Defesa & Geopolítica

Relações Militares Brasil-Rússia, PAK FA para o Brasil?

Posted by


[pakfa1gray.jpg]

Chamo a atenção para a matéria publicada no Defesa@Net sugerida pelo participante Sivooca, especialmente para o último parágrafo.

E.M.Pinto

Após muitas incertezas e indecisões: se a Rússia estaria ou não no Programa F-X2 (ver o texto F-X2.5 e a declaração do Diretor Geral da Rosoboronexport à DefesaNet) e também a questão da transferência de tecnologia por parte dos russos as relações Tecnico-Militares-Industrias Brasil-Rússia avançam.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (04 Março), o texto do acordo de cooperação Técnico-Militar firmado entre Brasil e Rússia em 2008, no Rio de Janeiro, quando da visita do Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev ao Brasil. O texto foi finalmente aprovado após ter ido ao Plenário por mais de 15 vezes.

O texto do texto do acordo de cooperação Técnico-Militar abre caminho para outros assuntos inclusive na área espacial, pois o jornal Valor menciona o desenvolvimento do VLS-4, Cruzeiro do Sul, com auxilio de cientistas russos.

O acordo prevê promover a cooperação campos da pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamento profissional; intercâmbio de pessoal docente e discente; realização de visitas recíprocas e encontros voltados para a realização de programas conjuntos; e outras áreas técnico-militares de interesse para ambas as partes.

O ministério da Defesa e o Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia serão responsáveis pela coordenação e execução do acordo e uma Comissão Intergovernamental brasileiro-russa de cooperação técnico-militar será criada para implementar os termos negociados. (A íntegra do acordo pode ser acessada no link)

Outros itens relevantes do atual momento Brasil-Rússia:

Aquisição de helicópteros Mi-35 pela FAB. O Primeiro lote dos helicópteros já foi recebido e prevê-se o início de operações ainda este ano;
– Aquisição de lotes de mísseis IGLA para a FAB e o Exército, assim como sistemas de treinamento. Missões da FAB e do Exército já foram para a Rússia para treinamento, e,
– Oferta do sistema de Defesa Aérea Tor.

O Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev visitará o Brasil em Abril. Não há detalhes ainda da agenda. Porém muitos dos itens acima serão rearfimados. Assim como a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do PAk-FA T-50, o caça russo de quinta geração que vou pela primeira vez no dia 29 de Janeiro de 2010.

Fonte: Defesa@Net

26 Comments

shared on wplocker.com