Para comitê dos EUA, Turquia cometeu ‘genocídio’ armênio na 1ª Guerra

http://historiaencomentarios.files.wordpress.com/2008/10/genocidio_armenio.jpg

Um comitê da Câmara do Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira, uma resolução que qualifica de “genocídio” o assassinato em massa de armênios por turcos otomanos durante a Primeira Guerra Mundial, apesar da oposição da Turquia e de membros do governo de Barack Obama.

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou a resolução por 23 votos a 22, contrariando o conselho da secretária de Estado, Hillary Clinton, que recomendou que o Congresso evitasse ofender a Turquia com a aprovação da medida. O texto agora vai a plenário.

Logo após o anúncio da aprovação, o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, condenou a decisão que “acusa a nação turca de um crime que não cometeu”. Erdogan chamou seu embaixador em Washington para consultas.

A Turquia, um importante aliado dos Estados Unidos na Otan, já havia advertido que a aprovação da resolução poderia prejudicar as relações bilaterais.

Em 2007, a Comissão já havia aprovado uma moção semelhante que acabou sendo arquivada antes da votação na Câmara depois da pressão do governo de George W.Bush.

Obama, no entanto, havia prometido, durante a campanha para Presidência, que classificaria o suposto massacre como genocídio.

O ministro das Relações Exteriores da Armênia, Edward Nalbandian, disse que a aprovação é um “incentivo aos direitos humanos”.

“Nós apreciamos muito a decisão”, disse ele à agência de notícias Reuters.

“Essa é mais uma prova da devoção do povo americano aos valores humanos e um passo importante para a prevenção de crimes contra a humanidade”, afirmou.

Polêmica

A decisão do comitê da Câmara americana causou polêmica porque entrou em um ponto espinhoso da história de turcos e armênios.

Comunidades armênias em várias partes do mundo lutam há décadas para que o suposto massacre de seu povo pelos turcos otomanos entre 1915 e 1922 seja reconhecido como o primeiro genocídio do século 20.

A Turquia reconhece que muitos armênios morreram, mas afirma que as mortes fazem parte do histórico de vítima da Primeira Guerra Mundial.

Em outubro do ano passado, Turquia e Armênia assinaram um acordo para normalizar as relações entre os dois países depois de um século de hostilidade.

A Armênia se tornou uma república da antiga União Soviética em 1920 e manteve relações diplomáticas com a Turquia apenas como parte da URSS.

Desde sua independência, em 1991, o país exige que a Turquia reconheça o que diz ter sido um “genocídio”.

Pelo acordo assinado em 2009, um comitê independente de historiadores seria formado para estudar as mortes.

Fonte: BBC Brasil

5 Comentários

  1. ja agora sera que os senhores yanquis vao dizer que israel tb cometeu genocidio ou crimes d guerra contra a palestina? sera que tb vao dizer que alguns dos seus comandantes no iraque e afegnistao cometeram crimes d guerra ou genosidio ou a eles nao conta?

  2. hiroshima ..nagasaki e vitnam com os casos dos agentes laranja claro os yanquis estao imunes ao genocidio e crimes contra humanidade e crimes de guerra e meio mundo apalude ..esses yanquis

  3. Senhores o genocidio dos Cristãos Armenos foi e é até hoje negado pela Turquia, devemos pressionar para termos justiça Histórica para eles, assim como para os Judeus.

    Quanto aos fatos de genocidio atribuidos aos Yankees pelos colegas, normalmente só acusado e responde porcesso por crimes de guerra e genocidio quem Perde uma guerra, e o controle do próprio território consequentemente. Como foi como os Servios, Alemães, Japoneses, etc.

    Um dia acontecerá com os Yankees também, ai veremos que a lembrança História mudará, pois como diziam os romanos, quem vence escreve a História!!

    Como seriam hoje os livros de História se tivesem vencido os nazistas, ou os Soviéticos???

  4. Que mania feia os EUA tem de apontar o dedo. E o que eles fizeram no japão?
    Isso sim foi genocídio, pois os nazistas mataram mesmo, mas as conseqüências no japão vão se perpetuar por gerações.

Comentários não permitidos.