Defesa & Geopolítica

Israel faz treinamento de abastecimento de aeronaves nas cabeceiras das pistas

Posted by

Preparando-se para um eventual conflito contra o Irã e em vistas de aperfeiçoar as suas capacidades de ataque em missões de longo alcance, a Força Aérea de Israel vem realizando nas últimas semanas uma série de exercícios de reabastecimento rápido de aeronaves nas pistas de decolagem.
Numa missão normal, após o acionamento do motor de um caça, o piloto precisa ainda de algum tempo para fazer os últimos procedimentos na aeronave, verificar os sistemas, realizar o taxi da aeronave para então decolar. Tudo isso consome uma quantidade razoável de combustível, considerado essencial para uma missão de longo alcance.
 

Diante disso, a vantagem de reabastecer a aeronave já na cabeceira da pista permite que o piloto decole com os tanques praticamente cheios. Em contrapartida, essa prática é considerada de alto risco pois enquanto as mangueiras de combustível estão conectadas nas aeronaves os motores estão já ligados.
Segundo o novo protocolo da Força Aérea de Israel, os caminhões reabastecedores são mantidos na cabaceira das pistas abastecendo continuamente a aeronaves, sendo que o processo é interrompido apenas alguns segundos antes da decolagem.
 

Recentemente o Irã moveu para a superfície todo o seu estoque de urânio empobrecido, que segundo a Agência Internacional de Energia Atômica é em torno de duas toneladas. Essa atitude é alvo de estranhamentos por parte do Ocidente, pois dessa forma todo aquele material fica exposto a um ataque aéreo ou mesmo a uma sabotagem por ações de comandos de forças especiais. 

Sugestão Konner  

Fonte:  Revista Asas 

8 Comments

shared on wplocker.com