Sudão assina cessar-fogo com principal grupo rebelde de Darfur

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01359/omar_al-Bashir_1359153c.jpg

Cartum, 20 fev (EFE).- O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, anunciou hoje a assinatura de um acordo que inclui um cessar-fogo com o principal grupo rebelde da região sudanesa de Darfur, por meio da mediação de seu colega do Chade, Idriss Déby.Bashir assinou o cessar-fogo hoje na capital do Chade, N’djamena, com o Movimento da Justiça e da Igualdade (MJI). O documento será ratificado em Doha em dois dias.

O presidente sudanês fez o anúncio em um comício no leste de Cartum dentro de sua campanha para impulsionar sua candidatura à Presidência nas eleições gerais programadas para 11 de abril.

“Prometi na sexta-feira passada boas notícias para Darfur, e hoje assinamos um acordo com o MJI, e em mais dois dias nos sentaremos em Doha para assinar o pacto de maneira definitiva”, destacou o chefe de Estado.

Além disso, Bashir considerou o acordo como o começo do fim da guerra em Darfur. Para honrar o assinado, o presidente do Sudão anunciou a derrogação das penas de morte contra 105 combatentes do MJI que participaram de uma ofensiva contra a capital sudanesa em maio de 2008.

“Desejamos libertá-los para que suas mães, irmãos e filhas se alegrem”, declarou Bashir.

Neste sentido, se comprometeu a garantir que nenhum sudanês seja executado por motivos políticos.

Bashir agradeceu o rei saudita Abdala bin Abdul Aziz, o emir do Catar, xeque Hamad bin Khalifa Al-Thani, e os presidentes do Egito, Hosni Mubarak; da Líbia, Muammar Kadafi; do Chade, Idriss Déby; e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por seu apoio e contribuição à paz em Darfur.

O presidente chadiano se reuniu com seu colega sudanês em 9 de fevereiro em Cartum, em uma visita que pôs fim a cinco anos de tensão entre os dois países.

O conflito de Darfur, que explodiu em 2003, deixou mais de 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

UOL Notícias

Sugestão: Konner

Fonte: UOL

1 Comentário

Comentários não permitidos.