Iraquianos denunciam aumento de defeitos congênitos em Fallujah

http://electivedecisions.files.wordpress.com/2010/01/fallujah_war.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

Médicos no Iraque denunciaram um grande aumento no número de crianças com defeitos congênitos em Fallujah, que, há seis anos, foi palco de intensas batalhas entre tropas americanas e insurgentes.

Médicos na cidade responsabilizam as armas usadas pelo Exército americano durante a ação militar pelos defeitos congênitos. Segundo uma pesquisadora, agora a incidência de doenças cardíacas entre os recém-nascidos na região é 13 vezes mais alta do que na Europa.

O Exército americano afirma não estar ciente de nenhum relatório oficial demonstrando o aumento dos defeitos congênitos na área, e que leva “muito a sério” as preocupações com saúde pública das populações civis morando em áreas de combate.

O editor de internacional da BBC John Simpson visitou um novo hospital em Fallujah, financiado pelos Estados Unidos, onde a pediatra Samira al-Ani contou que vê entre dois e três casos de defeitos congênitos por dia, principalmente doenças cardíacas.

Simpson também visitou várias crianças na cidade que sofrem de paralisia, lesão cerebral e viu a fotografia de um bebê que nasceu com três cabeças.

Muitos dos moradores também disseram a ele que as autoridades de Fallujah aconselharam as mulheres a não engravidar.

Médicos e pais acreditam que as armas usadas pelo Exército americano durante as lutas contra os insurgentes em 2004 são a causa do problema

Na ocasião, o uso de fósforo branco nas munições do Exército americano foi amplamente condenado.

‘Epidemia’

A pesquisadora iraquiana Malik Hamdam, baseada na Grã-Bretanha, disse à BBC que os médicos em Fallujah estão testemunhando um “alto número e sem precedentes” de problemas cardíacos, e um aumento no número de problemas no sistema nervoso.

Segundo ela, um médico da cidade comparou o número de defeitos congênitos com os dados anteriores a 2003 – quando ela via um caso a cada dois meses – com a situação de agora, em que ela testemunha casos todos os dias.

Hamdam disse que, com base em dados de janeiro deste ano, o índice de defeitos cardíacos congênitos é de 95 a cada mil nascimentos – 13 vezes maior do que a média europeia.

“Vi fotos de bebês nascidos com um olho no meio da testa, com o nariz na testa”, acrescentou ela.

Um porta-voz do Exército americano. Michael Kilpatrick, disse que os EUA levam “muito a sério” as preocupações com a saúde pública.

“Nenhum estudo até agora indicou questões ambientais que teriam resultado em questões específicas de saúde”, disse o diretor de comunicações do sistema militar de saúde americano, Michael Kilpatrick.

No entanto, “artigos que não tenham explodido, incluindo bombas caseiras, são um risco conhecido”, disse ele.

Fonte: BBC Brasil

10 Comentários

  1. Os Estados Unidos levam muito a sério a saúde deles. Duvido muito que se importam com a saúde dos civis nas áreas onde se concentra os confrontos.

    “Vi fotos de bebês nascidos com um olho no meio da testa, com o nariz na testa”

    É realmente muito triste e chocante ler e saber que isso é real, algum país tem que tomar uma atitude e fazer os Estados Unidos pagar pelos seus crimes de guerra, um país ou uma organização internacional talvez, mas isso não pode continuar assim. Eles são os primeiros a mostrar os defeitos dos outros países mas não observam o que eles mesmos fazem, isso porque acomodaram, se acham donos da verdade, acham que estão acima de tudo. Saddan Hussein fora morto violentamente por matar civis, já pararam pra pensar que os Estados Unidos fazem coisa muito pior, eles deveriam ser enforcados.

  2. Normal, depois do uso de toneladas e mais toneladas de armas quimicas, armas que tem o nome de Fosfóro Branco!!!!!

    Mas não foram procurar por armas quimicas e no fim decidiram usar estas armas… a sim eles podem mas o Saddam era um perigo com estas armas na mão, pois mataria pessoas…

    E agora mais uma vez são as novas gerações a pagarem o preço da liberdade e democracia!

  3. É….
    Napalm no Vietnã…
    Fósforo Branco no Iraque…
    Duas nukes no Japão (que estava praticamente vencido…), além dos bombardeios incendiários em várias outras cisdades, que segundo R. MacNamara faria deles norte-americanos criminosos de guerra…
    ‘Exemplar’ a participação norte-americana nas guerras.
    E tem gente que acha que as potências mundiais querem o bem da humanidade…
    Que países como nós, que fomos colonias de exploração e temos imensos recursos (que em geral faltam às potencias norte-hegemonistas) não precisamos nos precaver contra eles…Que podemos confiar nessa gente.
    Pensem bem, pensem muito bem…

  4. Toda guerra tem seus disabores e infelizmente a populaçao sofre por terroristas se infiltrarem em áreas civis. Pela menos sabemos o que aconteceu ou que esta acontecendo por causa da democracia. Nao havia tanta cobertura quando Saddam exterminava curdos com armas quimicas no Curdistao iraquiano.

  5. Colocando bem claro:

    Os combatentes iraquianos são a resistência de um povo, contra um invasor muito mais forte ( EUA, OTAN…) e estes invasores é que são os verdadeiros terroristas, só que com o domínio da grande mídia corporativa, a qual inverte as posições…

  6. E história se repete em Gaza, após os ataques e bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, no final de 2008, onde também foi usado o fóforo branco e munições com urânio empobrecido, houve em 2009 um extraordinário aumento no número de bebês nascidos com deformidades congenitas.

    E depois o “louco” é Ahmadinejad e a ameaça o Irã, que há 600 anos não invade país algum…

  7. O que acho surreal é iriem inibir ou combater um crime e comenterem um igual ou pior, não faz nenhum sentido, está infelizmente foi a Guerra da Mentira. Foi cara para os americanos, vai ser muito mais cara para os iraquianos.

    O Saddan sofreu um ataque e retalhou seus inimigos, os americanos sofreram um ataque e invadiram 2 países, qual foi a diferença entre Saddan e Bush? Eu sei um morreu enforcado e o outro se bobear ganhava o prémio Nobel da Paz.

  8. ..os ianks e sionistas usam urânio empobrecido ..e mt fosforo branco..é proibido…daí o aumento das deformidades e vai , se já ñ está ocorrendo , o aumento de cancer entre a população…Cadê essa paralisada ONU q ñ investiga esses casos , até p desmentir ,cadê?

Comentários não permitidos.