A Força Aérea da África do Sul está sem condições financeiras para manter seus caças Gripen voando

http://www.milavia.net/news/images/gripen_sa2.jpg

Um jornal da África do Sul informou que a situação financeira das forças militares do país estão “absolutamente insuficientes” e que os caças Saab Gripen deverão ficar fora de operação devido a falta de verbas, que está gastando muito com os caças, com fragatas e submarinos.

O jornal News 24 disse que o plano estratégico para defesa do governo da África do Sul para os próximos 3 anos poderá limitar a quantidade de 550 horas de voo para a frota de Gripen esse ano, mas terá uma redução significativa e alarmante para 250 horas por ano em 2011 e 2012. A alocação de verbas para esse ano será principalmente para a segurança aérea durante a Copa do Mundo de Futebol que acontecerá nos meses de junho e julho.

A Força Aérea da África do Sul possui 11 caças Gripen entregues de um pedido de 26 aeronaves, sendo nove da versão biplace JAS-39D e o restante na versão de um assento JAS-39C.

A OTAN exige que os pilotos de caça registrem no mínimo 240 horas de voo por ano (20 horas de voo por mês para cada piloto) para permanecerem em condições operacionais. “Nossa força aérea dificilmente conseguirá manter dois pilotos de caça na ativa”, disse um especialista militar da África do Sul ao jornal. Segundo o especialistaa situação ficará pior nos próximos anos quando os 26 caças forem entregues, que com a limitação operacional significará que caça caça voará em média 9,6 horas por ano.

Ainda segundo o especialista os caças foram comprados apenas como vitrine, pois se as condições financeiras continuarem dessa forma os caças terão que ser retirados por completo de operação.

Fonte: Cavok

5 Comentários

  1. Se com o Gripen é assim imagine com o Gipen NG? O_O

    Agora quanto ao Brasil naum importa o vetor (Rafale, Gripen ou SH) pois dinheiro nós temos, antes precisamos fazer uma “pequena reforma” na casa, ops, quero dizer na FAB. ^^

  2. BOA TARDE:

    Temos um xará aqui rsrrs mas comentando a matéria será que a Africa não tem recursos ou o valor da h/v não é tão baratinha assim e quanto ao dinheiro ele tem sim mas precisa fazer uma reestruturação no caso dos inativos pois a maior parte do orçamento do MF é folha de pagamento aí investimento e manter a frota operacional se torna quase impossível.
    O orçamento do MF é o segundo maior do GF só perde para saúde se nao me engano, más se estiver errado me corrija por favor.

    ABRAÇOS

  3. Com a crise manter forças armadas com armamento de primeira linha e de prontidão pode ser considerado um luxo, a maioria dos países reduziram ou estão reduzindo drasticamente seus orçamentos para a área da defesa. Quem tem fundos soberanos cheios, ou seja dinheiro sobrando de baixo do colchão, o esta utilizando para evitar que a economia entre em crise. Mesmo países com alta taxa de crescimento como a China estão reduzindo seus gastos militares.
    O caso sul-africano se encaixa no contexto da crise econômica mundial com um agravante, os investimentos para a Copa do Mundo de 2010 sugaram recursos importantes do governo do país, que ameaça seriamente ser um desastre financeiro. A taxa de desemprego no país é superior a 25%, o crescimento econômico em 2009 foi negativo em 1.8% e a inflação está em dois dígitos.
    A compra do Gripen pela South African Air Force (SAAF) foi oficialmente baseada em três pontos: transferência tecnológica, baixo custo de aquisição e manutenção dos aviões via-à-vis outras opções e interoperabilidade técnica entre o vetor,os armamentos possuídos pela força e os em processo de desenvolvimento pela DENNEL.

  4. Realmente não acredito que o problema aí sejam “custos surpresa” da hora de vôo do Gripen.

    Aos que não sabem as obras para a Copa da Mundo na África ficaram em cima da Navalha e ainda tem coisa que não está 100% pronta a menos de 100 dias do início.

    A condição daquele país forçou uma venda de ingressos à “valores populares” para moradores, isso demonstra que a situação financeira de lá não é das melhores.

    enfim… vamos ver uns grifos usando mais as patas do que as asas.

Comentários não permitidos.