Brown visita tropas do R.Unido no Afeganistão e promete mais equipamentos

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01108/Brown_Afghanistan_1108238c.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Londres, 6 mar (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, visitou as tropas britânicas que operam no Afeganistão depois que o orçamento para o Exército do país durante o conflito no Iraque foi questionado pela comissão Chilcot, informou hoje um porta-voz de Downing Street.“Minha visita é uma oportunidade para agradecer aos milhares de soldados das tropas britânicas, afegãs e internacionais e às dezenas de especialistas civis que trabalham para a estabilização do país”, disse o premiê.

Durante a visita surpresa, o líder trabalhista prometeu ao Exército mais 2 mil detectores de metais e revelou o plano de equipar as tropas com 200 unidades de um veículo especial para patrulhas.

O anúncio foi feito depois que uma comissão questionou o uso no Iraque de um modelo de carro considerado pouco seguro.

Brown, que chegou ao Afeganistão após o depoimento que deu ontem, considerou “correta” a participação do Reino Unido no conflito e classificou como “adequados” os motivos de sua presença na nação asiática.

O porta-voz de Downing Street, no entanto, assegurou que a visita de Brown à província de Helmand não esteve relacionada ao depoimento dele à comissão Chilcot.

Ontem, na audiência com os especialistas que investigam o envolvimento do Reino Unido na invasão ao Iraque (2003), Brown se defendeu das acusações de que, durante o conflito, quando era ministro das Finanças, teria economizado verba destinada ao Exército.

O premiê negou categoricamente que o orçamento econômico fosse insuficiente para as tropas e que os soldados britânicos ficaram mais expostos por causa da falta de recursos.

Fonte: Bol/Uol