Lula lamenta morte de Zapata mas ignora carta de dissidentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, em Havana, que lamenta “profundamente” a morte do preso político cubano Orlando Zapata, falecido na véspera após dois meses e meio de greve de fome.

“Lamento profundamente que uma pessoa tenha morrido por greve de fome”, disse Lula à AFP quando seguia do hotel para o Palácio da Revolução, para se reunir com o presidente cubano, Raúl Castro.

Lula garantiu não ter recebido “qualquer carta” pedindo sua intervenção na libertação de presos políticos cubanos, e lamentou a versão de que obteve uma “carta impressa” neste sentido.

“Se as pessoas se dirigissem à embaixada brasileira (…), se tentassem entrar em contato comigo, jamais deixaria de atendê-las. O que não posso é chegar a um país e me reunir com um grupo de pessoas que disseram que falaram comigo quando não falaram”, destacou o presidente brasileiro.

“A solidariedade faz parte da minha vida e nunca deixo de tratar destes assuntos”, garantiu Lula.

Ao menos 50 presos políticos pediram ao presidente brasileiro, em carta aberta, que intercedesse pela libertação dos dissidentes cubanos e se envolvesse no caso de Zapata, um pedreiro negro de 42 anos detido em 2003 e condenado a 32 anos de prisão por “desacato” ao governo e “desordem pública”.

Na carta, os dissidentes presos também destacam que Lula “seria um magnífico interlocutor” para se obter do governo cubano “as reformas econômicas, políticas e sociais urgentemente requeridas” na Ilha.

Segundo Berta Soler, do grupo das Damas de Branco, Zapata “já está morto, mas ainda há muitos presos políticos doentes que deveriam estar em suas casas porque não fizeram nada”. “Vamos ver se Lula se interessa por isto”.

Zapata, considerado um prisioneiro de consciência pela Anistia Internacional, faleceu em um hospital de Havana na terça-feria após uma greve de fome iniciada em dezembro em protesto pelas péssimas condições carcerárias.

Em um ato celebrado no Porto de Mariel, Raúl Castro disse ao lado de Lula que a morte de Zapata “foi resultado dessa relação com os Estados Unidos”.

O presidente cubano “lamentou” a morte de Zapata, mas garantiu que em Cuba “não existem torturados, não houve torturados, não houve execução”. “Isso acontece na base (americana) de Guantánamo”.

Comentário Sivoooca

Eu gostaria de fazer uma sugestão, não seria o momento de se instalar uma “comissão da verdade em cuba”?  poderíamos sugerir aos nossos parlamentares defensores da idéia aqui no Brasil, enviamo-los para lá e eles poderão prestar acessoria ao governo cubano, o que acham?

Sugestão: Gérsio Mutti e Sivooca

Leia Também

Nosso homem em havana e um cadavér

Fonte: G1

2 Comentários

  1. Comissão da Verdade em Cuba??????????

    EU SUGIRO ANTES: Ditadura Militar do Brasil(Que está em andamento), Iraque, Afeganistão, Guantanamo, Bagran, as atrocidades do IV Frota, OMC, Xes services Blackwater, Eleições de Bush, Condollezza Rice, Hibakushas, e os paraísos fiscais da cambada de Pirata: Vaticano, Suiça, Ilhas do Caribe (França, Inglaterra e Holanda) e territórios ocupados do mundo, como ISRAEL que o Tio Sam PAI-trocina.

    E por falar nos Castros, o pagamento do aluguel da Base militar EUA nunca foi descontado um único cheque.

    Pára Mutti, pára Sivooca, senão eu choro em vez de rir.

Comentários não permitidos.