Aeronave da Força Aérea Brasileira pousou na Base Aérea de Cumbica às 2h25 desta terça-feira, 2
Ricardo Valota e JB Neto, da Central de Notícias
Brasileiros que estavam no Chile desembarcam de avião da FAB. Foto: JB Neto/AE SÃO PAULO
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com um grupo de 30 brasileiros que estavam no Chile pousou na base da Aeronáutica em Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, às 2h25 desta madrugada de terça-feira, 2. No voo estão mulheres, crianças e idosos, e também membros da Academia Brasileira de Letras (ABL), entre eles a escritora Ana Maria Machado, que participaram no país vizinho de um seminário sobre literatura infantil. Um ônibus irá transportar os passageiros, que assim desejam, para o Aeroporto Internacional, ao lado.
A maior parte dos familiares dos brasileiros vindos do Chile chegou ao aeroporto por volta das 21 horas. A situação em Santiago já estava crítica segundo a engenheira de relatório Daniella de Menezes Castelucci, de 27 anos. “Já estávamos sem água, sem comida. A água que tinha não servia mais para o consumo”, relatou Daniella.
No mesmo voo vieram Caíque Santos da Silva, de 7 anos, e a mãe dele. Mãe e filho viajaram para o Chile para visitar a tia do garoto. Ao chegar no aeroporto, o menino, muito emocionado, chorava ao mesmo tempo em que descrevia o momento em que tudo começou a balançar e pedaços do teto onde eles estavas começaram a cair.
É saber p ainda tem + terremotos p ocorrer…lamentável.