Policía peruana anuncia captura de líder do Sendero Luminoso

http://3.bp.blogspot.com/_2UkaKw9hbyk/SbIAGHaKxrI/AAAAAAAADUs/C-jZ_qKJdIc/s400/sendero+luminoso.bmp

Sugestão: Konner

France Presse

A polícia antiterrorista peruana capturou um importante líder do grupo armado Sendero Luminoso (SL) na cidade de Huanta, região de Ayacucho, informou neste sábado (6/3) o ministro do Interior, general aposentado Octavio Salazar.

O preso foi identificado como Ulser Pillpa Paitán, conhecido como “camarada Jhonny”, de 23 anos, a quem a polícia aponta como o responsável pela propaganda do Comitê Central do SL, informou Salazar.

Paitán trabalharia diretamente com Víctor Quispe Palomino, “camarada José”, um dos atuais líderes das duas facções do SL, segundo o ministro. A outra facção é dirigida pelo “camarada Artemio”.

O ministro ressaltou o sucesso da ação conjunta da polícia e das Forças Armadas na luta antiterrorista.

A polícia sustenta que a facção de Quispe atua em alianças com grupos de narcotraficantes nos vales dos rios Apurímac e Ene, onde as forças de segurança travam uma guerra pelo controle do território.

Quispe nega que esteja seguindo o caminho do líder histórico do SL, Abimael Guzmán, preso desde 1992 em uma base militar de Lima e condenado à prisão perpétua.

A guerra interna peruana deixou cerca de 70 mil mortos entre 1980 e 2000, de acordo com a Comissão da Verdade e Reconciliação.

Fonte:  Correiobraziliense