Brasil desenvolve projeto para criação do primeiro satélite universitário do país

http://www.dee.ufcg.edu.br/~gutemb/satellite.gif

Uma parceria entre várias universidades brasileiras com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), está desenvolvendo o projeto Itasat, que irá criar o primeiro satélite universitário do Brasil. O objetivo do plano é a formação de especialistas na área de engenharia espacial.

Segundo Thyrso Villela, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, o primeiro satélite levará um transponder digital, que receberá e transmitirá informações coletadas da rede de plataformas brasileira utilizadas, hoje, nas previsões de tempo.

A meta do projeto é tentar lançar o microsatélite em 2012.

Fonte: INFOGPSONLINE via NOTMP

10 Comentários

  1. UM INSENTIVO GIGANTE PARA OS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS NA ÁREA ESPACIAL. SABEMOS QUE O BRASIL É CAPAZ DE DESENVOLVER PROJETOS DO TIPO E COM QUALIDADE, E O QUE ME IMPRESSIONOU É QUE JÁ QUEREM LANÇAR EM 2012. É REALMENTE EMPOLGANTE E ERA O QUE FALTAVA PARA QUE O BRASIL CRESÇA AINDA MAIS NESSE SETOR.
    ********************************************************
    Fernando por farvor desbloqueie seu “caps lock”, a escrita em maíuscula em internet siguinfica Falar alto ou gritar.

  2. Qé o mesmo seja extensível aos estasbelecimentos de ensino privados, + sem custos p nós alunos,pobres é q pagamos p ser + educados..os ricos usufruem , nós miseráveis pagamos…assim ñ dá, assim ñ pode..pelas cotas nas universidades federal.

  3. Claro erro meu, na verdade sempre digito com caps lock, e ao visitar a página acabo somente concentrado no que vou comntar. Garanto que não acontecerá novamente. Abraço !!!

  4. E o nosso GPS?
    Se podemos fazer “micro satélites”, por que não desenvolvemos nosso sistema de GPS para uso militar, ja que ter que pedir para os Estados Unidos o deles é de mais.
    Sei que a Europa ja tem o se Galileu (sei lá se é esse o nome). A Rússia o seu Glonass, depois a China, então e o nosso?
    Micro satélites não é satélide (grande) é pequeno e mais leve que os convencionais, podemos levar uns 4 nos nosso VLSs.

  5. Hum, agora só falta lançar – mos ao espaço ^^

    Só temos que esperar a Base de Alcântara ficar pronta.

Comentários não permitidos.