Rússia e Geórgia reabrem fronteira fechada desde 2006

Sugestão: Gérsio Mutti

Geórgia e Rússia reabriram nesta segunda-feira a fronteira terrestre, mais de três anos depois do fechamento do local, em um sinal de reaproximação após o breve conflito de agosto de 2008 pelo controle de repúblicas separatistas.O posto de fronteira chamado de Verkhni Lars na Rússia e de Kazbegui na Geórgia reabriu às 7h (0H no horário de Brasília).

Situado a 170 quilômetros de Tiblisi, o posto fica em uma passagem estreita nas montanhas do Cáucaso e é efetivamente a única passagem terrestre entre os dois países. As outras passagens atravessam os territórios das regiões separatistas Abkházia e Ossétia do Sul, apoiadas pela Rússia.

Analistas dizem que a medida foi mais econômica que política e beneficiará principalmente os comerciantes da aliada russa Armênia.

Os postos de checagem foram abertos de ambos os lados, mas nenhum veículo passou pela fronteira até às 12h (5h no horário de Brasília). Cidadãos dos dois países precisam de vistos para cruzar a fronteira.

A Rússia fechou a fronteira em 2006, em meio à tensão entre Moscou e o governo pró-Ocidente do presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili.

O conflito ocorreu em agosto de 2008, quando a Geórgia lançou um ataque na Ossétia do Sul depois de dias de confrontos com rebeldes e anos de tensão crescente com Kremlin, levando a Rússia a reagir em favor das repúblicas.

A Rússia cortou ainda a ligação aérea com a Geórgia por causa da guerra e Tiblisi rompeu laços diplomáticos depois que Moscou reconheceu a independência dos territórios rebeldes no mesmo mês.

Houve vários voos entre os dois países no período de férias em janeiro, mas nem todas as rotas foram retomadas.

Com France Presse e Reuters via Bol/Uol

1 Comentário

Comentários não permitidos.