Helicópteros da FAB, já próximos ao local do terremoto, partem para travessia dos Andes

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5571/i103415053359623.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Os dois helicópteros H-60L Black Hawk, do 7º esquadrão do 8º Grupo de Aviação, da Força Aérea Brasileira, devem pousar, nesta sexta, dia 5, na cidade de Concepcion, no Chile. Já foi realizada a travessia da Argentina e, no final da tarde desta quinta-feira, as tripulações, partiram para ultrapassar a Cordilheira dos Andes. As aeronaves devem chegar no início da noite no destino.

No planejamento, foram estudadas as condições climáticas na área de menor altitude. Acima de 10 mil metros, seriam necessários recursos extras de oxigênio.  As aeronaves vão participar da ajuda humanitária, incluindo ações de busca e resgate, nas regiões atingidas por terremotos e tsunamis. Os Black Hawk também poderão ser utilizados para transportar alimentos e remédios para locais isolados.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5571/i103415054959884.jpg

Veja aqui o mapa da travessia dos helicópteros

“Não sabemos quanto tempo vamos passar lá porque sabemos que tem muitas pessoas necessitando ajuda. Estamos todos na expectativa de chegar logo, para ver o que teremos que fazer e realmente atuar, independente de quantos dias forem necessários e de quanto tempo de descanso formos ter”, explica o integrante do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN), Tenente Renan Antunes.

Segundo ele, os militares da FAB estão indo preparados para atender principalmente casos de fratura e de afogamentos. “Ainda estamos incertos com o que vamos encontrar, mas estamos preparados. Por se tratar de terremotos estamos levando material de imobilização e primeiros-socorros e também equipamentos para resgate em locais próximos ao litoral”, ressaltando que é um orgulho participar de missões como essa.

“Estar ajudando uma pessoa a retomar o caminho de sua vida é muito gratificante e todo ser humano se sente bem em poder ajudar a outro ser humano, seja brasileiro ou não”.

Ouça entrevista com o Tenente Renan Antunes,tripulante do helicóptero

 

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5571/i103415041151794.jpg

Fonte: CECOMSAER