Comitiva tenta convencer Brasília a apoiar sanções a programa nuclear

http://www.estadao.com.br/fotos/barak(3).jpgBARAK: VISITA a Brasília visa a preparar recepção a Lula em Jerusalém

Eliane Oliveira

BRASÍLIA. Às vésperas da primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Israel, prevista para 14 de março, o governo israelense enviou uma missão a Brasília para entender os motivos de o Brasil se manter contrário à aplicação de novas sanções contra o Irã – defendidas por vários países diante do impasse nas negociações quanto ao programa nuclear de Teerã. A comitiva é chefiada pelo vice-diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Rafael Barak.Ele discutiu o tema com o secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, e membros de sua equipe numa tentativa de convencer os colegas diplomatas de que o regime do Irã tem sido um desestabilizador no Oriente Médio. Entre os argumentos usados está o de que um Irã nuclearizado pode desencadear uma corrida armamentista na região, pondo em risco o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP). Ele também destacou o “risco elevadíssimo” de transferência de tecnologia para grupos terroristas.

– Acreditamos nas boas intenções do governo brasileiro, que se refletem no diálogo que o Brasil tenta promover na Palestina e em outros pontos do Oriente Médio – disse Barak.

O Brasil defende o direito iraniano de manter um programa nuclear, desde que para fins pacíficos. Além disso, discorda das sanções por acreditar que, a exemplo do que houve no Iraque, afetam principalmente a população civil.

Barak garantiu que seu país respeita a posição brasileira e que a aproximação de Lula com o presidente Mahmoud Ahmadinejad “não causa mal-estar”. Sobre um possível papel na mediação do conflito israelense-palestino, ele demonstrou menos receptividade do que a mostrada no ano passado, na visita do chanceler israelense, Avigdor Lieberman ao Brasil.

– O presidente Lula é uma pessoa muito respeitada em todo o mundo. Apreciamos muito seus esforços e conhecemos sua boa vontade. No entanto, o diálogo entre israelenses e palestinos será construído por israelenses e palestinos – pontuou Barak.

Ontem, um documento obtido pela agência Associated Press revelou que o governo de Ahmadinejad concordou em enviar seu urânio pobremente enriquecido a 3,5% para o exterior, desde que a entrega seja feita em solo iraniano – numa condição que desagradou ao Ocidente.

Fonte: CCOMSEX

12 Comentários

  1. No entanto, o diálogo entre israelenses e palestinos será construído por israelenses e palestinos – pontuou Barak.

    Ou seja: o problema é só nosso. E nós mandamos, eles obedecem. Que se lixe quem pensa diferente.

    Os sionistas não tem jeito mesmo …

  2. Ñ “K”, isso é desnecessário, os sionistas tem o direito de viverem, assim como os Palestinos , q eles matam e oprimem, sem nenhuma sanções por parte da ONU é seu CS…Por uma Palestina Livre é Independênte. Já.

  3. Acho tão engraçado a postura desta horda de terroristas sanguinários-sadicos malditos oriundo de Jerusalem.
    Se Sandan tivesse U-235, estaria vivo!! Que o diga a Coréia do Norte.

    Como Israel (Eeeeeeca) pode dizer que respeita o posicionamento do Brasil, se vive a nos importunar com pressões injustificáveis.

    Dá primeiro, teu exemplo, oh Israel!!
    Dá primeiro, teu exemplo, oh ONU ianque!!!

    Teu Messias, oh Israel, é o mesmo ianque, oh Israel, é o mesmo meu, oh Israel. E o nazareno foi claro o bastante em Mateus, Marcos e Lucas…oh Israel, tu não sabes ler???

    Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
    E por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

    Tu não lês as escrituras que tanto prega, oh Israel, oh Israel. Malditos és, oh Israel.

    Presidente do Irã Ahmadinejad | Discurso que o resto do mundo não viu
    http://www.youtube.com/watch?v=xQiEMHJADzI

    A notícia que o resto do mundo não viu 2
    http://www.youtube.com/watch?v=Jv8TW2Pts_w&feature=related

    Liberdade, igualdade, fraternidade.

  4. Sim meu caro, Israel vive sobre o guarda chuva da OTAN, ela pode fazer o que quiser, mas se aguem mexer com ela, vai ter sinal verde e a ajuda da OTAN para massacrar os “inimigos”.

    Odeio Israel.

  5. Aumentam minhas dúvidas
    ****************************************************
    K, o seu comentário não será divulgado pois o seu conteúdo nãos e adequa aos temas do blog, refrências religiosas e conteúdo discriminatório não são permitidos.
    E.M.Pinto
    ***********************************************************

    Estou contando os dias para os palestinos resolverem suas diferenças, formar um so estado, ae eu quero ver se Israel tem peito para mexer como os palestinos.

  6. “A guerra é a continuação da política por outros meios”
    Do prussiano Carl Von Clausewitz (1780-1831), general de Napoleão e atilado teórico militar.

    Melhor usar a religião com fins políticos, do que usar a religião para a guerra.
    O que acontece no mundo, é uma guerra santa sem fim desde tempos imemóriais. Judeus, Cristãos, Muçulmanos são o exemplo atual e mais contundente.

    E, infelizmente, o livro sagrado em muito incita para as guerras. Quem nunca leu, vale à pena, tem MUITA coisa estranha mesmo, como os salmos de guerra de Davi, Salomão e Saul…
    Como exemplo claro, todo sabem quem é a “águia” das américas ou quem tem como símbolo uma “águia”, aconselho ler Deuteronômio (28; 49/52). Só não se assuste com as coincidências. É do Antigo Testamento, que é seguido pelos verdadeiro-judeus no Torá e, os sionistas-ianques usam como se fossem os justiceiros em nome de Deus.

    http://www.biblia.oxigenio.com/livro_de_deuteronomio/deuteronomio_capitulo_28.htm

    Libertas Quae Sera Tamen

  7. “O que o mundo precisa é de mais santinhos”. Essa frase geralmente aparece em épocas de eleições no Brasil. Ela evidencia e muito, o papel da religião na vida do homem público. Se vivemos grandes problemas na moral e ética a niveis nacionais e internacionais, é apenas o problema da impunidade e a aplicação da lei, é também um sinal claro da auxência de Deus e seus Mandamentos na vida das pessoas. “Ajuda-te, que o céu te ajudará”!!! “Respeite, para serdes respeitados”!!!! Israelenses parecem não se darem valor, não possuem amor próprio, não se respeitam e não podemos esperar que um povo doente como esse, com essa excessiva baixa estima, possa respeitar a injustiçada e sofrida nação palestina. Os diplomatas israelenses devem vir se explicar ao presidente Lula, sobre as motivações de tanta maldade israelense, por quê agridem tanto e violentamente ao povo palestino e não vir aquí, tomar satisfação com o governo brasileiro, sobre os motivos que levam o Brasil a defender os povos oprimidos e reprimidos do oriente médio.
    Quanto ao Irã, o mesmo se sente ameaçado não só por Israel, como pelos EUA e é óbvio que se Israel se mantém no direito de estar muito bem armado e inclusive ter armas atômicas, então nada mais justo do que o Irã também se reservar ao mesmo direito, para fins de dissuasão das frequentes agressões israelenses às nações do oriente médio. A meu ver, a única maneira de haver paz no oriente médio, seria o surgimento de uma outra potência regional em condições de enquadrar Israel. Assim, a arma atômica seria altamente dissuasória e TERÍAMOS A PAZ, não a guerra, como maldosa e preconceituosamente pregam os defensores do status quo.

  8. Opa! desculpem, correção: onde se lê …é apenas o problema da impunidade e a aplicação da lei, lei-se;… não é apenas um problema de impunidade e de aplicação da lei, mas também um sinal…. Grato.

  9. Aos navegantes e seguidores:

    Ronin = Guerreiro solitário, sou o “Aumentam minhas duvidas” “Ainda tenho dúvidas” e “Mudo e Surdo, mas não sou cego”. Alterei meu nick porque estava grande e escolhi um menor e relativo a minha origem nipo.

    E, agradeço por deverás a paciência do moderador comigo.

    Como sugestão ao BLOG eu cito o comentário acima do Paulo Amaral o qual compartilho. Mas, conforme ele mesmo o fez, adenda uma errata e fica complicado citar seu comentário novamente. Não poderia, nobre E.M.Pinto, entrar num acordo com o seguidor e excluir e postar novamente o comentário para que possamos fazer sua citação, agradeço.

    Muito bom o comentário Paulo Amaral.

  10. Salve Ronin, muito grato pos suas palavras, também aprecio seus comentários, invariàvelmente muito ricos em conteúdo e altamente elucidativos, sempre contribuindo com novas e preciosas informações.
    Um abraço, caro Ronin!

Comentários não permitidos.