Ministro inglês diz que é possível parceria com argentinos nas Ilhas Malvinas

 

Agência Brasil

Brasília – A iniciativa do governo da Argentina de impedir a ação de empresas britânicas de exploração de petróleo nas Ilhas Malvinas gerou protestos e reações. Mas o ministro do Exterior do Reino Unido, Chris Bryant, afirmou nesta quinta-feira (25/2), que é possível haver uma parceria entre ingleses e argentinos. Reino Unido e Argentina disputam o controle do arquipélago desde o Século 19. Atualmente os ingleses controlam a região que tem pouco mais de 3 mil habitantes.

“Nós não devemos perder de vista o fato de que a Argentina e a Inglaterra serem importantes parceiros”, afirmou Bryant. “O governo da Inglaterra está pronto para trabalhar em conjunto”, acrescentou ele, segundo informações da agência oficial da Argentina Telam.

De acordo com o ministro, o decreto assinado pela presidente argentina, Cristina Kirchner, é uma ação “desnecessária”. “Temos uma estreita e produtiva relação em muitas áreas, como nas discussões do G20 [grupo dos países em desenvolvimento], das alterações climáticas, de desenvolvimento sustentável e proliferação de armas”, disse Bryant.

Bryant se manifestou no dia seguinte de o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Taiana, conversar sobre a questão das Ilhas Malvinas com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Na conversa, Taiana pediu a Moon que a ONU atue nas negociações sobre o tema.

No último dia 22, no México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes da América Latina manifestaram apoio ao governo da Argentina na reivindicação sobre a soberania das Ilhas Malvinas.

Sugestão: Konner

Na sua opinião como se resolveria este conflito? quem é o verdadeiro proprietário da ilha?

Clique aqui para votar na consulta


 

 

Fonte:  Correio Brazilinese

4 Comentários

  1. Cantei essa bola, quando disse em meus comentários que nem a Argentina acreditava que tinha soberania sobre os destinos das ilhas, quem ganha a guerra leva, e a Inglaterra levou (retomou o que já era dela). Todavia, a Argentina via que poderia extorquir a Inglaterra, devido à proximidade das ilhas ao continente argentino e assim pressiona a Inglaterra para tirar alguma vantagem, para os ingleses fazerem alguma concessão.

  2. Se procede essa informação, é a chance do Brasil se livrar dessa briga que não é nossa. Afinal, se é do Brasil, é do Brasileiro também.

  3. Sem dúvida é uma boa noticia, e creio que se tem esta abertura da Inglaterra é em miníma parte obra nossa também pois dissemos de lado estaríamos, e isso deve ter contribuido um pouco também,creio eu.

    Agora é ver se tem acordo entre os litigantes ou não!

  4. Nada mais justo.
    Na minha opinião, nem Argentina e nem UK estariam se extorquindo. Estariam sim, dando um grande exemplo de que qualquer litígio fronteiriço poderia ser resolvido pelo compartilhamento das riquezas / domínio territorial, em prol do desenvolvimento mútuo.
    Penso que, problemas existem somente quando não se compartilham idéias, bens e vontade de superar obstáculos.
    Mais abraços.

Comentários não permitidos.