Tropas americanas no Afeganistão mudam de estratégia na guerra contra o ópio

http://morris108.files.wordpress.com/2009/10/afghan-opium.jpg

Vale a pena rever o vídeo postado aqui no Plano Brasil, “onde á fumaça, há Fogo“….[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Kc8w0IX4UQc&feature=player_embedded]

 

Sugestão: Gérsio Mutti

Jacques Follorou
Lana Lim

Para os britânicos, responsáveis pela província de Helmand em nome da Otan, uma destruição das plantações levaria as populações locais para os braços dos insurgentes. Além disso, uma ação radical demais desestabilizaria a economia do país, dependente dessa produção. Em 2009, no vilarejo de Sanguine, a missão das patrulhas britânicas não era destruir as dezenas de laboratórios de transformação de ópio em heroína que ali se encontravam. Esses laboratórios eram compostos por um barril e produtos chamados fixadores, necessários para transformar a papoula e o ópio. Tudo isso valia US$ 50 e sustentava uma família inteira.

Trabalho de proximidade

Os canadenses, responsáveis pela província de Candahar, adotaram uma política bastante parecida. “Se interceptamos um caminhão de papoula, detemos os motoristas. Senão, preferimos iniciar um trabalho de proximidade junto aos agricultores, incentivando-os a optar por outros cultivos, como o trigo”, explicavam, na terça-feira (2), no quartel-general das Forças Canadenses em Candahar.

Em seu relatório, publicado no fim de 2009, a ONUDC garantia que os talebans só tiravam “10% a 15%” de suas rendas do tráfico de ópio, graças às taxas recebidas sobre o tráfico. Ainda segundo a agência, 60% dos deputados afegãos estão ligados a pessoas que têm algum interesse no tráfico de ópio. Esses interesses explicariam o pouco de empenho dos policiais afegãos encarregados da erradicação das plantações de papoula. Em 2008 e 2009, somente 4% das colheitas haviam sido destruídas.

“Tudo isso certamente explica a mudança de estratégia dos Estados Unidos. E, acima de tudo, isso vai ao encontro das técnicas de contra-insurreição aplicadas hoje e que implicam uma aproximação com a população”, observava, na terça-feira, um membro do departamento de Estado em Candahar.

Já em Cabul, dois dias após a decisão de Washington, o governo anunciou um plano de erradicação dos campos de papoula em grande parte do país, especialmente no Sul.

Fonte: UOL/BOL

2 Comentários

Comentários não permitidos.