Conselho ouvirá ministro sobre políticas nuclear e espacial

http://www.politicaexterna.com/wp-content/uploads/2009/07/1800VAC6750.image_media_horizontal.jpg

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica é um órgão técnico-consultivo da Casa, previsto no Regimento Interno. Ele é responsável pela elaboração de estudos de densidade crítica e especialização técnica ou científica. O Conselho também faz análises de viabilidade e de impactos em relação às tecnologias, políticas ou ações governamentais de alcance nacional, sobre as quais se pretende legislar. da Câmara vai ouvir nesta quarta-feira (3) o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães, sobre as políticas nuclear e espacial brasileiras. A palestra está marcada para as 14h30, na sala de reunião da Mesa Diretora.A Secretaria de Assuntos Estratégicos vem realizando estudos e planejamentos de longo prazo voltados às áreas espacial e nuclear, relacionados às tecnologias para o lançamento de satélites e ao ciclo industrial de enriquecimento de urânio. As políticas nuclear e espacial são assuntos considerados prioritários pela Estratégia Nacional de Defesa, juntamente com a tecnologia da informação e comunicação.

O presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), ressalta que o conselho vai concluir neste ano um estudo sobre a política espacial brasileira. O relator desse estudo é o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Além disso, o conselho vai iniciar a elaboração de um estudo sobre a política nuclear, a partir de proposta do deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Fonte: Jornal da Câmara via Notimp