Centro de Lançamento da Barreira do Inferno efetuou com sucesso o lançamento de foguete

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/5508/i102269165051988.jpgO Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou (25/02) com sucesso um Foguete de Treinamento Básico (FTB), na primeira campanha operacional do ano.A Operação Barreira I aconteceu no meio da tarde no Rio Grande do Norte, com a presença do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, do presidente da Agência Especial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, do Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, Comandante do 3º Distrito Naval e do Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, Comandante da Primeira Força Aérea e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal.

A campanha teve como objetivo exercitar a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação,integração,montagem, lançamento, rastreio, segurança de vôo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

Depois de lançado, o foguete foi rastreado para o treinamento operacional de pesquisadores, engenheiros e técnicos envolvidos no processo.

No ano passado, ocorreram quatro lançamentos para treinamento, dois em São Luiz do Maranhão, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), e dois em Natal, no CLBI, com o objetivo de garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da Indústria Nacional, como a AVIBRAS, localizada em São Paulo e que desenvolveu e instrumentou os foguetes para treinamento no país.

Fonte: CECOMSAER e CLBI

6 Comentários

  1. hummmm!!! muitos engenheiros acham que nunca houve lançamentos de foguetes, no centro de lançamento da barreira do inferno rs..rs.mas ja houve vários.Achei engraçado fazer estudos pois o gps da as coordenadas e o HUT DOS SATÉLITES, acho q tambem é possivel ver com os foguetes ????? hummm pense que sim…rs.No paquestao mostraram o horário, e pode ser visto no videoclip rs..rs.. a SOYUS…

Comentários não permitidos.