Brasil rejeita proposta americana de sanções contra o Irã

http://www.euronews.net/wires/reuters/images/2010-03-04T041408Z_01_BTRE6230BON00_RTROPTP_2_OUKWD-UK-IRAN-NUCLEAR-BRAZIL.JPG

Sugestão: Gérsio Mutti

O Brasil desferiu um duro golpe nas esperanças de Washington de obter consenso internacional para a aplicação de sanções contra o Irã, na quarta-feira (03/03), quando o presidente brasileiro declarou a sua oposição a tais medidas horas antes de se reunir com Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos.Em uma indicação da crescente auto-confiança do Brasil no cenário internacional – e dos esforços do país no sentido de adotar uma rota independente de Washington –, Luiz Inácio Lula da Silva declarou o seu apoio ao programa nuclear do Irã, contanto que tal programa permaneça com um caráter estritamente pacífico.

Os Estados Unidos e os seus aliados dizem que o Irã está buscando capacitação para produzir armas nucleares, e a agência de fiscalização nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu recentemente que Teerã poderia estar trabalhando na criação de uma ogiva para mísseis.

Mas, apesar da condenação enérgica do programa iraniano por parte da União Europeia e da Rússia nos últimos dias e da visita de Hillary Clinton ao Brasil, na qual a secretária concentrar-se-á na questão do Irã, Lula manteve a sua posição quanto ao assunto.

“Não é prudente empurrar o Irã contra a parede”, afirmou o presidente brasileiro, ressaltando a sua oposição às iniciativas norte-americanas para a imposição de sanções, uma medida que talvez seja a principal prioridade de Washington no momento. “O que é prudente é estabelecer negociações”.

Ele acrescentou que manteria uma “discussão franca” sobre a questão com Mahmoud Ahmadinejad, o presidente iraniano, quando visitar Teerã em maio.

No final de semana, durante uma visita a El Salvador, Lula deixou claro que o Brasil não está disposto a ceder às pressões norte-americanas: “Eu visitarei o Irã e não terei que prestar contas a ninguém… Cada país exerce a democracia conforme bem entender. Os Estados Unidos fazem isso à sua maneira e todos concordam com a forma como o governo deles se comporta”.

Os comentários de Lula constituem-se em uma advertência aos Estados Unidos antes da reunião com Hillary Clinton, embora algumas autoridades afirmem que os norte-americanos terão uma chance maior de obter o apoio do líder brasileiro quando este se reunir com Barack Obama, o presidente dos Estados Unidos, em Washington, no mês que vem.

Na manhã da quarta-feira, Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos enxergam o Brasil “assumindo maior responsabilidade e liderança com o passar do tempo”.

Os Estados Unidos estão tentando obter consenso para a aplicação de sanções contra o Irã no âmbito do Conselho de Segurança da ONU – onde o Brasil atualmente ocupa uma cadeira –, mas Washington está enfrentando a resistência de vários membros, incluindo a China, a Turquia e o Líbano. Embora Washington necessite de apenas nove dos 15 votos para obter uma resolução – contanto que a China não vete a medida –, os norte-americanos estão buscando um sinal de apoio internacional forte, a fim de aumentar o isolamento do Irã.

Isso é extremamente importante para a estratégia dos Estados Unidos, já que qualquer sanção aprovada pela ONU poderá ser relativamente limitada e focada na Guarda Revolucionária iraniana e nas instituições financeiras do Irã. A Rússia já anunciou a sua oposição a sanções “incapacitantes”.

O Brasil está assumindo uma linha independente à medida que o país se estabelece como um líder regional. Já os Estados Unidos estão tentando aprofundar os seus vínculos com a América Latina, depois de tensões devido à sua política em relação a um golpe ocorrido no ano passado em Honduras.

Mas, em uma indicação de alguns dos obstáculos com os quais Washington irá se defrontar, os países da região organizaram na semana passada uma reunião que excluiu os Estados Unidos e o Canadá. Embora Hillary Clinton afirme que é hora de “virar a página” a respeito do golpe de Honduras, muitos governos ainda dizem que os Estados Unidos não se opuseram aos líderes golpistas com vigor suficiente.

Eric Farnsworth, vice-presidente do Conselho das Américas em Washington e ex-funcionário do Departamento de Estado, diz que a resistência do Brasil às pressões dos Estados Unidos expõe os limites da capacidade de Washington de persuadir outros países na região a alinharem-se com os seus objetivos políticos.

“Antigamente a situação era diferente”, diz ele. “Muita gente em Washington está se perguntando se o Brasil é um parceiro de verdade dos Estados Unidos ou um rival emergente. Na minha opinião, ele é um pouco das duas coisas. A grande questão é saber como administrar esta situação. Este é um desafio com o qual nós nunca antes nos defrontamos”.

Fonte: BOL/UOL

15 Comentários

  1. Muito bem, está sendo muito coerente o nosso Presidente, ademais, todos os países latino-americanos deveriam demonstrar forte rejeição ao golpe militar em honduras. Enquanto Zelaya não voltar ao poder, aquele país deve ser isolado e não reconhecido pelos demais países latino-americanos. Chega de golpes militares na A.L., agora dever ser a vez dos EUA, bom seria um golpe militar naquele País, com direito a genocídio cultural, assassinato, tortura e perseguição, para sentirem na própria pele o que êles tem feito aos povos latino-americanos !!! Deus é justo, tudo é uma questão de tempo!!!

  2. Mais uma vez lula querendo aparecer… Que pastelão…

    Negociar com terroristas? declaradamente diz que Israel deve ser varrida do mapa!…

    O presidente de Honduras foi derrubado pq queria mudar a lei do pais para se reeleger, bem coisinha de esquerda… Deveria haver um tratado na america latrina proibindo reeleições, assim não teriamos mais idiotas como o chavez…

    Alá é justo, tudo é uma questão de tempo!!! para o iran começar a tirar proveito financeiro do mundo civilizado por possuir uma bomba atômica, assim como a coreia do norte (Comunista) faz, com seu povo passando fome… Quem morrer verá…

  3. “Eu visitarei o Irã e não terei que prestar contas a ninguém … Cada país exerce a democracia conforme bem entender. Os Estados Unidos fazem isso à sua maneira e todos concordam com a forma como o governo deles se comporta”. Afirma o presidente …

    Nem Hillary nem Barack Obama fará a cabeça do Lula depois dessa. Gostei da posição do presidente firme, alto e claro. Me corrija se eu estiver errado, mas os Estados Unidos junto a Rússia, somente esses dois países tem o poder de destruir a terra 34 vezes … lamentável que em pleno século 21 ainda se fala em extermínio, armas de destruição em massa é realmente ridículo já, se os esforços e verbas para desenvolver armas fosse revertido em desenvolver objetos úteis a vida humana, com certeza não viveríamos numa sociedade tão ridícula quanto é hoje. “O homem é bom por natureza, a sociedade é quem o corrompe.”

  4. Por Deus ser justo é que eles são os mais ricos e poderosos, Deus sabe que era ou o golpe militar ou as tiranias comunistas que prevaleceriam na AL, vide Cuba e Venezuela. Por Deus ser justo ele permitiu que os yanks prevelecem na maioria dos seus intentos.

    []s

  5. Sou plenamente favorável à essa posição brasileira, desde que seja por melhor satisfazer nossos interesses, gerais (defesa de nossos projetos tecnológicos, por ex.) e específicos (relações com o Irã).
    Apenas para ‘aparecer’ como ‘dono de seu nariz’ seria ridículo.
    Acredito que a diplomacia brasileira sabe muito bem o que faz, por isso acho que estamos certos.
    O Brasil tem interesses em manter relações com o Irã, e assim manter um canal de dialogo é uma boa postura.

  6. Puxa!!! É só falar em golpe nos EUA que logo atiçaram os vira-latas em cima de mim, ai que medo…Tão vendo ??? Como diz o ditado, “pimenta nos olhos dos outros é colírio”, não querem nem ouvir falar em ditaduras por lá, mais aqui, os yanks e comparsas vira-latas querem instalá-las à qq custo e da pior laia!!!. Covardes, traidores da nação escolhida por Deus!!!. A verdade é que a America Latina não precisa mais dos yanks e de mais ninguém. Ela pode cuidar do seu próprio destino, algumas nações, como Brasil, Argentina e México já estão desenvovidas o suficiente para isso, só precisamos de paz e da união das nações latino-americanas !!! Se conseguirmos a paz, com certeza nossa indústria bélica se desenvolverá e teremos um forte sistema de defesa contra imperialistas de qualquer natureza. É apenas necessário que todos tomem consciência disso e enquadrem todos os aculturados vira-latas a serviço do tio Sam. Na verdade, esses são os maiores inimigos do povo brasileiro e latino-americano, cada uma das nações latino-americana está contaminada com esses alienígenas cancerígenos, que nos impedem de usufruir de todas as imensas riquezas que possuimos.
    Sds. aos BRASILEIROS e au…au…au…para os alienígenas!

    • Salve Paulo Amaral e Rogério.
      Acho que o tema é importante porém não acho que a forma como está sendo abordada por vocês dois seja a correta.
      Este tipo de discussão tal como apresentam não é a forma cabível aqui no Blog.
      cada um tem ai seu ponto de vista e isto é salutar, ams quando as coisas começam a tender para o lado pessoal e acusações do tipo, comunista- vira lata e o resto de adjetivos pejorativos e que só servem para tentar impor sua vontade sobre os demais, o debate vai para o lixo.
      Peço aos dois que moderem a forma de debater e que mostrem argumentos reais e pautados em análises plausíveis ao invés de acusações e réplicas.
      de outra forma serei obrigado a começar a filtrar seus comentários.
      Não queremos que o blog transforme-se em plataforma para debates políticos nem de imposição de opiniões políticas, conto com a vossa compreensão daqui para diante.

      E.M.Pinto

    • Salve Rogério, peço desculpa se foi esta a interpretação que destes, não considerei ofensivo, aliás, não usei este termo, apenas quis salientar que as réplicas diretas e as críticas as posições ideológicas não se adequam aos objetivos do Blog.
      Cumprimentos
      E.M.Pinto

  7. Rogério,
    Não se iluda, Deus ainda não terminou, olhe só o estado caótico da economia ianque no ano passado. Tempos atrás êles só transferiam as crises cíclicas do sistema para o Brasil e demais países que acreditavam no neoliberalismo “caracú”. Por outro lado, olha só a economia da nação abençoada por Deus, no ano passado…previsões para este ano(vide tópicos deste blog). Quais as guerras vencidas ( intentos, dos ianques que foram vencidas ????) Baia dos porcos??? Vietnã????Koréia????Iraque????Afganistão??? Quando não foram humilhantemente derrotados, no máximo que conseguiram foi dividir algum país!!!!!Seguidos fracassos. O Brasil não interfere na vida política de outros países, corrompendo elites e promovendo golpes de Estado. Se não pode ajudar, também não atrapalha, quanta diferença !!!! A decadência do império ianque já começou há tempos. Mas não se assuste, o futuro do Brasil está apenas começando e a festa já é nossa!!! Mas veja bem, não sou anti-americano, também não torço contra os EUA, aliás somos o quinto investidor naquêle país, na compra de títulos do tesouro americano, são 160 bilhões em moedas podres, sem lastro!!! Os comedores de criancinhas chineses são os maiores investidores alí, com +- US$ 750 bilhões só pró-brasileiro. Destruiram completamente suas florestas nativas e agora estão nos ameaçando(como terroristas mesmos, com 07 bases na colômbia),querendo invadir a nossa Amazônia. Além disso, possuem os maiores arsenais de armas nucleares,- prontos para jogarem em nossas cabeças e destruir o mundo mais de 30 vezes !!! Como diz o presidente do Brasil, não tem moral para falar do desenvolvimento nuclear do Irã!!! Esses são os sussessos dos ianques ???
    Sem bombas nucleares, olhe só a força política do Brasil hoje!!! O pior cego é aquele que não quer enxergar!!!Viva o povo BRASILEIRO!!!!

  8. Salve E.M.Pinto,
    De minha parte não percebi ter feito ataques pessoais. Certamente expressei meu apôio à política externa brasileira, emplementada da pelo Itamaraty, uma vez que está em conformidade com minhas convicções político-ideológicas. Também expressei minhas frustrações com o mal comportamento de determinados segmentos da nossa sociedade em detrimento da nação. Quanto aos ataques a comunistas, não dei a mínima, uma vez que não sou comunista e sobretudo sou um democrata e sei conviver com opiniões e posicionamentos políticos diferentes dos meus e estou sempre aberto à troca de idéias. Até porque, democraticamente respeito comunistas, muitos deram grandes contribuições ao desenvolvimento do País e alguns políticos de esquerda como o próprio presidente Lula. Me referia à sindrome de vira-lata, mas sem chamar alguém de cachorro, o au..au..au..foi apenas brincadeira, mas me referindo à chamada síndrome, como explicada por Nelson Rodrigues. Todavia, entendi as suas legítimas preocupações com o blog e certamente procedem e tenho procurado colaborar. Até porque também não gosto de subjetividades, bate bôca e acusações infundadas.
    Um grande abraço e parabéns pelo Blog que está melhor à cada dia, com excelentes textos e comentaristas, como o próprio editor.

Comentários não permitidos.