Fora? Gripen NG não pode voar para avaliação na Índia, Saab manda o Gripen D no lugar

Gripen NG não pode voar para avaliação na Índia, Saab manda o Gripen D no lugar

A mega competição de US$ 11 bilhões que irá escolher uma nova aeronave de combate multimissão (MMRCA) para Índia está chegando na fase final de avaliação, mas termina com uma potencial controvérsia. Hoje, o último dos seis competidores a ser avaliado pela Força Aérea da Índia — o caça sueco Gripen — voaria até Bangalore para os testes. Mas o caça que pousou na cidade não é o que a Gripen International está oferecendo na competição – o JAS-39IN Gripen NG. Ao invés disso, dois modelos de caças antigos Gripen-D foram os que chegaram.

A Saab sabe que nas avaliações são necessárias as aeronaves que estão sendo oferecidas, o que está deixando os concorrentes deliciados com a notícia já que o Gripen agora está vulnerável a desclassificação.

A chegada do modelo Gripen-D ao invés do Gripen NG tem uma causa simples: a Força Aérea Sueca, tendo optado por adquirir o Gripen NG, ordenou uma série de melhorias no protótipo do Gripen NG. Com essas melhorias em andamento, a agência de certificação sueca, a SMV, exigiu que testes adicionais de voo do protótipo fossem efetuados na Suécia antes da aeronave ser enviada para Índia.

Confirmando esses desenvolvimentos, o diretor da Gripen International na Índia, Eddy de la Motte disse, “O protótipo do Gripen NG não pode simplesmente vir para Índia já que ele é requerido na Suécia para testes e avaliações pela Força Aérea da Suécia a qual está interessada em comprar a aeronave. Os pilotos da Índia não poderão voar no Gripen NG no momento, mas eles terão a oportunidade num futuro próximo.”

http://betomaranhao.blog.uol.com.br/images/Gripen-04.jpg
Os pilotos da Força Aérea da Índia foram convidados a voar com o Gripen NG durante uma visita a suécia entre os dias 6 e 10 de abril. A Gripen International também pediu mais uma data para poder levar o caça Gripen NG para Índia onde poderá ser avaliado.

Mesmo sem ter voado com o protótipo do Gripen NG, os pilotos da Força Aérea da Índia ficaram extremamente impressionados com as capacidades do caça. Além dos magníficos aviônicos e um desempenho em voo superior, eles disseram que o Gripen NG pode pousar em uma rodovia alargada de 800 metros; e então reabastecer, rearmar e decolar num período de 10 minutos. Isso permite que cada Gripen NG possa voar um número de surtidas por dia que nenhuma outra aeronave conseguiria.

Os pilotos da Força Aérea da Índia que visitaram os simuladores da Gripen da Suécia também ficaram impressionados pela capacidade de guerra eletrônica e pelas facilidades no treinamento que ele oferece.

O Minsitério da Defesa da Suécia não espera que a Índia retire o Gripen NG da competição devido a essa falta inesperada. A partir dos olhos dos concorrentes essa foi uma falha grave, mas a decisão de avaliar os caças modelos antigos do gripen e posteriormente decidir se o Gripen NG ainda está no páreo vai caber a Força Aérea e ao Ministério de Defesa da Índia.

Fonte: CAVOK via Hangar do Vinna

19 Comentários

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse é o favorido da FAB, o melhor caça, uma piada e palhaçada internacional!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,..se não fôsse trágico!!!!!!!!

  2. ué?!
    Já tem protótipo disso na Suécia?
    Os suecos decidiram ir de Gripen NG?

    em todo caso não voa quando precisa…

  3. MINHA ESPERANÇA É QUE O LULA SEJA PATRIÓTICO E ESCOLHA GRIPEN, A NOTÍCIA É CLARA NÃO FOI POR QUE NÃO ESTAVA COM AS MELHORIAS PRONTAS, OU SEJA, QUESTÃO DE QUALIDADE, SE OS INDIANOS QUE VOAM SUKHOI, MIG, FICARAM IMPRESSIONADOS É POR QUE O AVIÃO É BOM, E NÃO ADIANTA DIZER QUE O AVIÃO É DE PAPEL POR QUE DE PAPEL TODOS OS QUE ESTÃO VOANDO JÁ FORAM, E COM OS SUÉCOS REALMENTE APRENDEREMOS A FAZER UM CAÇA, E NÃO SIMPLESMENTE PEGAR UMA CARCAÇA PRONTA E MONTAR E DEPOIS DAR ADEUS. FRANCÊS É IGUAL A AMERICANO, NÃO SE PODE CONFIAR, ELES NÃO CUMPREM CONTRATOS VÃO DAR O CANO. UM DOS MOTIVOS DA FAB ESCOLHER O GRIPEN DA SAAB FOI O PROFISSIONALISMO E A EXCELENTE EXPERIÊNCIA QUE TIVERAM COM ELES NO CASO DOS AVIÕES DE ALERTA ANTECIPADO DA FAB QUE OPERAM NA AMAZONIA, O PESSOAL FICOU ADMIRADO PELA FORMA COMO TUDO FOI CUMPRIDO INDO ATÉ ALÉM DO PREVISTO. MAS………OS SUECOS SÃO HONESTOS DEMAIS PARA O PADRÃO BRASIL, LOGO O GOVERNO NÃO ESTÁ ACOSTUMADO A TRABALHAR ASSIM, ENTÃO……..
    ********************************************************************************
    Rafael: por farvor desbloqueie seu “caps lock”, a escrita em maíuscula em internet siguinfica Falar alto ou gritar.

  4. O Grifo sempre foi o meu preferido no F-X2: ótima relação peso-potencia-carga, prático e barato de manter e voar, aviônica matadora, enfim …

    O problema é que o caça que a FAB diz querer, tem de ser entregue a partir de 2014, se não me engano. Então, se eu fosse um estrategista militar e quisesse tudo e quisesse agora, o Grifo fica em nítida desvantagem frente ao Rafale.

    E segue a vida 🙂

  5. Bem, ao que parece mais uma das criticas ao Gripen, de que nem a Suécia estaria interessada, cai por terra…
    E, as criticas de que a FAB escolheu um projeto, que a FAB não sabe o que faz, etc, também cai por terra pois os pilotos indianos, que tem muuuuito mais experiência de voo, “…ficaram impressionados pela capacidade de guerra eletrônica e pelas facilidades no treinamento que ele oferece.”

  6. Não estou vendo nenhum problema nisto para haver este drama todo, a Índia tem toda liberdade de fazer as regras e as empresas tem que adequar a isto (lembro que a Dassault Aviation reclamou que as regras do MRCA são muito rígidas). O avião estará disponível para voar a Bangalore em abril, caso os indianos não concordem adeus SAAB e felicidades ao Thyphoon (que esta ganhado a competição de acordo com algumas autoridades políticas do país). Algumas coisas interessantes:

    1.As mudanças exigidas pela Força Aérea Sueca tornam o Gripen NG mais stealth, mudando inclusive o pod de reabastecimento;
    2. A Suécia aumentou seu compromisso com o caça, fala-se em adquirir mais 60 novos e paulatinamente fazer o update dos outros, independente do que o Brasil fizer.
    3. “Mesmo sem ter voado com o protótipo do Gripen NG, os pilotos da Força Aérea da Índia ficaram extremamente impressionados com as capacidades do caça. Além dos magníficos aviônicos e um desempenho em voo superior, eles disseram que o Gripen NG pode pousar em uma rodovia alargada de 800 metros; e então reabastecer, rearmar e decolar num período de 10 minutos. Isso permite que cada Gripen NG possa voar um número de surtidas por dia que nenhuma outra aeronave conseguiria.
    Os pilotos da Força Aérea da Índia que visitaram os simuladores da Gripen da Suécia também ficaram impressionados pela capacidade de guerra eletrônica e pelas facilidades no treinamento que ele oferece”.

    Incrível, 10 minutos para reabastecer e ficar completamente armado! Outra coisa interessante, o Gripen NG hoje é o “Estado da Arte” em aviônica militar.

  7. Pelo jeito o NG nem sequer se sustenta no ar. Hehe. E ainda querem dar credibilidade a escolha do NG no Brasil? Só dando carteiraço da FAB mesmo.

  8. Em qualquer país sério, com os objetivos do FX-2, uma fantasia como o chamado Gripen NG, nem se quer participaria. Aliás,..rs..rs..Ricardo, você se lembrou da estrada de oitocentos metros, mas esqueceu de dizer que o Gripen NG também pode abastecer em qq pôsto de gasolina, dispensando o REVO…hehehehe.

  9. Paulo eu acho 10 minutos muito difícil, mas se os indianos cronometraram, quem sabe? Eu acredito que 20 é mais crível.

    Mas existem diversas maneiras de ver uma MIRAGEM ou UMA RAJADA DE VENTO. Vejamos:o custo de hora vôo e manutenção de 36 Rafales é maior do que a força gasta hoje para manter Mirages, F-5 e AMX no ar. 1 Rafale equivale a um Mirage e meio (versão F-2, os custos de vôo do F-3 são um pouco maiores), sete F-5 e o mesmo para AMX. O custo de hora vôo dos 36 Rafales é igual a 54 Mirages, 252 F-5 e o mesmo número de AMX. A Armada do Ar tinha no final do século 550 aviões de combate, ficará com orçamento aumentado em 50% reduzida a pouco mais de 200 em virtude dos custos do Rafale.

    Se a FAB comprar o Rafale vai ela muito provavelmente transformar em uma força de defesa aérea inexistente, ficando reduzida a transportar materiais e tropa. A não ser é claro que ela consiga quadruplicar seu orçamento, e ainda vai faltar dinheiro, para ter 120 Rafales.E eu não falei de custos de manutenção, update e coisas do tipo.

  10. O Gripen NG está desenvolvido em um 40%.
    Quem vai arcar com o outro 60%? Nõs, é claro!
    Quanto vai custar então?
    Falta humildade na Saab e na Suécia, eles só poderiam propor uma parceria, investindo 2 bi cada país, com o compromisso (boatos de 60 etc não servem) de comprar também o avião.
    Ainda assim não adianta, porque o motor é americano.
    Com a força atual da Russia, Europa volta a ser a fronteira desta segunda guerra fria.
    Eu não acredito muito na ‘parceria estratégica’ com a França mas são os franceses os que têm mais independência e são eles os parceiros ideais chegado o momento duma dissolução da UE.
    Brasil como nova potência, agora deve tentar participar desse novo reparto da Europa em zonas de influência.
    Brasil já é uma potência mas tem ‘folhas’ FABs e brasileiros que vivem fora, que ainda não acordaram, ou têm interesse em continuar o país sendo do terceiro mundo.

    CHINA
    China é um país autoritário, não tem mais terra arável tendo uma população enorme, e nao tem mais petróleo. Os investidores sabem que a vulnerabilidade da China é a falta de recursos naturais. Acima disso o 40% de suas exportações vão para os EUA, mais uma vulnerabilidade, ja que os americanos estão em declínio reduzindo gastos.

    ÍNDIA
    A Índia é um país quase em guerra civil e com litígios com os vizinhos.
    Tem um contencioso com um Pakistão nuclear, e outro com uma China nuclear.
    Chegada uma guerra ocidente vs China, Índia seria seguramente ponta de lança de ocidente acarretando com todos os prejuízos.
    Também vai ter que importar muita comida ja que seu agro é ineficiente, atomizado.

    Só fica o Brasil, nós temos todo, recursos naturais, território, mar, rodovias, agro produtivo e uma industria que tem que continuar a se desenvolver.
    Também não temos inimigos apontando armas nucleares ao nosso país.
    É a hora de Brasil, somos nós o herdeiro do império americano.
    Somos nós o próximo líder de ocidente.

    “É a hora do brasil” aparece 16 milhões de vezes no Google, acho que isso está mostrando um consenso entre nós.
    Obrigado caro E.M.Pinto, tenho seu blog no primeiro lugar dos favoritos.

  11. Ok,…os Rafales, de acordo com a ultima oferta da Dassault, são realmente mais caros, mas a diferença em preço unitário não é tudo isso – já que é o mesmo que paga o governo francês pelos caças, sem restrições comerciais p/America Latina e de tecnologia, sendo estas mais avançada que a do concorrente – que estão alardeando. Até porque a própria FAB já disse que qq um dos caças serve. Agora, se a FAB acha que o caça fancês é caro, porque deixou os melhores e mais baratos (SU 35BM) serem desqualificados. Se o problema era TT porquê os SH ´permaneceram, mesmo sabendo que a TT dos ianques também não estariam disponíveis . Mas na atual fase em que se encontra o FX-2, preço unitário, custo de manutenção e horas/vôo não constituem todos os quesitos ou variáveis a serem consideradas. Quero lembrar que os RAFALES são de geração 4.5, enquanto o SH é de 4.o e os Gripen estão fora, não existem e não há como prever o custo final desse caça – muita água terá que passar por debaixo da ponte. Além do mais, quero lembrar que o FX-2 faz parte do plano de defesa nacional e deverá ser emplementado em conformidade com a END, a qual, por sua vez, deverá, eventualmente, ser orientada por uma política de Estado e não de governo. As considerações de orçamento e preço, bem como a alocação de recursos são atribuições do GF e não da FAB. O argumento de que não teremos recursos ou a FAB não vai voar, parecem não ter fundamento, uma vez que necessàriamente o orçamento da FAB estará em conformidade com os requisitos para a implementação da END. Se não fosse pelo grande desempenho da economia e perspectivas de crescimento econômico, bem como pelo advento do pré-sal, realmente poderiamos questionar a possibilidade de emplementação da END, todavia, hoje já não é o caso, as perspecitivas de crescimento econômico bem como os massivos investimentos da petrobrás não só nos dão um alento quanto a importância (retôrno desses investimentos) de incrementarmos os gastos com defesa, mas também sôbre os recursos que poderão estar disponíveis e que deverão ser direcionados à defesa do País. Portanto, vejo que a limitação que temos, não é o preço dos caça mas sim a continuidade da atual política de defesa do governo, na consolidação da END e não a disponibilidade de recursos. Estamos num momento de transição para um Brasil muito diferente do que costumava ser e creio que devemos torcer para a candidata do atual governo ser eleita. Eventualmente, a política de defesa será de Estado mas de momento, ainda é de governo. Quero deixar claro que não sou petista e não tenho a intenção de fazer propaganda partidária de ninguém. Minhas considerações políticas foram apenas e tão sòmente para dar sustentação aos meus argumentos.
    Sds.

  12. Pelo visto tem muito francês que acessa este site (muitos falando mal do Gripen). Enquanto os outros mandam os “paus-velhos” para teste e a Saab decide mandar um caça melhorado muitos acham que a empresa sueca não tenha capacidade para cumprir contratos…
    Na minha opinião os russos são muito mais confiáveis que franceses e americanos(eu disse russo, mesmo!Isso para ver o quanto eu confio nos “USA” e em “La France”).

Comentários não permitidos.