Lula questiona soberania britânica nas Malvinas

http://1.bp.blogspot.com/_ywSvQZuuiEw/Sdconl5ZTpI/AAAAAAAALPM/hKOyqStu1vQ/s400/20090404elpepieco_3.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Conselho de Segurança das Nações Unidas “deve reabrir” a discussão em torno da jurisdição sobre as Ilhas Malvinas, em disputa entre Argentina e Grã-Bretanha.Em discurso durante a Cúpula da América Latina e Caribe, em Cancún, Lula questionou tanto a postura da Grã-Bretanha como a da ONU no episódio.

“Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país (Grã-Bretanha) a 14 mil quilômetros de distância?”, questionou o presidente.

Lula sugeriu que a resposta para esse questionamento pode estar no fato de a Grã-Bretanha ser um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.”Será que é o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e para eles pode tudo e para os outros, não pode nada?”, disse.

Coragem

O presidente pediu aos 32 chefes de Estado e representantes de governo que participam da cúpula que “instiguem” a ONU a “reabrir a discussão” sobre a disputa territorial entre Argentina e Grã-Bretanha.

Lula aproveitou o debate em torno das Malvinas para sugerir a reforma do Conselho de Segurança da ONU, uma de suas principais reivindicações no cenário internacional.

“Não é possível que a ONU continue com o Conselho de Segurança representado pelos interesses geopolíticos da Segunda Guerra (Mundial) e não leve em conta todas as mudanças que ocorreram no mundo”, disse.

Ainda de acordo com o presidente, se os países da região “não tiverem coragem” de enfrentar esse debate, a ONU “vai continuar a funcionar sem representatividade e os conflitos no Oriente Médio vão ficar por conta dos interesses eminentemente norte-americanos”.

“Na verdade era a ONU que deveria assumir a responsabilidade de estar negociando a paz no Oriente Médio, as discussões com o Irã. Por que a ONU se afasta e os países individualmente tratam desses assuntos?”, questionou.

Segundo Lula, a ONU “perdeu representatividade” e muitos dos países que ficam no Conselho de Segurança “preferem a ONU frágil”.

“Assim eles podem desobedecer às decisões da ONU e fazer de seu comportamento, enquanto nação, a grande personalidade de governança mundial”, acrescentou Lula.

Histórico

As Malvinas, chamadas pelos britânicos de Falklands, são um arquipélago de dezenas de ilhas ao sul do Oceano Atlântico.

O território pertence à Grã-Bretanha, mas ele fica geograficamente próximo do litoral da Argentina, que reivindica a soberania sobre a região desde o século 19.

A Argentina invadiu o arquipélago em abril de 1982, iniciando uma guerra com a Grã-Bretanha. A vitória britânica, em junho do mesmo ano, não impediu Buenos Aires de continuar aspirando ao controle sobre as ilhas.

Os argentinos acreditam que herdaram o território dos colonizadores espanhóis, que disputaram a soberania sobre o arquipélago no século 18 com os britânicos.

Grã-Bretanha e Espanha chegaram a estabelecer colônias simultâneas nas ilhas, mas os britânicos abandonaram o assentamento, abrindo caminho para a presença de colonos argentinos – que, depois, foram expulsos pelos britânicos.

O principal argumento britânico para manter a soberania sobre as Malvinas é que, hoje, a população da ilha é britânica e prefere manter os laços coloniais.

Fonte: BBC Brasil

17 Comentários

  1. Com certeza Ivan, ousado sim o nosso Lula, quem sabe se ele não tivesse conseguido as eleições a tempos o nosso país já não seria muito melhor que é hoje, não tinhamos pertido a VALE nem outroas propriedades.
    E outro presidente não teve nem teria o peito de falar assim, como o Lula, as vezes o recato de muitos presidente brasileiros no passado fez com que comessemos moscas das nações ricas, apoio a politica externa do brasil.

  2. Rapaiz, o Lula deu “nome aos bois”.

    Neste trexo, isto fica explícito.
    a ONU “vai continuar a funcionar sem representatividade e os conflitos no Oriente Médio vão ficar por conta dos interesses eminentemente norte-americanos”.

    E tem gente que acredita no F-18 S/H.

    Abraço.

  3. [asubio]

    fuííííí fuííúu

    Caramba Lula, ele disse isso mesmo? Caramba, ele sabe do que fala, bom, essa deve ter sido conselho do Amorim.

    Será que outros site vão falar sobre isso, ou a imprensa manipuladora (rsrsr) vai distorcer tudo e fazer o lula parecer uma formiga perdida entre bois???

  4. É pos aí, ñ somos + o quintal dos ianks, somos um país q caminha p ser a maior econômia do planeta( se investir + e pesadamente em educação e reequipar nossas FAs com mt urgência).O presidente tem de epelhar a posição de seu país…esse é o posicionamento do BRASIL. Falou e disse , Bravos.

  5. A gente só vê isso na internet. A Imp´rensa , chamada hoje de PIG, – (Glob, Veja, Estão e outras porcarias), distorcem tudo,no intuito deprejudicar um golverno nacionalista, e assim tenta induzir a opiniã pública, como por ex. no caso de Honduras, Irã, etc.

    É repugnante. Mas nós vamos vencer. O Brasil vai vencer, ocupar o seu devido lugar no concerto das nações, apesar de grupelhos impatrióticosd, atrelados aos EUA.

  6. Lula é o cara. Se fosse um desses DEMO-TUCANALHAS estaria com o rabindo no meio das pernas, devidamente abediente aos EUA. Como foi feito pelo maior traidor que esse país já teve, ou seja, FHCia.
    ****************************************************

    Salve Robert e seja bem vindo ao Plano Brasil, por favor gostaria de pedir-lhe encarecidamente que não comente ou refira a comentários político-partidários, a intenção do espaço embora cite figuras políticas e regimes não se destina as disussões políticas mas sim a discussão de consequências e assuntos realcionados a defesa e geopolítica.
    Do contrário isto aqui virará uma arena de confrontação de opiniões políticas e esta não é minha intenção para o blog de forma que não permitirei que isto aconteça.
    Conto com sua compreensão e participação.
    Os Cumprimentos
    E.M.Pinto

  7. Quero ver ele ser macho para chamar a Inglaterra para a briga. Tudo isto não passa de bobagem e bravata, kaô. Essa América Latina não aprende mesmo, é governada por um bando de bravateiros. E por isto que não vamos nunca ter uma cadeira permanente no C.S.

  8. Acredito que um governante bom, sempre vai ser um governante bom, não importa se ele é de um partido ou de outro. Precisamos aprender a parar de votar em partidos e começas a votar em candidatos, tenho certezza que assim teremos governantes muito melhores.

    Parabéns Presidente da República, você disse o que muitos não teriam coragem de dizer, mesmo sendo a mais pura verdade.

  9. Às vezes é interessante para e pensar no quanto mudamos como pais.
    Peço a todos que fiquem de olho para vermos o desdobrar destas palavras e se o Brasil deixara de ser tratado com o respeito que vem sendo tratado ate aqui!
    Compreendo que algumas pessoas não entendam o que acontece hoje com a diplomacia brasileira, estávamos acostumados a nunca nos envolver, a sempre atuar como pais de poucas pretensões.
    O Brasil começa a jogar um novo jogo uma nova estratégia e isso é difícil de assimilar basta ver a quantidade de novas embaixadas abertas pelo mundo.
    É muito bom ver que o pais tem sido chamado a liderar. Isto é, não se impôs como líder porem a sua política o seu tamanho e o EXEMPLO DE RESPEITO À SOBERANIA DE CADA PAIS o faz presente nesta condição!

  10. Coragem do lula? falar besteira não é coragem vejam a situação Argentina, pais num buraco economico , que nem em 82, povo protestando , que nem em 82 , malvinas como solução para desviar a atenção nãcional , que nem em 82. Percebam a manobra politica,a posse das malvinas é um problema argentino, deviamos é ficar atento para nossos problemas nacionais e salvaguardar nossas riquezas. Alem do mais ja assistimos de camarote quando os ingleses deram um chega prá lá nos argentinos. God Save the Queen

  11. …coisas de um presidente analfabeto, + q foi considerado o presidente do ano…parabéns ao mesmo , por mostrar o calcanhar de aquíles da ONU e o dominio do ianks sobre a mesma…e de países como à inglaterra….eu votaria nele pena q ñ votei na 1 é 2 x …o cara é bom , ñ é capaxo, o BRASIL tem voz.

  12. SIM. É o homem certo na flechada correta do alvo. Chega!! Britânicos, Franceses e Holandeses, piratas de séculos passados. Hoje, acobertados pelo tio e sua ONU/OTAN malditos sejam os piratas do século XXI.

    “A plataforma de extração Ocean Guardian, a caminho desde novembro último, chegará às Malvinas em princípios de março. Sua proprietária é a firma estadunidense Diamond Offshore. Ela conta com 46 instalações desse tipo e extrai petróleo do subsolo marinho por encargo da britânica Desire Petroleum e de outras duas empresas.”

    “…em relação ao Tratado de Lisboa, que modifica o tratado da União Europeia (UE) e o Tratado Constitutivo da Comunidade Européia, que a inclusão das ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul no regime de “Associação dos Países e Territórios de Ultramar” é incompatível com os legítimos direitos da Argentina e com a existência de uma disputa pela soberania sobre estes arquipélagos.”

    Os próximos passos: Guantanamo e embargos a Cuba; Bases Militares EUA Colômbia; Desenvolvimento econômico e social das Guianas e do Suriname pela CALC longe da FAMIGERADA e SINISTRA ONU/OTAN; Independência dos territórios ocupados pela rainha “vaca” Beatriz holandesa e seus territórios do Caribe, paraísos fiscais que a ONU/UE usa para lavar seu EURO imundo; Questão Panamá; Zona de Livre Comércio na AL…

    Nós também somos filhos dos céus, este calvário tem que acabar um dia!!

    Se alguém tem que morrer, que seja pra melhorar, pois o terreiro lá de casa, não se varre com vassoura, varre com ponta de sabre e bala de metralhadora.
    (Geraldo Vandré)

    Libertas, quae sera tamen

  13. Tenho certeza que Lula já ligou para o Sarko para dizer que o que ele disse não era o que saiu da boca dele. O famoso não fui muito bem interpretado.Rodadas de acordo comerciais são mais importantes do que o refrego Inglaterra – Argentina. E sem Inglaterra não tem cadeira no CS e acordo comercial na área agrícola. Alias, sabem quem é o maior segurador dos navios brasileiros, e a Loyds de Londres.

  14. Lula, numa atitude dessa, demonstra ignorância e o aproveitamento de seus acessores.
    So quando a “hermana” chora, é que o presidente a ajuda.
    Lula mostra ser apenas um fantoche ignorante de seus “subordinados”. Isso que da votar em burro, mau estudado e populista.

    O que deveria ser o objetivo do novo bloco, é unificar uma política, de modo a acabar com problemas de intrigas por parte de países que sempre se atracam, como Venezuela e Colômbia.

  15. Como disse muito bem um diplomata inglês

    “LONDRES, 24 FEV (ANSA) – A Grã-Bretanha menosprezou hoje o apoio unânime dado pelos presidentes latino-americanos à reclamação argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas (Falkland), território da nação europeia localizado no Atlântico Sul.

    “Nós estamos acostumados a que países da América Latina sejam porta-vozes da Argentina como atos de solidariedade regional, e provavelmente não é a primeira vez que nações da Comunidade Britânica fizeram isso”, afirmou um porta-voz da Chancelaria de Londres, segundo a imprensa local.

    “Mas quando se trata de colocar o dinheiro onde está a boca, eles nunca seguem adiante”, acrescentou o representante, referindo-se aos pronunciamentos feitos durante a XXI Cúpula do Grupo do Rio e a II Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc).”

    Vejam o que ele diz na hora de colocar dinheiro os latino americanos calam a boca. A mais pura verdade.

Comentários não permitidos.