Arias pedirá reconhecimento de Honduras na cúpula do Grupo do Rio

http://ecopolitology.org/files/2009/04/obama-greets-costa-rican-president-oscar-arias-at-summit-of-the-americas.jpg

EFE  —  O presidente da Costa Rica, Óscar Arias, viajou hoje ao México para a cúpula do Grupo do Rio, onde pedirá a seus colegas americanos para que reconheçam o Governo eleito hondurenho.
Arias, que estará acompanhado da presidente eleita de Costa Rica, Laura Chinchila, declarou à Agência Efe que insistirá no assunto de Honduras porque o eixo central da reunião é a união entre os países latino-americanos.

O líder costarriquenho, que deixará o poder em 8 de maio, afirmou que “é muito difícil esperar uma maior unidade entre a comunidade latino-americana ao excluir um país que recentemente elegeu, em eleições limpas e transparentes, um presidente como Porfirio Lobo”.

Arias ressaltou que não se pode culpar Lobo pelo golpe de Estado que tirou Manuel Zelaya do poder em junho do ano passado.

“Me parece que o lógico é virar essa página e analisar as possibilidades para que todos os países do continente reiniciem suas relações com o novo Governo o mais rapidamente possível”, insistiu.


Sugestão: Konner e Gérsio Mutti


Fonte:
Terra

3 Comentários

  1. O Lobo foi o que resultou do fruto do golpe. Infelizmente, essa saída não é a melhor. Esse golpe manchará para sempre a história Hondurenha e a biografia de Obama ao apoiar a saída golpista como forma de proteção dos interesses geopolíticos estadunidense. Há muito tempo que os interesses americanos não se preocupam com o que eles chamam de “democracia”, isto é, a “democracia” dos outros se não servir para os interesses yankees a alternatva é apoiar golpes, somente sobrevivem aquelas que lhe são subservientes, não caso contrário. Alguém acha que se o Chaves fosse uma marionete dos EUA eles estariam reclamando alguma coisa ou lhe chamando de antidemocrático? Claro que não, só os ingênuos acreditam nisso.

  2. Com certeza, caro Robson, e o que é ridículo é que muitos brasileiros ingenuamente ou maldosamente, finaciados pela cia, abraçam a dos yanks, e bombardeiam o Chavez com acusações infundadas. Mas os latinos estão dando um belo “chapéu” nos yanks, deixando-os de fora de importantes organizações latino-americanas que estão surgindo – UNASUL e essa nova, que ainda não tem nome, incluindo todos os países caribenhos, inclusive Cuba. No fim das contas, tudo indica que agora quem está sendo rejeitado é o tio Sam e não Cuba.
    Um abraço

Comentários não permitidos.