Irã escolhe locais para dez novas usinas de enriquecimento de urânio

http://samsonblinded.org/images/nuclear-populism.gif

O Irã identificou locais potenciais para a implantação de dez novas usinas de enriquecimento nuclear e a construção de duas delas deve ter início ainda neste ano, informou uma autoridade nuclear nesta segunda-feira. “Nós selecionamos aproximadamente 20 localidades e enviamos o relatório desses ao presidente, no entanto, esses locais são apenas potenciais”, disse Ali Akbar Salehi, diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo a agência de notícias Isna.

“Devemos dar início à construção de duas das unidades de enriquecimento no próximo ano… Nas novas usinas pretendemos usar novas centrífugas.” O próximo ano iraniano começa no dia 21 de março.

Salehi disse que os locais propostos foram escolhidos em áreas montanhosas remotas ao redor do país para protegê-los de ataques. “Essas usinas serão construídas de forma que sejam preservados de qualquer ataque”, afirmou.

O Irã anunciou planos em novembro para construir 10 novas usinas de enriquecimento que se juntariam ao complexo Natanz, já existente. A decisão foi anunciada no momento em que os Estados Unidos e seus aliados esperavam chegar a um acordo para que o Irã enriquecesse seu urânio no exterior.

Analistas dizem que Israel, inimigo do Irã que atacou um reator iraquiano em 1981, poderia tentar bombardear qualquer unidade no futuro.

Washington teme que o programa nuclear do Irã permita que Teerã desenvolva armas nucleares. O Irã nega tais intenções, dizendo apenas que quer gerar eletricidade.

Analistas tem dúvidas de que o Irã, que atualmente sofre de sanções internacionais e teria problemas para obter materiais e componentes no exterior, poderia se equipar para operar 10 novas usinas.

Eles veem as declarações do Irã de que essas usinas estarão funcionando em poucos anos como um blefe em sua disputa nuclear com o Ocidente.

Salehi disse que o presidente Mahmoud Ahmadinejad anunciaria no dia 9 de abril que tipo de centrífugas seriam usadas nas novas usinas.

Os Estados Unidos e seus aliados esperam impor novas sanções das Nações Unidas ao Irã nas próximas semanas por seu trabalho continuado no enriquecimento de urânio.

Fonte: Último Segundo

// // //

3 Comentários

  1. Enquanto isso nós temos somente 1 em rezende, que nemproduz o bastante pras nossas 2 usinas em Angra.

    Eles construiram estes polos produtivos dentro de montanhas, e nós não conseguimos nem terminar a Angra 3 em uma região costeira. Sei que um centro de enriquecimento é diferente de uma usina, mas estou falando das instalações prediais, contruir algo dentro de uma montanha, e eles faram 10, é muito complicado. Nem se compara em construir um edifício na costa.

    Dizem que eles nãovão ter capacidade de obter no mercado internacional os equipamentos nescessarios para fazer funcionar a obra, mas o Irã não é o Iraque, tem uma indústria local de bom nível e isso pode corresponder a uma produção nacional dos componentes nescessários.

    Nestes aspectos, estão muito avante a nós, muito mesmo!

  2. Mais um exagero, mas 10 usinas nucleares???
    Isso me cheira a exagero e manipulação do ocidente.
    O Irã não tem tanta grana assim para bancar tanta usina.
    Eita serviçinho de inteligência barato.

  3. Quanto a nossa capacidade tecnológica, eu indico:

    Ex-ministro diz que Brasil pode produzir arma nuclear
    http://www.meionorte.com/noticias,ex-ministro-diz-que-brasil-pode-produzir-arma-nuclear,81606.html

    FHC colocou o Brasil de joelhos
    Mas, à parte dessa e de outras ações lesivas contra o Estado brasileiro, perpetradas pelo atual governo, nenhuma delas causou mais danos à soberania brasileira do que a assinatura por FHC, do Tratado de Não Proliferação Nuclear de Tlatelolco (TNP), em 1998.
    http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=18927

    QUANTO CUSTA FORMAR UM PROFISSIONAL DE ELITE????
    “A explosão do terceiro VLS, em 22 de agosto de 2003, na Base Espacial de Alcântara/MA matou 21 técnicos e engenheiros altamente especializados – gente que não existe aos montes aqui nem em qualquer lugar do mundo. Estima-se que serão necessários dez anos para formar uma nova geração brasileira de cérebros tão capacitados. Mas o programa espacial brazuca continua.”

Comentários não permitidos.