Relações Militares Brasil-Rússia, PAK FA para o Brasil?


[pakfa1gray.jpg]

Chamo a atenção para a matéria publicada no Defesa@Net sugerida pelo participante Sivooca, especialmente para o último parágrafo.

E.M.Pinto

Após muitas incertezas e indecisões: se a Rússia estaria ou não no Programa F-X2 (ver o texto F-X2.5 e a declaração do Diretor Geral da Rosoboronexport à DefesaNet) e também a questão da transferência de tecnologia por parte dos russos as relações Tecnico-Militares-Industrias Brasil-Rússia avançam.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (04 Março), o texto do acordo de cooperação Técnico-Militar firmado entre Brasil e Rússia em 2008, no Rio de Janeiro, quando da visita do Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev ao Brasil. O texto foi finalmente aprovado após ter ido ao Plenário por mais de 15 vezes.

O texto do texto do acordo de cooperação Técnico-Militar abre caminho para outros assuntos inclusive na área espacial, pois o jornal Valor menciona o desenvolvimento do VLS-4, Cruzeiro do Sul, com auxilio de cientistas russos.

O acordo prevê promover a cooperação campos da pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamento profissional; intercâmbio de pessoal docente e discente; realização de visitas recíprocas e encontros voltados para a realização de programas conjuntos; e outras áreas técnico-militares de interesse para ambas as partes.

O ministério da Defesa e o Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia serão responsáveis pela coordenação e execução do acordo e uma Comissão Intergovernamental brasileiro-russa de cooperação técnico-militar será criada para implementar os termos negociados. (A íntegra do acordo pode ser acessada no link)

Outros itens relevantes do atual momento Brasil-Rússia:

Aquisição de helicópteros Mi-35 pela FAB. O Primeiro lote dos helicópteros já foi recebido e prevê-se o início de operações ainda este ano;
– Aquisição de lotes de mísseis IGLA para a FAB e o Exército, assim como sistemas de treinamento. Missões da FAB e do Exército já foram para a Rússia para treinamento, e,
– Oferta do sistema de Defesa Aérea Tor.

O Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev visitará o Brasil em Abril. Não há detalhes ainda da agenda. Porém muitos dos itens acima serão rearfimados. Assim como a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do PAk-FA T-50, o caça russo de quinta geração que vou pela primeira vez no dia 29 de Janeiro de 2010.

Fonte: Defesa@Net

26 Comentários

  1. A relação entre Brasil e Russia ainda esta muito obscura, não no sentido pejorativo más no sentido de falta de informação, com certeza seria maravilhoso ter essa formidavel maquina de guerra lá por 2017.
    E.M.Pinto qual sua opinião a respeito dessa relação? Pode dar bons frutos?

    • Leandro, sinceramente na minha opinião os Russos até podem oferecer ao Brasil algo no programa PAK-FA, entretanto acho que a decisão da FAB e do governo é pelos 4.5G + um UCAV que estaria sendo desenvolvido.
      Para mim, apesar de ser o meu preferido e é de tempos, aliás se você for ao Defesa BR do meu amigo Roberto, verá que propúz isto em 2005-2006 quando ainda nem se pensava nisso, antes mesmo do Unger falar sobre ele.
      Mas para mim perdemos o PAK FA e só vejo uma possíbilidade de termos este caça no futuro, se tivermos por compra direta sem nada em troca.
      infelizmente.
      mas continuo sonhando com estas máquinas nas cores verde amarelas, porém triste de não termos participado deste programa.
      Grande abraço
      E.M.PInto

      PS: leia o que escrevi sobre o PAK FA no DefesaBR onde propunha um F-50 (não é coincidência o indicativo).
      http://defesabr.com/MD/Planobrasil/Programasaturno/md_projetoaquiles.htm
      as artes e a concepção total é minha pretendo retornar este programa atualizando e colocando novas adaptações bem como novas artes.
      veja o desenho do caça que propunha.

  2. Vou colar:

    Acabei de ler este texto do defesa Net, este acordo “espacial” é uma coisa, MI-35 é outra coisa, e Igla é aquela coisa, mas o PAK-FA é a “COISA”!!!

    Um projeto completamente novo, uma arma de dissuasão no confronto dos Yankee/U.E/China/Paquistão, coisa secreta que ninguém tem detalhes, não é que vão chamando todo mundo pra participar, ainda mais o Brasil, que basta que o Tio Sam chamar e nós falamos tudo pra eles, são tão bonzinhos conosco… essas tecnologias do PAK-FA devem ficar secretas aos Yankees pelo maior tempo possível, e o Brasil não seria em grado de manter o segredo militar por muito tempo, não em aviação, teríamos embargos de componentes para a Embraer, impedimentos de expotações para os USA=U.E., temos que caguetar e basta, sabemos como é o jogo e eles usariam todos os meios legítimos e ilegítimos para nós presionar a entregar o “ouro” do PAK-FA. Creio eu que seria assim, não é ser anti-yankee não, é assim o jogo geopolítico, e creio que é muito realístico este cenário mesmo!

    A impressão que tenho deste artigo do DN, é de um otimismo quase infantil!!

    Outro ponto negativo é que o protótipo já está em fase de testes, entrar agora é quase impossível, poderia gerar complicações no desenvolvimento anteriormente planejado, ou seja, poderíamos impor modificações que os outros sócios não tinham estabelecino no cronograma, e nem nas pesquisas de matériais, desenhos, componentes compósitos, elétricos, eletrônicos, etc, e isso geraria atritos entre os sócios e atrasos do projeto final, estamos atrasados demais pra entrar assim, com o Bonde andando… creio eu.

    Creio também que os fundos para o projeto já estejam completos, podería tem uma esplosão de despesas, ai neste caso quem sabe nós ofereceriam uma participação miníma no programa, muito miníma mesmo, mas entrando com muitos US$… mas creio que se estourarem o teto de despesa, os dois construtores meteriam a mão no bolso sozinhos com muito gosto, pois assim somente eles teriam acesso total ao projeto e a produção, mantendo o controle sobre tudo e sem eventuais “novos Sócios” querendo meter o bedelho no projeto, e atrasando tudo de novo!

    Creio que já passou o trem, e nós o perdemos!!

    Agora só de prateleira amigos, com uma versão de exportação aquém da versão original, pecado mas creio de novo que mesmo de prateleira estaria muito bem na FAB!!

    Valeu!!

  3. Falou tudo xará! hehehe

    Só complementando o que vc disse…

    Muita água vai rolar debaixo desse acordo entre Brasil e Rússia, muitas surpresas virão. Em falar nisso alguém se lembra do memorando que foi assinado em 2008, em Brasilia que anunciava a entre outras coisas a cooperação para o lançamento de satélites, desenvolvimento conjunto do PAK FA?

    Pois é a noticia sumiu! Naum foi confirmado nem foi desmentido. Pode ser que esse seja um dos “segredos” que escondem esse acordo entre Brasil e Rússia.

  4. Em falar nisso E.M.Pinto, o que vc acha sobre os UCAV’s na FAB? Seria uma idéia que ajudaria a cortar custos? E tbm tem o Neuron será que com a vitória do FX-2 pela França não teríamos chance entrar nesse projeto?

    • Leandro Mello.
      As cosias são mais ou menos assim.
      Ao que parece somente EUA, Rússia e China desenvolverão um caça 5ª geração, pelo menos são so poucos que tem $$$$ e conhecimento para isto.
      Os Europeus não irãod e 5G a Dassault lidera o programa Neuro e a tendência na Europa é operar 4G ou 4.5G se preferir em associação com UCAV (6G), 5G? somente o F 35 nos países da NATO.
      ou seja o que os Europeus pretendem é comprar o F 35 pura e simplesmente sem ter que desenvolver seu modelo, a França vai de 4.5G + 6G direto operando os dois conjuntamente.
      Creioq ue a FAB optou por esta opção, desenvolver um UCAV para ataque reconhecimento SEAD e vai adquirir um 4G (FX 2) para ser os eu caça de superioridade aérea.
      Eu pessoalmente apostaria noutra forma, num 5G + 6G PAK FA + numa plataforma não tripulada derivada deste programa.
      Quanto ao programa do UCAV da FAB, ainda não temos informações sólidas sobre ele, apenas de sua pretenção, porém conforta saber que há este interesse, espero que o programa seja bem conduzido e que seja ambicioso para que tenhamos uam plataforma digna do termo 6G.
      nquanto a sua pergunta sobre a provável participação da Dassault, bem, em se tratando de Europa este seria o parceiro ideal mas certamente o programa brasileiro poderá incluir outras empresas como a SAAB que também está no programa Neuron e que seriam certamente ambos juntos excelentes parceiros.
      Grande Abraço
      E.M.Pinto

  5. Me desculpem, mas essa matéria do Defesa@Net é referente a fevereiro de 2009, não creio que o SU-35 poderia entrar no FX-2 ou FX-2.5 como queiram, principalmente agora na hora de bater o martelo.
    Quanto ao PAK FA, sou da mesma opinião que o Francoorp, o trem já passou, e nós o perdemos!!

    • Salve Arne Nelson. estás certo em afirmar a data da matéria citada, mas o Editor Nelson Düring a usou uam vez que serve de fundamento para o fato de que os Russos nunca teriam desistido do FX-2 o chamado Fx-2.5 conforme a nota.
      o Importante desta nova matéria é a visita oficial do Putin e a possibilidade da Rússia pressionar novamente para a retomada das negociações do Programa PAK FA com o Brasil, a visita é para breve.
      Grande Abraço
      E.M.Pinto

  6. Um dia disse ao Ronin, o Senhor das Dúvidas..rs.rs..”Pensamento da FAB: Se não posso ter o que quero – SU 35BM (vetado pelos ianques), nem tampouco o PAK FA T-50 – então não quero nada! Resultado: escolheram um avião invisivel ou indetectavel a qualquer radar, por mais avançado que possa ser, escolheram um que simplesmente não existe!!!!…rs..rs…rs…Sempre achei muito estranha essa preferência da FAB pelos Gripens – claramente ingessa a industria aeronautica militar brasileia. Se isso aconteceu, digo, se o pensamento da FAB ralmente foi esse, então eu troco os FAFALES por pelo menos 40 SU 30MKI e 1l0 PAK FA T-50. Lembrando que o Brasil pode comprar o que quiser, sem licitação, após o cancelamento do FX-2.

  7. E.M.Pinto :
    Leandro Mello.
    As cosias são mais ou menos assim.
    Ao que parece somente EUA, Rússia e China desenvolverão um caça 5ª geração, pelo menos são so poucos que tem $$$$ e conhecimento para isto.
    Os Europeus não irãod e 5G a Dassault lidera o programa Neuro e a tendência na Europa é operar 4G ou 4.5G se preferir em associação com UCAV (6G), 5G? somente o F 35 nos países da NATO.
    ou seja o que os Europeus pretendem é comprar o F 35 pura e simplesmente sem ter que desenvolver seu modelo, a França vai de 4.5G + 6G direto operando os dois conjuntamente.
    Creioq ue a FAB optou por esta opção, desenvolver um UCAV para ataque reconhecimento SEAD e vai adquirir um 4G (FX 2) para ser os eu caça de superioridade aérea.
    Eu pessoalmente apostaria noutra forma, num 5G + 6G PAK FA + numa plataforma não tripulada derivada deste programa.
    Quanto ao programa do UCAV da FAB, ainda não temos informações sólidas sobre ele, apenas de sua pretenção, porém conforta saber que há este interesse, espero que o programa seja bem conduzido e que seja ambicioso para que tenhamos uam plataforma digna do termo 6G.
    nquanto a sua pergunta sobre a provável participação da Dassault, bem, em se tratando de Europa este seria o parceiro ideal mas certamente o programa brasileiro poderá incluir outras empresas como a SAAB que também está no programa Neuron e que seriam certamente ambos juntos excelentes parceiros.
    Grande Abraço
    E.M.Pinto

    Então a FAB quer um UCAV para ter funções parecidas com o que os EUA fazem hoje. Agora quanto a SAAB, eu queria que a Embraer comprasse ela…

    Mais isso é apenas um sonho…

  8. Eu sinceramente nao entendo a FAB, o Brasil tenta se afirmar e marcar sua posicao no mundo ao mesmo tempo q a FAB quer substituir todos os seu vetores pelo gripen.
    Isto é de uma contradicao tremenda.
    Deve ter muito incompetente na FAB pondo seus interesses pessoais a frente dos da nacao.
    Deveriam ser investigados e ser punidos por isso.

  9. Acho que se a FAB atrasasse totalmente o programa FX2 não seria uma boa, pois temos pressa em reforçar nossa defesa aérea. Acho que se a FAB comprasse o Rafale e produzisse parte no Brasil para adquirir know-how e concomitante se articulasse no desenvolvimento do PAK-FA com os russos . Seria uma jogada de mestre ao transpor nossa categoria de vetor de 4.5G para um vetor de 6G compatibilizado a nossa necessidade de aquisição de conhecimento a participarmos de um projeto em desenvolvimento. Alguém esquece que o Grippen só é interessante pela possibilidade de participar do desenvolvimento de seu projeto. O PAK FA atende esse quesito num partamar superior.
    Por outro lado, o fator geopolítico ainda pessa muito se for possível chegar a uma negociação desse porte.

  10. Eu queria é saber QUEM de dentro da FAB e da ATIVA disse que a FAB prefere o Gripen?

    Sério, me desculpe aos que comentaram sobre esta “preferência” da FAB, isso é notícia montada baseado em vazamento de “meia-informação”, ou seja, além da informação ser incompleta ela ainda foi “forjada nas fornalhas do Hefesto”.

    Quem tem um mínimo de acesso à “rádio corredor” da FAB, vai saber que preferência por preferência eles tiveram muito mais apreço por uma “Vespa” do que por um “Grifo” (não só por que um bicho é real e o outro é imaginário).
    E no final o que a mídia divulgou tem muito pouco embasamento… mas enfim… isso coisa de “rádio corredor” e “blá-blá-blá de boteco”, portanto pode é no final que nada seja verdade.

    Agora sobre “comprar” o que quiser depois do cancelamento do processo, é verdade, o ponto de questão é: a classe política vai engolir? Creio que não… creio que um negócio envolvendo tantos milhões depende claramente da área política e sendo assim o SU-35 BM acaba perdendo e até o próprio PAK-FA ainda (leia-se bem o ainda) estaria perdendo de seus atuais concorrentes, mas em breve não será assim.

  11. Sinceramente, creio que o PAK-FA esta fora dos planos da visita do Medvedev, pois não compensaria entrar em um projeto em fase final de concepção, entraríamos apenas com o dinheiro.

    Creio que esta visita é para o fechamento de áreas que já são envolvidas na relação Brasil-Rússia, como na área espacial,na compra de um sistema de defesa anti-aérea, como to TOR M2E, na compra de helicopteros, e quem sabe nesta visita o EB consiga comprar algumas unidades do Mil Mi 35, ou a FAB consiga adquirir mais destes “tanques voadores”.

    Abraço.

  12. Não é tão fora da realidade assim; a utilização do caça com a adição futura do nEuron, isto sim, seria uma bela transferência de tecnologia!
    Abraços,
    Fernando.

  13. O problema do PAK é grana para desenvolvimento. O modelo para demonstrar tecnologia já decolou como é de conhecimento de todos, mas falta muito para o avião ir para o chão da fábrica e entrar em produção. O rolo é que os Russos querem que os indianos paguem 75% da evolução do caça e oferecem 25% de transferência. Os indianos querem uma coisa mais justa, 50% a 50%. Vai demorar um pouco para chegarem ao um consenso, e com o MMRCA em processo e o atraso do F-35 eles estão menos apressados do que os russos.

    Pergunta: a revista AERO magazine do mês passado tem uma chamada sobre o RAFALE e o MMRCA (com uma informação nada boa para os franceses), alguém confirma aquela informação?

    • Ricardo Recife, esta informação dos percentuais não está correta, ao contrário os Indianos ofereceream atuar com 50-50% mas os russos se negam a aceitar isso e propõe 75% Russo 25% Indiano pois não querem perder o controle sobre o Porgrama.
      A India insistiu em uam participação maior mas os russos é quem não aceitaram ao contrário do que diz a mídia.
      Há ai quem diga que a Rússia poderá sim é no futuro entrar com um projeto 50-50% mas não no Pak FA e sim num novo programa de um caça mais leve e menor, uma aeronave que se enquadraria na categoria do F 35, e talvêz até um monomotor, a idéia é que este caça poderia ser exportado para quem estivesse interessado, ams seria de longe uma aeronave da categoria do F22 ou PAK FA.
      O Programa que todos diziam não existir (até mesmo eu disse) vai sim entrar em operação na Força Aérea Russa em 2015 e na ìndia 2018 sendo a variante Indiana ligeiramente diferente da Russa, inclusive mis stealth por razões que não convém falara aqui agora.
      O caça indiano baseado no PAK FA diferirá do Russo em inúmeros fatores estéticos e até mesmo técnicos por se adaptar a outras necessidades que não a Russa.
      De mesma forma a Versão naval é esperada apenas para 2020.
      QUnato ao MMRCA, não tenho a revista em mãos e portanto não posso tecer comentários sobre, mas estou curioso para saber sobre a matéria.
      Cumprimentos
      E.M.Pinto

  14. Resumindo…

    O Brasil TALVEZ tenha perdido o bonde com esse projeto (eu ainda acho que muita coisa vai sair desse acordo entre Brasil e Russia).

    Agora se o Brasil perdeu realmente essa oportunidade, resta-nos irmos direto para o projeto de 6ª geração, que na minha opinião, um UCAV (dependendo da configuração) é muito mais barato de se manter e colocar no ar, do que uma aeronave de 5ª geração e, talvez, até mesmo mais barato do que uma de 4ª geração.

  15. Seria ótimo para o Brasil uma cordo com a Rússia.
    Senão confiam nos Americanos pq não investir nos equipamentos Russos.
    Tanto para a FAB como pro EB.
    Vamos aguardar e esperar que tudo se encaixe e que possa vim mas coisa por aí.

    Abs

  16. Emílio… existe alguma informação a respeito do desenvolvimento de UCAV pela FAB? Quais seriam as possíveis especificações?

    • Salve meu caro Ivan.
      As especificações ainda não caíra no domínio público, nem sei te dizer se elas realmente já estão concluídas, ams o que eu aposto e é minha suposição é de que este programa será iniciado num futuro próximo ( oficialmente) lá por 2014 ou por ai.
      entretanto eu vejo o sinal disso em alguns eventos que levam a esta conclusão:
      Uma delas é a END, segundo a qual, o Brasil optaria entre adquirir um modleo 4G e partir conjuntamente para um caça 5G, como a SUkhoi ficou de fora, e os demais concorrentes não apresentaram uma porposta equivalente, achoq ue não vamos de 5G nem hoje nem amanhã.
      A segunda proposta é da aquisição de um modelo 4G e o desinvolvimento de um VANT-C (UCAV), neste ponto eu saliento as posições da Dassault e SAAB que poderiam auxiliar num programa derivado do Neuron ou algo assim.
      NOte que a SAAB ofereceu o Gripen NG como desenvolvimento, para mim foi um erro extratégico, pois para mim o Gripen CD + um VANT-C (UCAV) teriam mais chances, mas isto podemos discutir depois, o que interessa é o fato de END prevê a aquisição de um caça 4G seguido do desnvolvimento de um 5G.
      quando digo que o VANT-C já está em desenvolvimento quero reafirmar as assinaturas preliminares com a Selex GAlileu para o desenvolvimento de radares para VANT conforme noticiado inclusive aqui no Blog, considero também o desenvolviemnto da turbina TR-3500 em andamento no CTA entre outros pequenos indícios já apresnetados no blog sobre o assunto.
      para mim este programa já existe (extraoficialmente) ma sestá aind aem fase embrionária, e será lançado assim que s econcluir o FX e apartir daí inciarem-se as ditas cujas transferências de tecnologias que todos acham que é para os caças adquiridos, para mim não, é para o futuro caça um 6ªG VANT-C que operará em conjunto com os 4G adquiridos.
      por isso achoq ue há mais ruído no programa FX do que o Necessário, mais é a minha opinião.
      Grande ABraço emais uma vez obrigado pela participação:
      E.M.Pinto

      PS: A propósito, é Edilson rsrsrsr

Comentários não permitidos.