China diz que sanções não resolverão questão nuclear do Irã

http://graphics8.nytimes.com/images/2007/10/07/weekinreview/07myer_CA0.600.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Por Chris Buckley e Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) – O ministro do Exterior da China afirmou neste domingo que novas sanções não vão resolver o impasse sobre o programa nuclear do Irã e também culpou os Estados Unidos pelas tensões recentes na relação entre chineses e norte-americanos.

“Como todos sabem, pressões e sanções não são o melhor jeito de resolver o tema nuclear do Irã”, disse o ministro Yang Jiechi à jornalistas.

Os Estados Unidos e potências ocidentais querem que a China aprove uma proposta no Conselho de Segurança com novas sanções contra Teerã. Segundo o Ocidente, o Irã busca formas de construir uma bomba atômica e tem violado acordos de não proliferação nuclear.

Pequim já resistiu antes a sanções contra os iranianos, seus grandes fornecedores de petróleo. O ministro, na entrevista, enfatizou a relutância do país.

“Francamente, há algumas dificuldades envolvendo os esforços para resolver o tema nuclear iraniano, mas não achamos que os esforços diplomáticos foram esgotados”, afirmou.

Teerã nega que queira fazer uma bomba atômica e diz que o seu programa é para geração de eletricidade.

O rascunho de uma resolução feito pelo Ocidente amplia as restrições financeiras, mas não pede sanções contra a indústria de óleo e gás iraniana.

A China é um dos cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas com poder de veto.

O Brasil, que ocupa atualmente uma vaga rotativa no Conselho, também defende o diálogo em vez de sanções para tratar a questão nuclear iraniana

O tópico Irã é um dos que no momento têm tensionado as relações entre China e EUA. Recentemente, os dois países tiveram atritos sobre comércio, controle chinês sobre a Internet, venda de armas norte-americanas para Taiwan e em relação ao encontro entre o presidente Barack Obama e o líder tibetano Dalai Lama.

O ministro Yang culpou os Estados Unidos pelo desgaste. “Acredito que os EUA entendem muito bem os principais interesses e preocupações da China”, disse ele, referindo-se a Taiwan e ao Tibet.

(Reportagem adicional de Emma Graham-Harrison).

Fonte:Bol/Uol

19 Comentários

  1. Certo o ministro Yang Jiechi a dizer as coisas como são!!

    Então agora somos em três os países realistas, que sabem que tudo isso não passa de um pretexto para invadir o Irã, derrubar o governo democraticamente eleito deles, e saquear o PETRÓLEO até a última gota!!!

    Temos que mostrar que não aceitamos esse velho jogo de guerras e saqueos de fontes energéticas,e ainda que não somos bobos em cair na demonização mediátrica!!!!

    Hoje são eles, amanhã podemos ser nós, mesmo que eu veja esta ameaça ainda muito distante!!!

  2. Agora o Lula não esta sozinho na opinião que não adianta apertar o Irã contra a parede, e isso já era esperado depois das rusgas entre EUA e China no caso do Dalai Lama e na venda de armas para Taiwan.
    HJ nao acredito que haja condiçoes de uma invasão norte americana ao Irã, pode acontecer um bombardeio as instalações nuclerares más invasão com tropas sinceramente nao acredito.
    Como o Francoorp disse num futuro seremos pressionados também disso não tenho muitas dúvidas.

  3. “Governo democraticamente eleito”…

    Sei…

    Ah, tinha esquecido. Para essa rapaziada o Fidel Castro foi o “presidente” de Cuba e Chávez é um “líder eleito democraticamente”.

    Fico com medo de imaginar o Brasil do futuro nas mãos da esquerda…

  4. Meu medo é que os terroristas de direita voltem a governar o país, os corruptos sanguinarios ja depalperaram o Brasil por séculos e levaram o dineiro para paraisos fiscais, deixaram o país cheio de favelas e agora querem voltar o poder para roubarem o que levamos oito anos para construir, viram que o Brasil voltou a ser rico e querem novamente roubarem tudo a mando do maior ladrão da história mundial, chamado EUA. Fora direitistas lacaios e ladrões.

  5. Lecen:

    Por que não foi???

    Mas o Karzai no Afeganistão foi né, e o Lobo em honduras também, todos dois sem fraudes né!!!

    Que eu saiba lá no Irã tem eleições, as mulheres vão na escola e nas universidades, dirigem, e podem trabalhar também, completamente diferente do amigo do peito dos yankees, a Arabia Saúdita!!!!

  6. Não sei do Afeganistão, mas acompanhei com cuidado o que ocorreu em Honduras.

    As eleições foram limpas, sem irregularidades.

    Mas o que você sabe desse assunto? Aliás, o que você sabe a respeito de qualquer coisa relacionado a geopolítica?

    No meu altar, heróis são Dom Pedro II, Duque de Caxias, Osório, Tamandaré, Marquês de Paraná, Visconde do Rio Branco, Barão do Rio Branco, José Bonifácio, André Rebouças, Joaquim Nabuco, etc…

    E no seu? Che Guevara, Fidel Castro, Lula, Hugo Chávez, Lamarca, Mahmoud Ahmadinejad, Stalin, Lenin, etc…

    Cada qual com seu credo. Eu defendo as democracias. Boa parte da rapaziada daqui morre de amores por ditaduras.

  7. O perigo é um pais belicoso como o Irã obter armas nucleares, com um leque de apoio maciço a grupos terroristas. Devem obviamente aplicar novas sanções como prioridade, mas se nao resolver que se use a força. Esse pessoal nao conhece outra linguagem.

  8. Francoorp de nada adianta, o Lecen sente repudio por todos aqueles q se oponham ou nao concordem com a politica externa norte americana.
    Ja agora Lecen, foi eleito democraticamente sim e com observadores internacionais.
    Que nao concordes com os usos e costumes desse povo é uma coisa agora dizeres q nao foi eleito é outra.

  9. O amigo citado abaixo, falou tudo no primeiro post… o que eu completaria é que deveriamos quadruplicar o investimento e armamentos. E não adianta dizer qua não há recurssos, pois na última crise financeira surgiu
    dinheiro para salvar os vagabundos (sistema financeiro).

    Esta ameaça já esta em cima de nós. (Inglaterra nas Malvinas). Sem contar as bases estadunidenses na Colombia.

    Francoorp
    “Hoje são eles, amanhã podemos ser nós, mesmo que eu veja esta ameaça ainda muito distante!!!”

  10. Vindo de um sujeito cuja alcunha é “URSS”…

    Por que vocês não se mudam para a Cuba para ver como é um paraíso aquele inferno?

  11. Lecen,
    Pega leve. Não suponha coisas. Argumente e cobre argumentos sempre.
    Sobre governos eleitos, cada país reconhece o que mais lhe agrada. Por exemplo: EUA são parceiros dos Sauditas mas ao mesmo tempo condenam atrocidades iranianas e cubanas. Como assim? Os Sauditas executam presos com espadas em praça pública…cometem atrocidades tanto quanto.
    Então meu amigo Lecen, não seja hipócrita, os EUA defendem seus interesses assim como o Brasil defende os dele e isso não significa que nosso governo ou quem tem noção de geopolítica e adota um ponto de vista diferente do seu seja necessariamente comunista ou radical como vc menciona.
    E Cuba deve ser uma droga. Um inferno.
    Mais uma coisa: O mundo bipolar acabou. Não há mais comunistas versus capitalistas. Agora há busca incessante por influência em países-chave, possuidores de materia prima abundante e que limitem ações de seus prováveis “concorrentes” no mundo. Não vou citar pois creio que você consiga descobrir bons exemplos.
    Esse é o jogo atual no qual o Brasil começa a entrar. Defenderemos nossos interesses em países chave que julgarmos interessante com o governo ou comando legítimo, se não for legítimo o Brasil não entrará no mérito desta questão pois os interesses nacionais estarão acima disso e se algum país tem problemas internos, que sejam resolvidos internamente. Não faremos como os EUA.

  12. E outra coisa.
    Não acompanhe a Geopolítica Mundial baseando se no que encontra num Estadão, Folha de São Paulo e muito menos Caros Amigos.
    Algumas mídias do Brasil demonstram, no caso Irã, que somente o Brasil não apóia o embargo quando que China e Rússia não o apoiarão também. Isso é ser tendencioso. Cuidado.

    Abs

    Alex

  13. Acredito que não é oportuno falar preferências ideológicas, se são de direita ou de esquerda. O Irã está tentando resolver seus problemas e tem muito mais liberdades para seu povo que a maioria do mundo Árabe. Fraude? Existe em qualquer lugar.
    O Irã tem se virado bem sem a “democracia” ocidental. Só querem produzir energia a partir de geradores nucleares até onde eu sei. Caso o ocidente considere isto perigoso porque não oferece outras alternativas de geração de energia como Eólica e Solar por exemplo antes de ameaçar da maneira como estadunidenses, franceses e ingleses estão fazendo?

  14. Lecen:

    Vi que ficastes sem argumentos válidos e assim comessaste a praticar a velha tatíca de ataques pessoais afin de demereçer e desacreditar a outra parte. Essa tatíca é velha quanto a própria política, vejo que tens ainda tanto a aprender, principalmente em questão de diálogo, parece que ficas todo ofendido se alguém pensa diferente de você.

    Agora não venha querer discutir geopolítica se tu não conhece o fundamento básico da geopolítica internacional, ou seja, se és indepêndente não deve alinhar-se a nenhuma geopolítica estrangeira!! Tu sugirás próprio o contrário, braços e abraços com a política do Tio Sam e da U.E. … estamos seguindo no jogo de forma livre e desimpedida, se os Russos e Chinenes têm a nossa mesma opinião, ótimo, mais não quer dizer que os dois primeiros sejam nossos inimigos! No mundo geopolítico não existem amigos, somente interesses, e as vezes estes interesses não coincidem, e iniciam as guerras, mas no caso da nossa novissima geopolítica, a questão militar em contendas internacionais ainda esteja distante. É por isso que existem guerras, e não por causa de democracias ou não!!

    E ainda vem perguntar o que eu entendo de geopolítica??

    Quanto a dizer que não sabes do caso das eleições afgãs de 2009, eu não sou ingênuo, não caio nesta desculpa,sendo que o senhor vem aqui dizer que sabe tudo e nós não sabemos nada.

    O Karzai em prática anulou o segundo turno das eleições, as investigações feitas pelos observadores internacionais constatou que os votos válidos para o Karzai deveria ser reduzido de 47%, pois era impossível ter tantos votos mentre o número de votantes não era correspondente, assim ficando no poder novamente sem o voto popular, lembrando que da 1° vez ele foi imposto pelos Yankees invasores, normal esta imposição, pois ele trabalhava na Unocal que é uma empresa de prestações de serviços ligadas ao petróleo, era um dirigente importante, e empresa petrolífera Unocal, é a mesma que está participando da criação do gasoduto que sairá do Mar Cáspio para o Ocidente através do território afegão… E os Yankees disseram que tudo isso reforçava a democracia, e que anulação das votações do segundo turno sem refazer uma nova votação legítima para os observadores internacionais, não é nada de grave para uma democracia!! Vamos fazer isso aqui no Brasil também então, só pra ver a reação internacional..

    Honduras teve eleições com um alto número de abstinências, normal onde não é obrigatório o voto formando-se assim currais eleitorais, e não venha me dizer dos dados oficiais, eu pessoalmente não acredito em nada de oficial de uma nação que retirou o presidênte do poder por querer fazer uma consulta popular, de uma nação onde por lei as consultas plebicitárias(Voz do Povo) são ilegais, deixando assim o país ao completo controle das decisões da elíte, de uma nação onde o presidênte vem tirado da cama e levado ao exilio de pijamas, demostrando assim completo desrespeito por um líder eleito pelo povo, desrespeitando mais uma vez a voz do povo!!

    Me desculpe mas creio que acreditar em algo oficial de uma republiqueta das bananas assim é até pior que em ditaduras como a Arabia Saudita, Jôrdania, Afeganistão e outros amigos democráticos dos Yankees…

    As verdades universais não existem meu caro, o bem e o mal o são apenas considerações individuais e o mundo não é em preto e branco, mas cinza!!

    Sds.

  15. A posição chinesa apenas mostra claramente que as nações divergem, e para isso existe a diplomacia.
    Não existe de fato mais alinhamentos automáticos no mundo. Mesmo quando havia, o Brasil tomou várias vezes uma postura contrária aos EUA, por exemplo, e isso em nada afetou nossas relações com eles.

    A China não quer saber de questões como fundamentalismo, eleições , etc.
    E nem deve mesmo, ações são em direção ao interesse nacional chinês.
    Não me venha ninguém dizer que, por exemplo, a França vota por ‘democracia’, ou ‘liberdades’. Vota de acordo com interesses franceses, e sempre foi assim, e assim mesmo é que deve ser.

    Na avaliação da diplomacia brasileira, votar pelas sanções agora não atende aos interesses brasileiros, enquanto há espaço ainda para negociar (negociar mesmo, não impor condições).
    É apenas isso, nada mais além disso.
    Não entendo porque esse ‘drama’ todo em relação à postura brasileira na questão a não ser pela tentativa de ‘demonizar’ o Brasil num próximo passo.

    O Irã não é mais ameaçador à paz mundial que vários países da região e mesmo fora dela.
    O problema é, todos vêm isso, o controle por uma região de petróleo.
    Por favor, informem-se a respeito das ‘ações democráticas’ tomadas (pelas ‘nações livres do ocidente) contra o Irã nos anos 50 que verão claramente isso.
    Na ocasião, devido à nacionalização de uma empresa ocidental de petróleo, foi deposto por um golpe militar, com apoio de ‘potências ocidentais’, o primeiro ministro Mohammad Mussadeq, passando o Irã a ter um imperador, Mohammad Reza Pahlavi (já no poder por imposição britânica principalmente), favorável ao ocidente, e que ‘reinou’ com poderes ditatoriais por mais de 20 anos , de modo nada democrático, e algo violento, embora até pudesse ser classificado como ‘déspota esclarecido’ em muitas questões.
    Não há questões éticas nessa relação Irã-Ocidente, apenas interesse e conflitos envolvendo o petróleo.

    Lembrem-se que um dos pontos das imposições (que o ocidente chama hipocritamente de ‘diálogo’) internacionais ao Irã é o de aderir ao chamado Protocolo Adicional ao TNP.
    Como se recusa também à aderir a esse protocolo Brasil não pode exigir isso do Irã. Vejam que não é nenhum ‘anti-americanismo’, nem ‘alinhamento com ditaduras’, é apenas coerência em uma questão que nos é afeita.

  16. Ah, o poderio bélico do Irã sempre foi aceito e até suportado pelo ocidente quando isso é conveniente.
    Agora é que o Irã tornou-se ‘ ameaça à paz mundial’ (que paz ??? ‘ta’ coalhado de guerras e conflitos pelo mundo).
    Não se trata de defender o Irã, trata-se de preparar nossa própria defesa, pois em breve seremos taxados de ‘perigo’ para o mundo.
    Motivos diversos já foram inventados ecirculam tem décadas…

Comentários não permitidos.