Reino Unido e Irlanda pressionam Israel sobre falsificações usadas por serviço secreto

http://www.timesonline.co.uk/multimedia/archive/00685/Mossad-1_685453a.jpg

O ministro das Relações Exteriores de Israel terá de responder na segunda-feira a difíceis perguntas de seus colegas do Reino Unido e da Irlanda, em Bruxelas, sobre o suposto uso israelense de falsos passaportes europeus por uma equipe de assassinos em Dubai.Avigdor Lieberman se encontrará com o britânico David Miliband e o irlandês Micheal Martin nos bastidores de um encontro de chanceleres da União Europeia, e ambos querem saber qual foi o papel de Israel na falsificação de passaportes e morte de um comandante do Hamas.

Mantendo sua política de ambiguidade em assuntos delicados como os assassinatos, Israel se recusou a confirmar ou negar o envolvimento no ato ocorrido em 19 de janeiro, no qual o palestino Mahmoud al Mabhouh foi assassinado em um luxuoso quarto de hotel. O país também não falou sobre as acusações de adulteração de documentos.

A polícia de Dubai diz acreditar que agentes israelenses assassinaram o membro do Hamas e divulgou a identidade de 11 pessoas que viajaram com passaportes de Reino Unido, Irlanda, França e Alemanha e que podem estar envolvidas na morte.

Vários dos acusados negaram participação no assassinato e disseram que nem sequer já estiveram em Dubai.

Micheal Martin afirmou que o assunto é sério e que deseja uma explicação. Uma porta-voz da missão irlandesa em Bruxelas confirmou que haverá o encontro na manhã de segunda-feira.

“Pretendo salientar nossa grande preocupação sobre o uso falsificado de passaportes em Dubai, e queremos certeza e esclarecimento sobre esse assunto muito sério”, disse Martin ao jornal irlandês “The Irish Times”.

Miliband exortou Israel a ajudar nas investigações, enquanto o Reino Unido faz sua própria investigação sobre a falsificação de documentos. Lieberman afirmou na semana passada que não havia motivos para acreditar que o Mossad, o serviço secreto israelense, estava envolvido.

A França e a Alemanha também pediram explicações de Israel, mas a presença dos ministros das Relações Exteriores de ambos os países não está prevista para o encontro desta segunda-feira.

Sugestão: Gérsio Mutti

Leia também

Emirados convocam diplomatas para informar UE do “caso Mabhuh

Assassinos de líder do Hamas roubaram dados de passaportes no aeroporto, diz jornal

Para imprensa britânica Netanyahu aprovou assassinato em Dubai

Premiê de Israel aprovou assassinato de líder do Hamas em janeiro, diz jornal

Israel: operações do Mossad dependem apenas do premier

Fonte: BOL

7 Comentários

  1. Pouco importa quem é, mas importa muito onde está, e em todos os países envolvidos neste caso, o homicidio é crime, e isto foi um homicídio Jose Vanildes, violando as leis locais!!! Por isso tanto bafafá!!

    Enquanto um mata o outro, o outro quer sempre te matar…não vai acabar nunca esta coisa de vingança transversal!!

    Mas o que me surpreende mesmo é o fato destas novas gerações do Mossad terem um nível tecnico inferior às gerações precedentes. É surpreendente que com tanta esperiência acumulada durante décadas de conflito, o Mossad de hoje, com estes jovens, deixem assim tantos rastros pelo caminho, quase dizendo a todos: fomos nós!!

    Ou foi de Proposito para mostrar aos palestineses que ainda estão ativos, ou foi um erro grotesco mesmo.

    Não creio que foi de propósito, como estamos vendo o preço diplomático começa a ser cobrado, e parece alto, e estes “incidentes” veem calculados no risco da missão, então foi um erro mesmo; incrível uma coisa destas vinda do Mossad, incrível mesmo.

    Fiquei de cara!! Talvez estas novasgerações de espiões estejam acustumados demais com Vidéo game, filme, computador, etc. Achando que é tudo igual ao seriado de TV!!

  2. Um sonho…
    Letargico 20/02/2010 03:09

    Se são terroristas… acho que a ONU vai se pronunciar com sanções e intensas investigações para culpar o crime de terrorismo praticado por Israel.
    Todos os dias as autoridades ianques; da corôa britânica; franceses; italianos; alemães; canadenses; Bentinho; AIEA e até a Globo vão esbravejar contra Jerusalem.
    As ONGs, o twiter, o facebook e o Gloogle vão protestar a favor de condenação por crimes de guerra, os doces: Benjamin Netanyahu e Shimon Peres, que terão a mesma condenação de Sadan (só que passaram um mês expostos, dentro duma cela, 1 X 1) em praça pública em Zurique (mas pode ser também na Sibéria ou num cantinho qualquer nos jardins da Casa Branca). Mas, a preferência será para algum grupo de extremistas-sádicos-psicopatas-ultra-fundamentalista-xiita libanês Hizbollah (não permitindo a devolução do residual pós-mortis sem ser antes colado cada milímetro cúbico com super-bonder).
    As sentenças serão transmitidas ao vivo, com o maior sucesso, posteriormente, no Youtube.

  3. Surpreende como é que a Mossad continua com o mesmo velho método de usar mulheres para atrair para as armadilhas.

    Esta operação é toda muito estranha, sobretudo pelas pontas soltas deixadas. Demasiadas para quem pretende passar despercebido.

    Num outro caso, alguém tem mais informação sobre o navio que foi sequestrado (e impedido de seguir viagem até ao destino final) na Europa e cuja tripulação (26 pessoas acho) e carga regressou à Rússia em três (3) IL-76???
    Mossad tb?

    Estando o Irão a tentar chegar ao Nuclear, é expectável que a Mossad ande bastante activa nestes dias, por isso este golpe no Dubai talvez não tenha sido planeado com o devido cuidado, ou talvez os operacionais sejam ainda muito verdes… tal a procura.

    Quanto ao serem condenados. Nunca o serão. Realpolitik.

  4. Meu amigo, quando coloca-se mulheres na parada, até , Deus treme , é a mais terrivel das armas…sexo.Se tem coisa melhor está com Deus; é coisa p mt autodominio(quase broxa, doente, etc,etc, ) eu sei o q é isso, + é outra história.

  5. Sim, isso é uma grande verdade eheheheh

    Mas, quem anda a fazer negócios estranhos, em hóteis, já devia saber que não se abre a porta… e para tal bastava só ler uns livrinhos do John Le Carré…

    Contudo, o método funciona.

    Outra questão a ter em atenção no futuro é aos míopes… quase todos usam óculos!!!!

Comentários não permitidos.