Irã critica "parcialidade" do diretor da AIEA

O Irã acusou nesta terça-feira o novo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, de “parcialidade” na questão nuclear iraniana e expressou o desejo de que “modifique o enfoque”.“Esperávamos que Amano adotasse uma posição imparcial na questão nuclear, mas infelizmente e, ao contrário do que anunciou, não é o caso”, declarou à AFP o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.

“Esperamos que modifique o enfoque”, completou Salehi.

Amano, que em dezembro sucedeu o egípcio Mohamed ElBaradei no comando da AIEA, afirmou na segunda-feira que o Irã não coopera de maneira suficiente para que a instituição da ONU possa confirmar que o programa nuclear iraniano é puramente pacífico.

Amano fez a constatação ao abrir em Viena a reunião de março do conselho dos 35 ministros da AIEA.

Em um relatório enviado aos ministros e que circulou há 10 dias em Viena, Amano destacou, pela primeira vez, as “inquietações” da AIEA a respeito das capacidades atuais do Irã para fabricar ogivas nucleares.

O documento, apresentado pelos países ocidentais para justificar a necessidade de novas sanções internacionais contra o Irã, foi muito criticado por Teerã.

Sugestão Gérsio Mutti

Fonte: Bol/UOL

4 Comentários

  1. Espero só que isso tudo dê em pizza como sempre, e que o Irã consigua ganhar o tempo que serve para realizar a Bomba, equilibrando assim a Geopolitica do O.M..

    Sem falar que quando isso ocorrer o TNP estará morto!! Assim todos os outros países poderam abandonar este tratado estúpido e construir a propria independência militar, com armas nucleares!!!

    Certo o Brasil vai ter que tirar a proibição da constituição, mas tem problema não, esta cláusula NÃO é petrea como alguns pensam, basta querer modificar!!

    Mas mesmo assim faltaram os misseis de longo alcançe,outro tratado que deve ser abandonado.

    Alguns se perguntam, que mundo seria se todos tivessem armas nucleares??

    Acho eu que seria um mundo belissimo!!! Onde todas as guerras acabariam, pois ninguém ataca um país armado de NUKE!! Um mundo onde a paz reinaria soberana, pois acabariam as invasões unilaterais e as prepôtencias militares de alguns povos, abrindo assim a estrada para a resolução FORÇADA DE CONTRÓVERSIAS através da via diplomatica !!

    Se os dois lados da mesa tem NUKE, temos que negociar na mesa e não no campo de batalha, como na guerra fria.

    Quem fala em ataque preventivo à Coréia do Norte??? Isso por que eles já tem as NUKES, então é assim no “vamos conversar com calma”!!

Comentários não permitidos.