Os problemas com os NH90 alemães

http://www.planespotting.eu/ILA2006/ILA06-NH90-98+92-3.jpg

Em uma matéria publicada no site Voo tático (clique aqui para ler) uma matéria publicada no  DefenceNews apresenta os possíveis fatores para os problemas encontrados nos helicópteors NH90 do Exército Alemão, os quais apresentariam capacidades operacionaisextremamente limitadas.

Extraído do Voo Tático

Dentre as limitações apresentadas, o artigo ressalta as seguintes:

  • Visão limitada do solo, o que permite que a aeronave pouse apenas sobre solo firme e sem obstáculos;
  • A cabine permite transportar soldados com apenas 110 kg, incluindo o equipamento;
  • O espaço limitado dos assentos faz com que o armamento pessoal e coletivo tenha que permanecer no piso e não junto dos combatentes, com riscos óbvios a segurança;
  • O piso é bastante frágil e pode ser danificado por coturnos sujos;
  • A rampa não suporta o peso dos soldados equipados, aumentando o tempo do desembarque;
  • Armamentos coletivos estão proibidos de serem transportados, pois não há como fixá-los ao piso da cabine;
  • Também está proibido o transporte de carga e tropa ao mesmo tempo, pelos mesmos motivos explicados acima;
  • O espaço interno exíguo também dificulta a instalação de metralhadoras laterais – como eu havia dito aqui;
  • O guincho não suporta o desembarque por fast-rope;
  • Não existe o possibilidade de lançamento de para-quedas com abertura automática.

O relatório é bastante surpreendente, pois grande parte dos países europeus comprou o NH90 em grandes quantidades e até agora era dado como um excelente helicóptero. Será que todos caíram no conto do vigário opu os alemães estão jogando muito duro neste relatório?

Referência: German Army Report Highlights NH90 Deficiencies

Fonte: Voo Tático

7 Comentários

  1. Amigos,
    não sou expert, mas lembro de muita gente criticando a escolha do EC-725 dizendo que o NH-90 é muito melhor. Tendo em vista esta reportagem e a notícia de que nossos EC-725 serão superiores aos atualmente fabricados na França ( vide http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/24/helibras-vira-plataforma-de-exportacao-da-eurocopter/#comments – “O produto, que chegou a ser batizado como Super Cougar — já descartado —, vai representar uma evolução tecnológica em relação ao equipamento hoje fabricado na França. Além de mais econômico, terá maior capacidade de transporte.
    Tudo por conta da substituição de material metálico, hoje empregado na fabricação, por similares em material composto, como fibra de carbono. Mais leve, a fibra assegura menor resistência do ar e menor demanda de combustível.” ) gostaria da opinião de vcs sobre qual seria realmente a melhor opção p/ o Brasil.
    Abs.

    • Luciano Baqueiro.
      Eu vejo assim, para a FAB (SAR combat-SAR) o Caracal é ideal, alcance capacidade e tudo mais, acho que ele não se enquadraria para o Exército, na minha opinião era mais indicado dois modelos algo como o Black hawk +chinook/mi 26 ou Mi 46, para a marinha Black e sea Hawk.
      sem dúvida foi um bom negócio este com a Eurocopter.
      certamente o heli nacional será algo médio entre o panther e o Cougar, fora isto há um uav helicoptero que também será desenvolvido o que é muito bom para o Brasil.
      abs.
      E.M.Pinto

  2. E.M.Pinto :Luciano Baqueiro.Eu vejo assim, para a FAB (SAR combat-SAR) o Caracal é ideal, alcance capacidade e tudo mais, acho que ele não se enquadraria para o Exército, na minha opinião era mais indicado dois modelos algo como o Black hawk +chinook/mi 26 ou Mi 46, para a marinha Black e sea Hawk.sem dúvida foi um bom negócio este com a Eurocopter.certamente o heli nacional será algo médio entre o panther e o Cougar, fora isto há um uav helicoptero que também será desenvolvido o que é muito bom para o Brasil.abs.E.M.Pinto

    Valeu. Obrigado pela resposta.

  3. Luciano Baqueiro :Amigos,não sou expert, mas lembro de muita gente criticando a escolha do EC-725 dizendo que o NH-90 é muito melhor. Tendo em vista esta reportagem e a notícia de que nossos EC-725 serão superiores aos atualmente fabricados na França ( vide http://pbrasil.wordpress.com/2010/02/24/helibras-vira-plataforma-de-exportacao-da-eurocopter/#comments – “O produto, que chegou a ser batizado como Super Cougar — já descartado —, vai representar uma evolução tecnológica em relação ao equipamento hoje fabricado na França. Além de mais econômico, terá maior capacidade de transporte.Tudo por conta da substituição de material metálico, hoje empregado na fabricação, por similares em material composto, como fibra de carbono. Mais leve, a fibra assegura menor resistência do ar e menor demanda de combustível.” ) gostaria da opinião de vcs sobre qual seria realmente a melhor opção p/ o Brasil.Abs.

    Me parece que em outros países os NH 90 estão apresentando problemas.
    Mas naõ gostei da compra dos EC725 Caracal, gosoto mas dos Helis Russos como os MI 171 e o MI26T ou os Chinook como foi dito pelo Edison.
    Só poderemos tirar mas conclusões depois de sua chegada efetiva nas Forças.

    Abs.

  4. Luciano,
    Também não sou nenhum especialista, mas tem notícias por aí de que os Cougar franceses estão trabalhando bem no Afeganistão!

    Eles poderiam ser melhorados no quesito de capacidade de defesa e blindagem, e aí, para mim não ia precisar de black e nem sea hawk…
    🙂

    Claro que isso é uma mera opinião, mas acho o Caracal um bom vetor (andei mudando de idéia sobre isso), no mais se fosse para ter uma plataforma americana eu votava no CH-53, mas ele é bem maior também.

  5. Duvido muito que um consórcio tão experiênte no fabrico de helicópteros de combate tenha cometido essas falhas todas num aparelho projectado de raiz, ao contrário do
    Caracal cujo projecto inicial (Puma) data dos anos 60. Não estou a dizer que seja um mau produto, antes pelo contrario, mas não terá muito mais por onde crescer.

    Quanto ao NH-90, é o mais moderno e avançado dos helicópteros médios ao serviço actualmente e muito simplesmente, as suas encomendas têm aumentado e não diminuido.

  6. Luiz Medeiros :Luciano,Também não sou nenhum especialista, mas tem notícias por aí de que os Cougar franceses estão trabalhando bem no Afeganistão!
    Eles poderiam ser melhorados no quesito de capacidade de defesa e blindagem, e aí, para mim não ia precisar de black e nem sea hawk…
    Claro que isso é uma mera opinião, mas acho o Caracal um bom vetor (andei mudando de idéia sobre isso), no mais se fosse para ter uma plataforma americana eu votava no CH-53, mas ele é bem maior também.

    É bom lembrar que a idéia é de um só tipo, c/ algumas poucas diferenças, atenda as 3 forças, então não dá p/ ser o ideal p/ cada função, é meio uma solução de compromisso.

Comentários não permitidos.