Conferência internacional vai debater em Brasília o futuro da língua portuguesa

[CPLP+-+FIGURAS+EM+TORNO+DO+MAPA.jpg]A capital brasileira será sede, de 25 a 31 de Março, de uma Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa, que culminará com a VI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP.Além dos oito Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, participarão nas discussões representantes da Guiné-Equatorial, Ilhas Maurícias e Senegal, na qualidade de Estados observadores associados.

A Conferência debaterá medidas para garantir a adopção da Língua Portuguesa nas grandes organizações internacionais, debates literários sobre tradução, o português na internet, processo criativo, entre outros temas.

7 Comentários

  1. Essas coisa dessa nossa língua…

    E o pior é esse novo acordo… Um prejuízo do cacete, para o Brasil, para os outros eu não sei…

  2. Na minha opinião esse nova “maneira” da língua portuguesa tem seus pós e contra.

    Contra: Está dando uma dor de cabeça nos membros e dos países locais, e vai ser mais difícil de por em prática do que imaginam.

    Pós: Vai tentar aproximar ainda mais os países com língua nativa portuguesa e vai facilitar a comunicação entre esses países sem a famosa, linguagem local (o uso do ph, K/w/y, uso de fonemas locais, etc) . E também como diz o texto vai ampliar a adoção da nossa língua em grandes organizações internacionais (Games, Filmes, etc)

  3. Mas a maioria de tudo que é na língua portuguesa na internet é proveniente do Brasil.
    Não seria mais “correto” eles adaptarem mais as deles a nossa maneira do que nós à Portugal?

    95% da linguagem portuguesa é brasileira minha gente!!!

  4. Leandro, não tenho tanta certeza sobre essa ampliação da adoção do português não… e nem sequer tenho certeza de que essa ampliação não poderia ser feita usando-se somente o português brasileiro (o famoso pt-br).

    Não desprezando nossos irmãos portugueses, mas temos mais mercado consumidor, mais gente e hoje muito mais força.
    Estamos colocando dinheiro nessa CPLP à toa, nós bancamos boa parte dessa brincadeira e os lucros são pífios! (não estou falando de lucros financeiros).

    Tenho em minha família várias pessoas ligadas ao ensino de nossa língua e todas (disse todas sem excessão) consideram que a reforma dificultará em muito o processo de aprendizado do português por parte das crianças, pois existem situações onde a alteração de acentos ou formas de escrever vão tornar a escrita levemente diferente da pronúncia (lamento não me recordar de nenhum exemplo no momento), e isso é um ponto que professores consideram essencial na língua como um fato de facilitar o ensino.

    Enfim, o tempo vai dizer e quem sabe daqui a 20 anos essa mudança vai ser comemorada e eu até vou ter engolido o negócio… Só sei que hoje não dá!

  5. A nova ortografia já foi aprovada por todos os governos dos países da CPLP, porém Portugal está com dificuldades para implantá-la pois a população considera que esta nova ortografia é uma imposição do Brasil. A língua portuguesa vai ficar oficialmente mais próxima do nosso modo de falar e escrever que do deles. Os países africanos estão aguardando o resultado desta disputa para tomar suas decisões. Enquanto isso, o português, como língua falada por cerca de 300 milhões de pessoas, perde espaço nos ambientes internacionais de comunicação. TV’s, internet, softwares etc.

    Seria muito bem vinda uma decisão que obrigasse a todos por em prática aquilo que já é lei em toda a CPLP.

  6. Luiz Medeiros foi isso que pensei também, no que vc, diz a respeito da adoção da nossa língua em grandes empresas. Como vc disse atualmente devido ao nosso mercado em potencial será Pt – br (alías essa medida já está acontecendo). Por isso eles querem simplificar a Língua portuguesa, e tentar excluir o máximo das possíveis “linguagens locais”.

  7. Solon Neto
    >
    Enquanto isso, o português, como língua falada por cerca de 300 milhões de pessoas, perde espaço nos ambientes internacionais de comunicação. TV’s, internet, softwares etc.

    Não meu chapa, pelo contrário, o Brasil está crescendo e graças a nós, o português é uma língua que as pessoas querem aprender.
    É duro o fato de portugal saber que as pessoas só querem aprender português para ir morar ou trabalhar no Brasil.
    Graças as nossas novelas, até os russos querem aprender a falar português (e aprendem em Portugal).

    Teve o caso de uma fã japonesa (!) de futebol que aprendeu a falar português só por causa de um certo jogador famoso la no japão.

    Enfim, no futuro, o Brasil vai ser mais e mais famoso, além de rico, muitos vão querer aprender a falar português (assim como muitos aprendem inglês)

Comentários não permitidos.