O número de soldados norte-americanos mortos no Afeganistão chegou a mil, informou um site independente nesta terça-feira, após explosões letais no sul e no leste do país em meio à luta para estabilizar o país.As mortes de civis e militares atingiram recordes de alta no ano passado, quando a violência chegou ao pior nível desde a deposição do Taleban, no final de 2001, com as forças estrangeiras lançando duas grandes ofensivas nos últimos oito meses para deter uma insurgência crescente.
O site que contabiliza as mortes, www.icasualties.org, informou que 54 soldados norte-americanos morreram no Afeganistão este ano, elevando o total para 1.000 desde a queda do Taleban. Em comparação, morreram oito neste ano no Iraque, onde 4.378 foram mortos desde 2003.
O Pentágono contestou os dados, dizendo que 916 soldados morreram no Afeganistão, Paquistão e Uzbequistão desde o fim de 2001. “É significantemente menos que 1.000 no Afeganistão”, disse o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman.
O Afeganistão está no topo da agenda de política externa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e mais baixas norte-americanas ou uma campanha militar que fracasse numa guerra cada vez mais impopular poderiam afetar a sua Presidência.
3 Comments