer uma “arrumação na casa” (FAB), para ai depois poder poder operar qualquer vetor, sem muita dor de cabeça.

  11. E.M.Pinto vc que tem mais conhecimento que muitos aqui sobre aviação, se na época do cancelamento do FX ao invés de termos comprado 12 2000-5, termos comprando 70/80, vc axa que hoje seriamos uma força aérea mais capaz?

    E hoje talvez estaríamos em um Fx de UVA’S ou de 5ª geração?

    • Leandro Mello, simplesmente acho que a aquisição dos M 2000 foi uma tremenda de uma roubada.
      era preferível ter corrido com o programa do F 5M no tempo estipulado e adquirido mais células e convertido.
      acho que foi perda de tempo dinheiro com o M2000.
      O FX deveria ter sido resolvido em no máximo 2001, esta novela é que foi o atraso e se perpetua.
      teríamos sim que ter entrado no PAK FA o único caça genuinamente novo desde 2000, mas isso já até me da urticária lembrar, rsrsrs
      grande abraço
      E.M.Pinto

  12. hehehehe

    Entaum vamos de FX-2, e futuramente um UCAV, que acho que custará menos do que um caça de 4 geração, naum é?

    • Eu não consigo vislumbrar o desenvolvimento de uma nova versão do Gripen NG ou do F 18 EF ou mesmo do Rafale que Custe menos que US$ 2 bi, você consegue? some isto aos custos de aquisição e manutenção mais armamentos e veja quanto vais pagar no final…
      Ou alguém daria um caça novo de mão beijada para a EMBRAER? já praticamente desenvolvido?
      Eu acho que a imprensa em geral está equivocada nas análises e o pior é que se propaga mais rápido que a gripe suina e é difícil convencer do contrário mesmo cquando é evidente.
      SDS
      E.M.Pinto

  13. Realmente acho que a imprensa se equivocou e muito…

    Mais um UCAV não é mais em conta?

    Até pq eu sei que já tem um projeto da Avibras que ficará pronto em 2011 sobre UAV, custará, até o lote cabeça de série, a quantia de R$ 27 milhões. E ainda tem o 14-X.

    Enfim como vc mesmo disse (em outras palavras) os custos de aquisição de um caça tripulado no futuro serão “astronômicos”. Ai logo teremos a vez dos UCAV/Vants/UAV e de caças como o Super-Tucano para funções mais “básicas”.

    • A questão é qual tipo de VAnt ou VANT-C queremos, se for algo como o UCAS por exemplo, o preço não é muito difernte de um caça leve.
      tem suas vantagens e desvantagens.
      O 14-X é um demonstardor de tecnologia e para estarmos gozando efetivamente do seus avanços precisaremos de pelo menos uma década para ser mais otimista.
      Acho que uma solução como a adotada pela FAB é interessante, porém o problema esta nos prazos e demora, as cosias evoluem muito mais rápido, é descabido esta quebra de braço de 13 anos para escolha de um caça e o governo e FAB tem muita culpa nisso.
      espero que se decidam logo pois do contrário vamos falar de FX ainda em 2020, voando de F5…
      sds
      E.M.Pinto

  14. Análise estratégica, política e econômica não ganha combate aéreo! É o mesmo que por uma análise estratégica, política e econômica escolhermos Ferraris para uma frota de taxi. Não é o mais adequado, mas transporta pessoas, e por uma análise estratégica, política e econômica…

  15. A solução americana é a de menor risco, uma vez que há centenas de F-18E/F voando em diversos países, com alguns milhares de horas de vôo acumuladas, além de ser o avião de primeira linha de combate da marinha americana nos dias de hoje. A versão ofertada é a do Super-Hornet (F-18 E/F) e não a do Hornet antigo (F-18 A/B ou mesmo C/D). Isso nunca tivemos antes, uma vez que os americanos sempre nos ofertaram aviões de segunda linha e que não estavam sendo empregadas operacionalmente pelas suas próprias forças armadas.

Comentários não permitidos.