Defesa & Geopolítica

Irã critica “parcialidade” do diretor da AIEA

Posted by

O Irã acusou nesta terça-feira o novo diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, de “parcialidade” na questão nuclear iraniana e expressou o desejo de que “modifique o enfoque”.“Esperávamos que Amano adotasse uma posição imparcial na questão nuclear, mas infelizmente e, ao contrário do que anunciou, não é o caso”, declarou à AFP o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi.

“Esperamos que modifique o enfoque”, completou Salehi.

Amano, que em dezembro sucedeu o egípcio Mohamed ElBaradei no comando da AIEA, afirmou na segunda-feira que o Irã não coopera de maneira suficiente para que a instituição da ONU possa confirmar que o programa nuclear iraniano é puramente pacífico.

Amano fez a constatação ao abrir em Viena a reunião de março do conselho dos 35 ministros da AIEA.

Em um relatório enviado aos ministros e que circulou há 10 dias em Viena, Amano destacou, pela primeira vez, as “inquietações” da AIEA a respeito das capacidades atuais do Irã para fabricar ogivas nucleares.

O documento, apresentado pelos países ocidentais para justificar a necessidade de novas sanções internacionais contra o Irã, foi muito criticado por Teerã.

Sugestão Gérsio Mutti

Fonte: Bol/UOL

4 Comments

shared on wplocker.com