Defesa & Geopolítica

Teste de Mergulho de Submarino Scorpène da Malásia Concluído com Sucesso

Posted by

http://farm3.static.flickr.com/2428/3886019026_a58c5b798c.jpg

Por Zulkifli Abd Rahman

PETALING JAYA: o primeiro submarino da Malásia, o Scorpène, classe KD Tunku Abdul Rahman, foi submetido a testes subaquáticos com sucesso no Mar do Sul da China ontem.O ministro da Defesa, Datuk Seri Dr Ahmad Zahid Hamidi, disse que uma equipe  técnica estava a bordo durante o mergulho do submarino para acompanhar seu progresso debaixo d’água.

– O mergulho foi concluído com êxito Às 4h da tarde. Esteve tudo de acordo, disse o Dr Ahmad Zahid em um SMS.

Os testes foram realizados na base da Marinha Real da Malásia em Teluk Sepanggar, Sabah.

Dias antes, foi noticiado que o KD Tunku Abdul Rahman era incapaz de mergulhar após um defeito mecânico ter sido descoberto por engenheiros.

O problema forçou o adiamento de seu teste em águas tropicais, o qual deveria ter sido concluído no final do mês passado.

Na semana passada, Zahid disse que o defeito técnico, que afetou o sistema de válvulas de alta pressão de ar do submarino, tinha sido corrigido pelo construtor e pelo empreiteiro ao abrigo de um contrato de garantia.

O submarino chegou a Malásia em setembro do ano passado. Um segundo submarino, o KD Tun Abdul Razak, deverá chegar em 31 de maio.

Ambos os submarinos foram adquiridos por um total de RM3.4 bilhões e conjuntamente fabricados por estaleiros franceses e espanhois.

Tradução e comentário: Roberto Silva site Defesa BR

Teste de Mergulho de Submarino Scorpène da Malásia Concluído com Sucesso

Parte da imprensa brasileira correu para malhar o Scorpène francês quando os malaios anunciaram que o submarino não submergia.

Isso aconteceu no meio da campanha contra o caça francês Rafale, em provável campanha de cunho político e comercial.

Agora que a situação virou, será que darão o mesmo destaque?

Fonte: DefesaBR

5 Comments

shared on wplocker.com