O primeiro caça chinês de 5ª geração deverá voar antes de 2020

Há muitas concepções artísticas dos caças Chinêses de 5ª Geração na internet, aqui reproduzimos mais uma de um provável caça 5ª Geração denominado FC-2, modelo monoturbina aparentemente derivado do FC-1 Sino-Pakistanês

O primeiro caça chinês de 5ª geração deverá voar antes de 2020, revelou à televisão pública local um alto responsável da força aérea chinesa. Os trabalhos neste avião decorrem atualmente no seio da principal fabricante aeronáutica chinesa, a Chengdu Aircraft, que está a desenvolver o aparelho em parceria com a segunda maior fabricante local, a Shenyang Aircraft.O avião ainda não conhece uma designação oficial, admitiu o general, mas o trabalho decorre com “grande intensidade” e espera-se que entre ao serviço na força aérea menos de um ano depois do seu primeiro voo, o que ou é um erro da fonte, ou revela um extraordinário otimismo por parte de Pequim…

http://www.centurychina.com/plaboard/uploads/1_j14.jpg
Outra provável configuração, desta vez um biturbina delta/canard

De uma forma ou de outra, em 2020, o PAK-FA russo já deverá equipar vários regimentos da força aérea russa e o F-22 deverá ainda estar em uso, pelo que este avião de 5a geração chinês não deverá estar sozinho nos céus.

Contudo, se for bem sucedido, estaremos perante um tremendo salto qualitativo de uma força aérea com vocação global e que após ter recebido um salto qualitativo notável com a chegada dos primeiros Sukhoi russos (onde se baseia o desenho destes caças stealth) virá então decidamente confirmado a mudança de um paradigma estéril que preferia o número à qualidade e que tornava a força aérea num mero “auxiliar” das operações terrestres, um erro que haveria aliás de custar a Pequim a derrota contra o Vietname, na década de 80…

Fonte:flightglobal via Quintus

5 Comentários

  1. Outra coisa que acho que o Brasil deveria tentar entrar, caso possível.
    Se bem que parece que os chineses não gostam muito de ‘parcerias’ em armamentos. Corrijam se estiver errado, é apenas ‘achismo’ mesmo.

  2. Olha aí o “Xing Ling” voador vindo… o mais legal é que quando o assunto era o PAK-FA, sempre aparecia um monte de gente para dizer que ele: “não ia voar”, mas agora… Depois que voou e com força… Quem se arrisca dizer que “Xing Ling” não vai voar?

  3. Os japoneses fizeram o dever de casa, os chineses estão terminando o dever de casa e os indianos estão adiantando o dever de casa, e a nossa elite… acha que tudo que é bom tem que vir pronto de fora….. Tomara que eles tenham um figa na porta de casa. Há que inveja….

Comentários não permitidos.