Sugestão: Gérsio Mutti
Istambul, 22 fev (EFE).- Cinco generais aposentados do Exército turco foram detidos hoje dentro de uma investigação sobre a preparação de um golpe de Estado, informou o canal de televisão local “NTV”.Entre os cinco militares detidos estão o antigo comandante das Forças Aéreas Ibrahim Firtina; o da Força Naval Ozden Ornek e o do Primeiro Exército Ergin Saygun.
Esses nomes já apareciam nas folhas de acusação de planos de golpe de Estado relacionados com a investigação sobre a Ergenekon, uma rede de ideologia ultranacionalista que pretendia semear o caos na Turquia com atentados e assassinatos políticos para, assim, justificar uma intervenção militar.
As detenções de hoje estão ligadas à investigação de um plano de golpe de Estado que teria sido preparado em 2003 (Balyoz).
O plano golpista tinha previsto atentar contra duas mesquitas em Istambul, derrubar um avião militar turco no Mar Egeu para forçar um enfrentamento com a Grécia e prender intelectuais críticos ao Exército.
O chefe do Estado-Maior, o general Ilker Basbug, cancelou a visita que faria hoje ao Egito em virtude das novas detenções, informou o canal “CNN” na Turquia. EFE
E há quem diga que golpe militar é coisa da américa latina e áfrica!
É aquela coisa né, o cidadão vai em pensão fisicamente,mas na cabeça ainda está na ativa.
Mas agora a brincadeira acabou,e jogo ficou duro demais pra ummonte de velhos aposentados, pra quem perde neste jogo de golpe de estado tem que estar sempre atento, pois não tem dublê.
A corda espera pelo pescoço dos que fracassaram neste jogo, a acusação é traição!!!
Mas igual seria a acusa e a pena para os atuais líderes de governo, se o golpe tivessem vencido!!
O jogo é esse, nada mais nada menos que o normal, sempre foi e sempre será assim.
Pois é, é dizem q nós somos os golpistas comtumaz, se enganaram, outros tbm.