Jobim pede à FAB relatório sobre documentos

Intenção é mostrar que Aeronáutica cumpriu determinação de encontrar e reunir papéis da ditadura

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu ontem ao Comando da Aeronáutica para lhe enviar um histórico das medidas tomadas para recolher os documentos sigilosos da época da ditadura (1964-1985) nas unidades da Força Aérea, até o encaminhamento do material para o Arquivo Nacional.A intenção de Jobim é dar entrevista ou divulgar nota hoje, mostrando que a Aeronáutica cumpriu a determinação da Defesa de encontrar e reunir em Brasília os documentos. Não está claro, porém, porque só agora, em 2010, houve o envio para o Arquivo Nacional.

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” publicada no domingo mostrou que mais de 50 mil documentos de 1964 a 1985 foram enviadas ao Arquivo Nacional. Há fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções a militares e papéis da guerrilha do Araguaia.

Quando a Defesa primeiro exigiu os documentos, no primeiro mandato do presidente Lula, a FAB disse que haviam sido destruídos num incêndio no aeroporto Santos Dumont (RJ) em 1998.

Em 2004, apareceram documentos semidestruídos na Base Aérea de Salvador. A suspeita foi a de que teriam sido queimados pelo comando da base. Inquérito Policial Militar concluiu que foram “plantados” ali.

A FAB alega que o então comandante, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, publicou no “Diário Oficial da União” a criação de comissão para procurar o material sigiloso nas unidades militares. Em 24 de julho de 2009, a Procuradoria-Geral da Justiça Militar enviou ofício ao atual comandante, brigadeiro Juniti Saito, pedindo acesso aos documentos e criou grupo para estudá-los. A Aeronáutica foi a única das três Forças a responder ao ofício. Exército e Marinha não se manifestaram.

Fonte: O Estado de Minas via NOTIMP

5 Comentários

  1. HOHO!!

    Espero somente que a política não use o revanchismo que esta oportunidade abre para paralizar ou silênciar a FAB nesta reta final do FX2.

    Impondo a decisão política em face aos documentos de controle da ditadura em mãos da FAB.

    Tá na Hora de equipar as forças armadas e não de usar chantagem política para impor a decisão sobre um equipamento, deve-se entrar em acordo, não somente para o FX2, mas também para outros equipaentos que a FAB terá que adquirir rapidamente.

    Está na Hora de conversar e não de usar os velhos metodos de pressão politica, pois no fim das contas somos todos patriótas brasileiros, sejam militares, sejam políticos de esquerda ou de direita(poucos HEHE) ou populares.

    Também não foge que a Lei de Anistia ainda é válida, e assim vai aplicada e respeitada!!!

  2. Hum, esta história está estranha, será que não tem algum podre dos atuais moradores do Palácio do Planalto ou companheiros mais próximos nos documentos ?

  3. Me desculpe vcs dois mas estão falando bobagens sem pé nem cabeça. A FAB tem que se explicar por mentiu falando que não tinha documento nenhum e mais: deve desculpas publicas por esconder isso da população. Tivemos lei da Anestia e não de Aminesia!!!
    Por mim, isso não está atrapalhando as forças pois se esse governo não quisesse mesmo equipar as forças e já teria feito e ninguem estaria falando nada. Ser militar não é fazer parte de uma classe divina que não possa ser responsabilizada por seus atos na DITADURA que ocorreu aqui no Brasil. Falar bobagens e esconder a verdade para enganar a população é um crime contra a historia das forças e do brasil, o governo esta certo sim de cobrar sim as forças e passar sim a limpo tudo isso. Eu quero saber junto a outras pessoas a verdade do que ocorreu.

Comentários não permitidos.