Cúpula em Cancún aprova novo bloco regional sem os EUA

http://imagem.band.com.br/zoom/CNT_EXT_268045.jpg

Os presidentes dos países da América Latina e do Caribe aprovaram, nesta terça-feira em Cancún, no México, a criação de um novo bloco que represente todas as nações da região sem a participação do Canadá e dos Estados Unidos.

O organismo se chamaria, temporariamente, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e iniciaria suas atividades a partir de julho de 2011 – data da próxima Cúpula da América Latina e do Caribe em Caracas, na Venezuela.

“Finalmente há um consenso sobre isso, também houve discussões intensas”, disse o presidente do México, Felipe Calderón.

Segundo ele, o novo bloco deve “impulsionar a integração regional e promover a agenda regional em encontros globais”.

Até agora, os líderes ainda não incluíram Honduras no novo grupo regional.

O bloco seria uma alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA) – o principal fórum das relações regionais nos últimos 50 anos.

A OEA tem sofrido críticas de seus próprios membros após uma série de embates políticos e comerciais entre países da região e os Estados Unidos.

Princípios

O novo organismo foi aprovado pelos 25 chefes de Estado e de governo que participaram da Cúpula no México.

Segundo o comunicado divulgado pelos líderes, o bloco terá entre seus princípios promover o respeito ao direito internacional, a igualdade dos Estados, evitar o uso de ameaça de força e trabalhar a favor do meio ambiente na região.

Além disso, o organismo deve promover a integração política da região assim como o diálogo com outros blocos.

As regras de operação definitivas deverão ser adotadas no evento de Caracas, no próximo ano, ou na Cúpula que ocorrerá no Chile, em 2012.

‘Substituição’

O presidente de Cuba, Raúl Castro, elogiou o anúncio sobre a aprovação do novo bloco, que incluiria o país, diferentemente da OEA.

Cuba foi suspensa da Organização dos Estados Americanos em 1962 por causa do sistema político socialista da ilha. Em 2009, a OEA decidiu aceitar novamente os cubanos no bloco, mas Cuba rejeitou.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, já havia expressado seu apoio à proposta, afirmando que seria uma ação para distanciar a região da “colonização” americana.

Um representante do Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que não acredita que o novo bloco substituirá a OEA.

Os termos do novo organismo e a eventual substituição do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe pelo novo bloco ainda não foram esclarecidos.

Segundo o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, “é muito importante que não tentemos substituir a OEA”.

“A OEA é uma organização permanente e tem suas próprias funções”, disse.

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. Sem isso, o BRASIL é um democratico,é no entanto estamos tentando dar unidade a td os hermanos , sem os ianks, td o planeta sabe q os mesmos ñ são confiáveis..todos, até vc.Lembre – se das Malvinas?

  2. K É isso ai,exclua os democratas; Irã 1953, Brasil 1964, Argentina 1976…eleição bushe realmente vamos babar ovos do grande irmão Monroe, LULA PNDH3 a nova independencia

  3. O que o falecido “Pena Branca” tá fazendo nessa foto ? Chamaram ele pra cantar o cuitelinho ? (Segundo homem da esquerda na primeira fila).

  4. Ai ai,

    Este tal de Conselho de Segurança da ONU é feita a Constituição Federal do BraZil, serve para uns mas não serve para outros. Ba Ki-Moon: O capeta te espera desgraçado!!!!!!

    Mas, são os corsários ingleses nas Malvinas?? Ou é o Tio Sam que está por lá?

    “A plataforma de extração Ocean Guardian, a caminho desde novembro último, chegará às Malvinas em princípios de março. Sua proprietária é a firma estadunidense Diamond Offshore. Ela conta com 46 instalações desse tipo e extrai petróleo do subsolo marinho por encargo da britânica Desire Petroleum e de outras duas empresas.”

    E esta tal de União Européia conservam e apoiam esta horda de piratas do século XXI. São os mesmo piratas de séculos passados, Holanda, França e Inglaterra. Hoje, com o respaldo do PIRATÃO Tio Sam.

    “…em relação ao Tratado de Lisboa, que modifica o tratado da União Europeia (UE) e o Tratado Constitutivo da Comunidade Européia, que a inclusão das ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul no regime de “Associação dos Países e Territórios de Ultramar” é incompatível com os legítimos direitos da Argentina e com a existência de uma disputa pela soberania sobre estes arquipélagos.”

    Ou SEJA: Pirataria Permitida, liberada, Império mantido. Soberanias e Direitos jogados no LIXO.

    Elizabeth II vá para o inferno, e leve seu Brown, seu Blair, sua Thatcher junto!!!
    ****************************************************************
    Surdo e Mudo, mais uma vez, comentários de com ataques pessoais e termos inapropriados serão excluídos da seção de comentários daqui para frente.
    E.M.Pinto

  5. Tanto ingleses quanto ianks são uma só droga, estão juntos e misturados…Vivas ao sr.Lula p idéia de unir esses hermanos, agr só falta a FAs coletiva..p n auto defesa. É rapido, vide argentina, bom exemplo.

  6. Vamos ser sérios, alguém acredita em discursos cade a prática? Quando eu ver todos os países latino americanos boicotarem produtos fabricados ou que usem tecnologia americana eu vou acreditar. Já li em duas biografias de embaixadores latino americanos a mesma história: os norte americanos sempre ouviam discursos agressivos as suas políticas de dia, de noite os mesmos lideres latino americanos ligavam para Washington para dizer que aquilo que eles disserem não era verdade. O velho Chavez fala mal de Bush e Obama mas não larga o osso do F-16. Vamos fazer este discurso verdade: vamos jogar fora todo e qualquer computador ou celular que use hardware ou software americanos? Vamos cancelar nossas TV por assinatura? Vamos exigir dos provedores que não usem tecnologia americana na internet? Alias vamos abandonar a internet, ela foi criada pelo Departamento de Estado!

  7. É isso mesmo Bruno,estes falsos antiamericanistas ganham votos pixando “usamericanu” pra depois gastarem o dinheiro publico na Disney.

  8. “ianks são uma só droga”, que droga hein dois países governados por leis, sem ditadores ou tiranias, com legislativo e judiciario que funcionam. Uma porcaria isso né! bom seria se fossem governados por aiatolas, partido único ou ditadores que ficam meio seculo no poder e depois transferem o cetro para os filhos ou irmãos.

    Esses sim são países civilizados né?

  9. São os mesmos q se impõe a argentina com o apoio do outro, é tem judiciário q funcionam, + libertaram os assassinos de 17 irakianos da Blackwater, q se nega a condenar a invasão criminosa do irak…grandes países…Quer + ?

  10. Reunião de “Pobres-Perfeitos-Idiotas-Latrino-Americanos”. Como sempre, muitas bravatas, muita discussão, mas na hora de meter a mão no bolso, rsrsrsr… Mais um patrocínio do Governo Federal da República Popular do Brasil… Mais uma canga pro Brasilzão Costa-Larga carregar, como se não tivéssemos pobres o suficiente por aqui…

    Essa tal América Latina é patética e merece continuar sendo o quintal da América (a de verdade)…

    Mas o que me pergunto é o que a América Portuguesa estaria a fazer junto aos cucarachos… Esses cretinos matam-se entre si e contra os piratas europeus há séculos, o que temos que ir “cheirar” lá? Não temos nada a ver com eles! Para eles somos e sempre seremos “macaquitos”! Eles que se explodam. Temos que tê-los como mercado para nossos produtos, E SÓ!

    Da América Hispânica e outras “caquinhas-de-nariz” de corsários holandeses, piratas ingleses ou bucaneiros franceses por aí (Caribe, Guianas, etc.) salva-se malemá o Chile… Mui malemá… O resto é e continuará sendo área de testes nucleares em potencial para os grandes potentados do mundo…

    BRASIL ACIMA DE TUDO!

    Sds.

  11. Acho que isso elucida e confirma muito bem meus comentários à respeito do NACIONALISMO vs patriotismo: o patriotismo falacioso, do au..au..au..e a da consequente entregado rico patrimônio nacional; alí, claramente vemos o engôdo yank, infeliz e levianamente abraçado por uma facção importante das FFAA, cujas consequências e sequelas foram drásticas e permanecerão por muito tempo. Muitos são os arrependidos, por formarem essa casta inferior de brasileiros, que não se respeita e portanto não tem condições de respeitar à outrem. Traíram a da nação brasileira e agora podem ver claramente que foi muito mais que um tiro nos próprios pés !!!! Forjaram um tipo aculturado de brasileiro, que abraça a bandeira inimiga e canta o hino nacional yank ao som do primeiro tiro, logo no primeiro momento da invasão à pátria “brasileira”. Há um exército sem povo, sem estrutura, é como o desempenho de um caça que não tem peças de reposição, para realizar adequadamente o seu papel. Por isso, a estratégia e a esperança das FFAA e do Brasil, numa guerra de guerrilha na defesa da amazônia é furada, fadada à derrota!!! Por isso, o patriotismo do cidadão acima é falacioso, dissociado da nação, não poderiamos esperar outro tipo de comportamento desse cidadão. O patriotismo verdadeiro está implícito no NACIONALISMO, e não o contrário!!!! A Pátria só tem valor, se a nação que há possue tiver contrôle absoluto sôbre todos os seus recursos, para garantir o bem-estar da grande maioria da nação. Nos preocupando com o bem-estar dos nossos cidadãos, com nossos próprios recursos – e importando aquilo que não temos disponíveis), estaremos contribuindo para um mundo melhor, com menos problemas sociais. O NACIONALISMO também implica no amor e respeito ao próximo, às demais nações e suas instituições, sobretudo aos nossos vizinhos.
    Sds.

Comentários não permitidos.