O chefe de polícia de Dubai acusou nesta terça-feira Israel de organizar uma “falsificação em larga escala” de passaportes ocidentais e afirmou que o país detectou recentemente novos documentos “manipulados”.
“Faço o alerta: Israel se dedica a uma operação de falsificação em larga escala de passaportes ocidentais. O mundo ocidental deve opor-se a estas práticas sem precedentes executadas por um Estado”, declarou o general Dahi Khalfan.
A acusação foi feita um dia depois da Interpol ter emitido 16 novos avisos de busca pelo caso do assassinato em Dubai, em janeiro, de um dirigente do movimento radical palestino Hamas, Mahmud al-Mabuh, o que eleva a 27 o número de ordens de detenção contra cidadãos britânicos, australianos e irlandeses, além de um francês e um alemão.
A polícia de Dubai, que acusa o Mossad, serviço secreto israelense, pelo assassinato, divulgou no fim de fevereiro uma lista de 26 suspeitos de passaportes ocidentais que teriam usurpado as identidades dos titulares.
O general Khalfan afirmou que após o caso Mabuh, o serviço de segurança do emirado passou a submeter os ocidentais que chegam a Dubai a controles mais rígidos e descobriram “dezenas de passaportes que foram manipulados da mesma maneira”.
Ele não revelou os motivos das viagens dos donos dos passaportes, mas deu a entender que poderia se tratar de espionagem.
É, que moral um estado pode ter ao praticar essas ações, depois são coitadinhos perseguidos, pelo amor de Deus, se bem que essa notícia é chover no molhado, a maioria dos países fazem isso em se tratando se espionagem….ele simplesmente abriu o jogo.
Dizem q até do BRASIl, nada vai acontecer aos mesmos…pura firula.
Os serviços de inteligência das grandes potência usam dessa prática desde a pré história, sem novidades.
Verdade, passaportes ‘arranjados’ não são novidade…
Não é certo, mas é usual esse tipo de coisa.
O passaporte ‘original’ brasileiro é bem cotado, pois uma pessoa de qualquer ‘tipo étnico’ pode ser brasileiro.
O passaporte americano também, mas é mais difícil de falsificar.
Se o problema da região fosse apenas esse, que bom seria…
Dubai quer arrumar pretexto, para vazar da crise em que se encontra!
Que desviar o foco dos países… Admiro e gosto muito dos países do golfo, mais essa atitude de Dubai e da Liga Àrabe me cheira maracutaia!
E a d Israel cheira o q ?????