China justifica presença na África como investimento ‘no povo’

http://www.eleconomista.es/imag/_v3/ECONOMISTA/Finde/225x250/dragon-africa.jpg

A China justificou neste domingo a sua crescente presença na África considerando que não é a principal potência estrangeira no setor de hidrocarbonetos do continente e que investe em “benefício do povo”.

“Observei que na comunidade internacional alguns não querem ver as relações sino-africanas se desenvolverem”, declarou o chefe da Diplomacia, Yang Jiechi, em uma entrevista coletiva à imprensa.

O ministro explicou que as importações chinesas de petróleo “representam apenas 13% de todas as exportações africanas, enquanto que Europa e Estados Unidos representam mais de 30%” juntos.

“Os investimentos chineses em petróleo na África representam apenas 1/16 do total”, acrescentou Yang.

Sobre a presença de Pequim no continente, o chanceler explicou que “a África pertence ao povo africano” e é preciso respeitar “sua liberdade de escolher seus sócios de cooperação e seus amigos”.

A China “constrói ferrovias, estradas, pontes e melhora a infraestrutura em benefício do povo”, disse.

Os chineses são acusados de “neocolonialismo” e de explorar os recursos naturais africanos.

Os investimentos diretos chineses na África passaram de 491 milhões de dólares en 2003 para 7,8 bilhões no final de 2008, segundo dados oficiais da China.

Sugestão: Gérsio Mutti

Fonte: Uol/Bol

8 Comentários

  1. Estamos perdendo tempo demais pra investir qualquer US$ na África, os nossos grandes amigos e companheiros chineses estão chegando com força, e se vacilar pegam até a A.L. também!!

    É… mas investir tantos Bi assim como eles fica difícil, mas um 1% ou até mesmo 0,5% do PIB nacional seria possível e ficaríamos bem na fita africana, certo que para os pobres brasileiros também merecem investimentos, ma vamos lá que estamos já atrasados, seja lá que aqui!!

  2. A China é a próxima potência. Enquanto americanos e europeus lutam contra suas mazelas (situações econômicas e políticas) os chineses, bem resolvidos politicamente e economicamente avançam pelo mundo, o Brasil com os politiqueiros e o zé-povinho neo-colonial não vai conseguir ser nada, aliás, vai continuar sendo o “país do futuro”. Sem querer fazer apologia à violência, mas o que o Brasil precisa é de umas bombas matando políticos por aí…

  3. Jomado, a África atualmente é território de “todos”.

    Por isso que deveríamos investir lá, alias, já não investimos? Angola, Moçambique, gostam muito de nós e até recebe alguns de nosso investimentos. Mais mesmo assim creio que deveríamos investir mais.

  4. Restrito só na cabeça deles, porque há tempos que chineses estão trabalhando na África. Muitas guerras de origens ideológicas já surgiram na África e a mesma continua uma terra de ninguém e aberta a todos. Hoje em dia está melhor, com a relativa estabilidade política no continente. Do ponto de vista estritamente africano, que venham os investimentos sejam de onde forem, necessitam de capital e investimentos. A África é enorme e com certeza possue muitas riquezas e oportunidades de investimentos também para o Brasil, especialmente em Angola e Moçambique, como ex-colônias portuguesas, muito embora o Brasil seje muito bem vindo na África por todos os africanos. Recursos financeiros são escassos, e justamente por isso, muito disputados. O Brasil está recebendo muitos investimentos do exterior, liberando recursos internos para investimentos externos. O Brasil tem tudo que tanto os latino-americanos como os africanos necessitam em bens de capital, tecnologia e bens de consumo, todavia, países da America Latina tendem a ser mais atraentes aos empresarios brasileiros tanto pela proximidade quanto pelos níveis de desenvolvimento já atingidos por esses países, em relação aos africanos.

  5. Olha o investimento na África pelo Brasil já acontece há algum tempo. O principal é o de infra estrutura e parceria com paises como Angola, Moçambique, Costa do Marfim entre outros. Tem gente de Angola e Moçambique que vem estudar aqui no meu estado de Santa Catarina, existe parcerias de troca de tecnologias no setor agrícola e até uma fábrica de turbinas sediada em minha cidade de Xanxerê fecho contrato para construção de cinco hidroeléticas em Angola até 2020. Ou seja, estamos muito próximos da áfrica e talvez com melhores intensões que os chineses, europeus e americanos. Graças aos africanos que no passado vieram ao Brasil a força, muito de nossa atual situação econômica se deve ao trabalho desta gente. Temos uma dívida histórica com a África.

  6. E tem mais o povo africano vive em guerra porque precisam lutar pela sobrevivência literalmente. É preciso oferecer condições de acesso a coisas elementarem com água, comida e educação. Especialmente Angola viveu uma guerra civil lascerante para sua sociedade e não querem mais pensar no passado e sim construir um novo futuro, na Paz.

10 Trackbacks / Pingbacks

  1. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  2. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  3. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  4. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  5. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  6. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  7. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  8. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  9. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china
  10. China justifica presença na África como investimento 'no povo … – china

Comentários não permitidos.