Chega a mil o número de soldados dos EUA mortos no Afeganistão

http://eldib.files.wordpress.com/2008/02/zead.jpg

O número de soldados norte-americanos mortos no Afeganistão chegou a mil, informou um site independente nesta terça-feira, após explosões letais no sul e no leste do país em meio à luta para estabilizar o país.As mortes de civis e militares atingiram recordes de alta no ano passado, quando a violência chegou ao pior nível desde a deposição do Taleban, no final de 2001, com as forças estrangeiras lançando duas grandes ofensivas nos últimos oito meses para deter uma insurgência crescente.

O site que contabiliza as mortes, www.icasualties.org, informou que 54 soldados norte-americanos morreram no Afeganistão este ano, elevando o total para 1.000 desde a queda do Taleban. Em comparação, morreram oito neste ano no Iraque, onde 4.378 foram mortos desde 2003.

O Pentágono contestou os dados, dizendo que 916 soldados morreram no Afeganistão, Paquistão e Uzbequistão desde o fim de 2001. “É significantemente menos que 1.000 no Afeganistão”, disse o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman.

O Afeganistão está no topo da agenda de política externa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e mais baixas norte-americanas ou uma campanha militar que fracasse numa guerra cada vez mais impopular poderiam afetar a sua Presidência.

Fonte: Último Segundo

3 Comentários

  1. mesmo não gostando dos yankes , è triste noticia ,imagino as familias dos bravos soldados .

    “A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.” (Paul Valéry)

  2. Foram os fuzileiros? Ou foram os Blackwater Xes Service, os homens que a justiça não alcança??
    Que pena que não foram 1.000.000, lamento muito!!

    “A guerra é a continuação da política por outros meios”
    Do prussiano Carl Von Clausewitz (1780-1831), general de Napoleão e atilado teórico militar.

Comentários não permitidos.