A Marinha Real Britânica interceptou uma embarcação nas proximidades do arquipélago

http://www.operations.mod.uk/veritas/img/veritas/york_austin_ocean.jpg

Em 28 de Janeiro, o Destroyer HMS York (primeiro plano, foto acima) avistou uma corveta da Argentina, o ARA Drummond, cerca de 10 milhas marítimas dentro do perímetro de exploração de petróleo nas redondezas do arquipélago no Atlântico sul.A equipe britânica alertou a embarcação e exigiu a sua mudança de rota.

Segundo as fontes militares britânicas, o comandante do ARA Drummond respondeu afirmando ter se “equivocado e cometido um inocente erro de navegação” pedindo desculpas pelo erro logo após.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5e/ARADrummondP31.jpgARA Drummond envolvido no incidente

O corveta Argentina foi localizada a cerca de 65 ilhas marítimas em uma área chamada “Área de Conservação”.

É nessa área que ocorre a polémica exploração de petróleo. Embora não seja uma incursão ilegal, a entrada de navios argentinos neste perímetro não colabora para minimizar o estado de tensão que tende a se elevar a cada ato sequenciado e declarações das autoridades.

Um porta-voz do Ministério britânico da Defesa minimizou o incidente, acrescentando que a conversa de rádio foi “amigável”.

Quarta-feira passada, o Ministério da Defesa britânico anunciou que o HMS York permanecerá na região e que um submarino seria enviado para as Falklands / Malvinas para patrulhar a área.

Fonte:Le Pourtail dês Sous-Marins

6 Comentários

  1. um sub será enviando p manter os corsários da rainha sugando, isso ocorre pq eles , assim m semelhante a nós, esqueçeram as suas FAs, srs. se mirem no exemploda argentina, isso não nos pode acontecer…é paz q se prepara p a guerra.

  2. O problema dessa crise é que a Iglaterra está desrespeitando uma Resolução da ONU,tudo o que se refe as Malvinas deve ser tomada de comum acordo,o Lula está certo no que ele disse,apesar de não ser uma linguagem diplomática,URSS,infelizmente nesse caso o que há é uma brecha perigosa pois se outros seguirem esse expemplo,amanhã pode ser o brasil o próximo!
    Quando eles precisam justificar suas ações baseadas nas resoluções da ONU eles respeitam,quando é pra eles agirem como se estivessem no século 19 eles nem ligam pa ONU.Eu não estou analisando sobre uma visão ideologica mais sim racional!

  3. Eu sinceramente nunca ví um plano de modernização por parte das forças armadas agentinas, se eu estiver errado, alguém por favor me lembre um. Só sei que a atual Força Aérea da Argentina, não seria capaz de derrotar os modernos caças da RAF, ou conseguir atingir e tirar fora de combate um navio da marinha inglesa. A diferença entre as forças é gritante, por isso optaram pelo diálogo, mas no fundo se pudessem, os argentinos iniciariam sim uma ofensiva para tomar as Malvinas de uma vez por todas.

  4. Poi é isso sr. Bruno fernandes, o meu medo, pois as nossas “Ortoridades”, podem deixar por negligência é estupidez nosso país = ou pior q a argentina, totalmente indefeso, já estamos com nossa FAs sucateadas, a IMBEL , os animais mataram ;os caças do FX 2 , até agr os ditos sábios ñ apontaram o vencedor..se ocorrer uma ecaramuça, é precisar-mos de defender-nos..Qual a rma q usaremos p contrastacar?Estilingues ,como os Palestinos ?Já viram a situação deles, e de indadidos é sem direitoa de ir e vir, dentro do próprio país, É isso q querem p o nosso BRASIL .Srs, é na paz que se prepara p a guerra.Nós os julgaremos, tenham certeza.

  5. jose, tenho uma visao diferente: as malvinas como alguns chamam sao britanicas e devem continuar a ser por varios motivos q nao vou explicar mas a brecha é perigosa é se os britanicos as entregassem! vamos deixar o mundo arrumado como esta ou gibraltar passa a pertencer a espanha, ceuta a marrocos, a guiana francesa ao brasil, o brasil perde os territorios q vao alem do tratado de tordesilhas e etc,etc,etc……vc ja imaginou se a ONU tivesse q resolver isto tudo?

Comentários não permitidos.