Lula pode chegar a Israel diferente

Claro que nos meios oficiais de Israel já se sabe tudo sobre a conversa do presidente Lula com a Secretária de Estado, Hillary Clinton. Ouvi israelenses falarem sobre Lula dizendo que jamais viram um chefe de governo com semelhante jogo de cintura.

Até a noite de quinta-feira, o programa da visita de Lula, que acontece em 14 de março, ainda estava sendo montado. Ele ficará um dia e meio em Israel, mesmo tempo que dedicará à Autoridade Palestina e à Jordânia. Dorme uma noite em Jerusalém, uma noite em Belém e uma noite em Amã, capital da Jordânia. A previsão é que somente em maio, portanto após um bom intervalo, visite o Irã.

Lula será pressionado quanto à questão do Irã, que implica questão vital para Israel. Soube-se, claro, que Lula disse a Hillary Clinton que a posição que adota decorre da Constituição brasileira. Mas Israel deve pedir o voto brasileiro quando for apresentada ao Conselho de Segurança proposta de sanções ao Irã. O voto brasileiro é da maior importância. Também se procura obter os votos da Turquia e do Líbano.

É possível que Israel apresente informações que Lula desconheça sobre o Irã, como as relações incestuosas que mantém com o Hezbollah e o Hamas e as ameaças decorrentes. dos mísseis que tem em seus arsenais. Optou-se por entender que, se comprovado que o Irã fabrica a bomba atômica, Lula poderá mudar de opinião.

Mas é bem possível que Lula chegue a Israel num contexto de transformações e uma atitude a favor da pacificação do Oriente Médio ganhe significado especial. O chefe do governo israelense, Bibi Netanyahu, aplaudiu a resolução dos 22 países da Liga Árabe na reunião do Cairo, aceitando sugestão americana de que as negociações de paz entre Israel e Palestina sejam imediatamente retomadas pelo sistema de proximidade. Mas por quatro meses: se não houver progresso, seja o que Deus quiser.

Na próxima semana chegam à região o vice-presidente americano, Joe Biden, e o enviado especial de Obama, George Michel. Bibi afirma “estar convencido de que a vinda de Biden contribuirá para avanço concreto do processo diplomático”.

Fonte: Nahun Sirotsky correspondente IG em Israel

4 Comentários

  1. É bom sermos bem vindos e que não pensem que somos a favor de terem a bomba atômica, mas que saibam que somos UNICAMENTE a favor do uso pacifico.

  2. cuidado, sr lula, esses sionistas são os + autênticos falcões…fale , abrea o verbo sobre a situação dos Palestinos p q o mundo ouça e esaa instituição , morta, a ONU possa agir, pela vergonha da omissão…cuidado com os sionistas, tbm ,ñ são confiáveis…pergunte aos Palestinos, Sirios e Libaneses ?

  3. É Carlos concordo com você os palestinos são muito mal tratados,mas você não deve conhecer nada da historia de Israel para falar tantas bobagens como diz,e outra se alguem perguntar a palestinos,sirios ou libaneses se os Israilenses são confiaveis é claro que vão dizer que não são,alias se você perguntar a quelquer mulçumano se eles são confiaveis eles tambem vão dizer que não.
    Porém os povos mulçumanos(há excessoes)só falam mal de Israel,porque na hora do vamos ver todos dão para tras,pois possuem boa memória e sabem como foram massacrados quando tentaram se opor ao povo judeu.

  4. Vocês sabiam que foram os israelenses que inventaram o homem-bomba? Vocês sabiam que na sua luta por independência os israelitas mataram muitos ingleses. Isso mesmo. Eles matavam soldados ingleses e os penduravam em árvores; quando os companheiros destes iam tirá-los eles explodiam com as bombas que eram colocadas em seus corpos. Roubavam armamento inglês, inclusive carros blindados, para equipar suas forças armadas. Criaram uma bomba bem eficaz para atacar as bases inglesas: estas bombas consistiam em um tambor cheio de bombas que eram arremessados por uma rampa montada na carroceria de um caminhão. Eles chegavam a colocar pneus nas extremidades do tambores para que eles pudessem correr melhor. Crianças e mulheres montavam armamentos e bombas para lutar contra os ingleses… ou seja, os judeus não são confiáveis. Se vocês acham que estou inventando, é só procurar pela internet informações a respeito da independência de Israel…

Comentários não permitidos.