Após a eleição de Obama, cresce o extremismo dentro dos EUA

http://blog.cleveland.com/metro/2009/03/large_John-Boehner-Feb23-03.jpg

Relatório anual mostra a hostilidade às políticas da Casa Branca

Marília Martins

NOVA YORK. Os EUA estão vivendo um surto de ódio com o aumento de grupos extremistas e de milícias que orientam-se pela raiva diante da crise econômica, pela hostilidade às políticas de Washington, pelo ódio racial e pela crescente propagação de teorias conspiratórias contra o predomínio americano e a “instalação do socialismo no coração da América”. Este é o resultado de um relatório divulgado hoje pelo Southern Poverty Law Center (SPLC), um dos grupos mais proeminentes de defesa dos direitos civis nos EUA, que acompanha exatamente o crescimento de “grupos patrióticos com ação discriminatória”.Segundo o relatório, houve aumento de 250%, com mais de 500 grupos pregando o racismo e pedindo livre porte de armas. Os racistas do tipo skinheads são o grupo que mais aumentou entre americanos, especialmente nos estados do sul dos EUA, com destaque para o Texas, a Geórgia e para a Carolina do Sul.

Teorias conspiratórias falam de complô mundial

De acordo com o documento, houve aumento também expressivo no número de sites que protestam contra o governo, fazendo sátiras com a figura de Obama, e que pregam o ódio contra negros, de forma violenta. Nesses sites, teorias conspiratórias falam de um “complô mundial” para impor o socialismo e aumentar o tamanho do estado em detrimento das liberdades individuais e dos direitos dos brancos. Há também convocações para grande manifestação pública em Washington no mês de abril em defesa da liberação total do porte de armas.

Obama aparece com a cara do Coringa do filme “Batman” e seu governo aparece como parte de um “Evil Empire”. Esses grupos estão promovendo comícios em que os protestos contra Obama aparecem em cartazes dizendo que “a árvore da liberdade precisa ser regada com o sangue de tiranos”.

– Os sinais de radicalização política estão produzindo números impressionantes no aumento dos grupos que pregam o divisionismo e o ódio. Registramos mais de 136 novos grupos contra imigrantes, incluindo milícias que andam armadas. Se somarmos os grupos racistas, ou de defesa da supremacia branca, com as chamadas “milícias patrióticas”, que são organizações que pregam ódio contra imigrantes em geral, teremos um total de 926 novos grupos apenas em 2009, espalhados por 28 estados americanos. É um aumento alarmante, especialmente quando se leva em conta que a insatisfação é alimentada neste momento pela crise econômica – avalia Mark Potoc, do SPLC.

O pesquisador acrescenta que as teorias conspiratórias estão sendo também espalhadas por programas de rádios conservadores, que replicam o tom inflamado de locutores conhecidos nacionalmente como Rush Limbaugh, apresentador do Rush Limbaugh Show, um dos programas de maior audiência do rádio nos EUA, veiculado na Premiere Radio Networks, e de Glenn Beck, um dos principais locutores da Fox News, a maior emissora de TV conservadora nos EUA. Ao grupo juntou-se recentemente Lou Dobbs, ex-apresentador da CNN, que atualmente tem também um programa de rádio de protesto contra imigrantes.

Fonte: O Globo via CCOMSEX

11 Comentários

  1. Como dizem por aí:

    – Loucos Somos Nós!

    O que eu quis dizer foi que a sociedade norte americana está como o amigo aí de cima disse se ruindo.

    Alias, nossa sociedade não está taum longe da realidade dos nossos “irmão do norte” naum, basta olhar como hoje uma familia típica brasileira se comporta, principalmente os jovens!

  2. Só complementando…

    Pelo jeito os EUA realmente cairão, não que eu seja a favor, mais pelo contrario!

    Mas, bastamos olhar para a história, e veremos que todos os grande impérios da humanidade caíram, e os EUA não foge a regra. Mas acho que quando eles perderem sua “grande presença” no mundo eles serão como a Ex – URSS, ou seja naum serão fortes econômicamente, mais ainda terão suas Forças Armadas (claro que em nº reduzidos) como forma de dissuação.

  3. A Europa com a imigração árabe e os EUA com a imigração latina. O século XXI será realmente diferente.

  4. É por essas e outras que não se pode confiar nas palavras de um governo. Agora Obama, com cara de bonzinho, depois, outro “Bush”, com uma política interna mais dura para assegurar a hegemonia dos EUA.

    Agora veja como isso pode se revelar uma espécie de “incógnita” no humor de Washignton no programa F-X2.

    O programa da compra de caças é algo que vai demorar em torno de uma década, até que toda a tecnologia tenha sido “entregue” (mas não totalmente absorvida).

    Imaginem se o A/F-18 Super Hornet ganhasse mas de uma hora para outra, o novo governo assume e faz uma “revisão” da política externa e não aceita a transferência de tecnologia com o pretexto de “não desequilibrar tecnologicamente a América Latina” como se a tecnologia pudesse além de tudo, significar um acordo que só favoreceu o Brasil (um país que não é o que chamamos de “alinhado à Washington”) fazendo com que seus aliados mais tradicionais como Grã-Bretanha, Austrália, Japão ficassem pensando que o EUA favoreceu o Brasil por acordo “obscuro” ou coisa parecida. Ou seja, seria uma afronta a seus aliados.

    -Ora, nos negam tecnologia, a nós que sempre fomos a favor de seus interesses e oferece a um país que só se alinha a países indesejados à nós e atrapalha nossos interesses ???

    Isso pessoal, poderia muito bem ocorrer no próximo governo. E sem mais nem menos, uma intervenção no acordo poria fim a transferência do programa F-X2 sem a devida “transferência”.

    E aí? Não acreditou? Então porque essas reviravoltas no governo americano?

    Uma hora o presidente assume prometendo acabar com o Efeito Estufa, prometendo acabar com a fome na África, prometendo ser o primeiro país a pisar em Marte, prometendo tudo para ganhar.

    E quando ganha? Nunca cumpre e seus assessores começam a se virar contra ele, algo que é muito comum na política de Washington.

  5. Assim como no Brasil, nos EUA quem manda são os empresários meu caro.

    Você acha mesmo que o Lula é de esquerda?

    Não existe mais esquerda, ou melhor, não com a ideologia socialista de antes.

  6. Eu vi o discurso de Barack Obama no Congresso dos EUA, e me deu pena! Todas as vezes que ele falava em mudanças (“the change is coming”! Remember??) a reação do Congresso era pouco entusiasmada! Com um Congresso de merda que ele tem qualquer mudança será chamada de “comunismo”. Pronto. Conseguirão aterrorizar a classe média e atender o interesse dos lobbys que pagam suas campanhas, os verdadeiros patroes.

    Vale a pena ver também pelo youtube.com a discussão dele com os congressistas sobre a reforma do sistema de saúde. Basta procurar “Barack Obama Health Care CBS”.

    Sds.

  7. Consciente :
    Tio Sam está sendo roido por dentro… Quem diria não?

    Perfeito, amigo! 😉

    Exatamente como Roma, a história mais uma vez se repete.

    Um abraço.

  8. Marcelo Bahia :

    Consciente :
    Tio Sam está sendo roido por dentro… Quem diria não?

    Perfeito, amigo!
    Exatamente como Roma, a história mais uma vez se repete.
    Um abraço.

    Simplesmente perfeito os coméntarios.

    Eu raramente consigo ter esta capacidade de sintése que acerta na mosca assim desta maneira!!

    Parabéns aos dois!

  9. “teremos um total de 926 novos grupos apenas em 2009, espalhados por 28 estados americanos.”

    Quem vencerá no fim, os estremistas ou o estado democrático???

    Estranho… parece que já escutei esta pergunta antes… era o 2001 ou 2010??

Comentários não permitidos.