Defesa & Geopolítica

Reino Unido e Irlanda pressionam Israel sobre falsificações usadas por serviço secreto

Posted by

http://www.timesonline.co.uk/multimedia/archive/00685/Mossad-1_685453a.jpg

O ministro das Relações Exteriores de Israel terá de responder na segunda-feira a difíceis perguntas de seus colegas do Reino Unido e da Irlanda, em Bruxelas, sobre o suposto uso israelense de falsos passaportes europeus por uma equipe de assassinos em Dubai.Avigdor Lieberman se encontrará com o britânico David Miliband e o irlandês Micheal Martin nos bastidores de um encontro de chanceleres da União Europeia, e ambos querem saber qual foi o papel de Israel na falsificação de passaportes e morte de um comandante do Hamas.

Mantendo sua política de ambiguidade em assuntos delicados como os assassinatos, Israel se recusou a confirmar ou negar o envolvimento no ato ocorrido em 19 de janeiro, no qual o palestino Mahmoud al Mabhouh foi assassinado em um luxuoso quarto de hotel. O país também não falou sobre as acusações de adulteração de documentos.

A polícia de Dubai diz acreditar que agentes israelenses assassinaram o membro do Hamas e divulgou a identidade de 11 pessoas que viajaram com passaportes de Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha e que podem estar envolvidas na morte.

Vários dos acusados negaram participação no assassinato e disseram que nem sequer já estiveram em Dubai.

Micheal Martin afirmou que o assunto é sério e que deseja uma explicação. Uma porta-voz da missão irlandesa em Bruxelas confirmou que haverá o encontro na manhã de segunda-feira.

“Pretendo salientar nossa grande preocupação sobre o uso falsificado de passaportes em Dubai, e queremos certeza e esclarecimento sobre esse assunto muito sério”, disse Martin ao jornal irlandês “The Irish Times”.

Miliband exortou Israel a ajudar nas investigações, enquanto o Reino Unido faz sua própria investigação sobre a falsificação de documentos. Lieberman afirmou na semana passada que não havia motivos para acreditar que o Mossad, o serviço secreto israelense, estava envolvido.

A França e a Alemanha também pediram explicações de Israel, mas a presença dos ministros das Relações Exteriores de ambos os países não está prevista para o encontro desta segunda-feira.

Sugestão: Gérsio Mutti

Leia também

Emirados convocam diplomatas para informar UE do “caso Mabhuh

Assassinos de líder do Hamas roubaram dados de passaportes no aeroporto, diz jornal

Para imprensa britânica Netanyahu aprovou assassinato em Dubai

Premiê de Israel aprovou assassinato de líder do Hamas em janeiro, diz jornal

Israel: operações do Mossad dependem apenas do premier

Fonte: BOL

7 Comments

shared on wplocker.com